Curiosidades

Cachorros podem sonhar! Descubra como funciona

Depois de testes, cientistas descobriram que os cachorros possuem uma atividade cerebral muito próxima a do ser humano e, por isso, seus sonhos podem ser bem parecidos com os nossos

Atualizado em 21/02/2019

Você acha que são apenas os os seres humanos que podem sonhar? Se sim, está completamente enganado. Muitos seres vivos podem sonhar, e um deles é o seu melhor amigo: o cachorro.

Já reparou que quando pegam no sono, as vezes, ficam agitados, como se estivessem correndo ou atacando? Eles tremem, tem espasmos com as pernas, grunhem e inclusive mordem. Exatamente, eles estão passeando pelo universo de Morfeu, o mundo dos sonhos.

Depois de testes com eletroencefalograma (EEG), feito para provar sua atividade cerebral, cientistas descobriram que os cachorros possuem uma atividade cerebral muito próxima a do ser humano. Por tanto, seus sonhos podem ser semelhantes em alguns pontos com o nosso.

O sonho dos cães

Cachorros podem sonhar! Descubra como funciona

Estudos científicos apontam que os cães, assim como o ser humano, sonha com suas atividades diárias, replicando de forma confusa a experimentação da vida real. As suposições mostram que, provavelmente, eles sonham com suas ações como correr, brincar e comer.

Quer um exemplo prático? Quando ele começa a grunhir, provavelmente está sonhando com um momento em que o cão está latindo para algum estranho ou para algum bicho, assim como faz na sua vida normal. Se estiver tendo um pesadelo, é provável que ele ladra. Mas se ele fizer isso, pode ser que também esteja feliz.

Os cães entram em uma etapa de sonho profundo no qual a sua respiração se torna mais irregular e têm movimentos oculares rápidos (REM). É durante o sono REM que, com frequência, acontecem o sonhar real e os movimentos involuntários. É completamente igual o processo que acontece com os seres humanos.

Variações

Cachorros podem sonhar! Descubra como funciona

Cada cão, sonha de forma diferente. A variação é normal, igual com os homens. Por exemplo, um cão pequeno sonha mais do cães maiores. Além disso, filhotes sonham com muito mais frequência.

Uma animal pode começar a sonhar 20 minutos depois que pegou no sono; Como ter certeza que eles estão sonhando? Observe ele dormir, quando mais profundo o sono, mais irregular é a sua respiração. Além disso, eles podem se mexer.

Assim como o ser humano, não é bom acordar um cachorro de uma hora para outra. Eles podem ficar confusos, desconcertados e até te morder devido a isso. Então, não pertube o sono do seu cão.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Por que o cachorro vira a cabeça quando a gente fala com ele?

Fonte: Meus Animais

Imagem: Tudo Sobre Cachorros O Cantinho dos Bichos