Cães imitam a personalidade dos donos, afirma a Ciência

Se seu cachorro parece rabugento demais, triste demais, animado demais, brincalhão demais, bagunceiro demais e assim por diante, não o culpe. Segundo estudos realizados na Universidade de Viena, na Áustria, cães imitam a personalidade de seus donos. Ou seja, caro leitor, a culpa do comportamento do seu cachorro é sua e do seu jeito de ser.

Para realizar o estudo, 132 cães e seus donos foram recrutados e passaram uma série de testes, físicos e emocionais. Além de medições de batimentos cardíacos e da reação dos voluntários humanos diante de possíveis ameaças, amostras de salivas dos participantes também foram coletadas para que os níveis de cortisol (hormônio do estresse) fossem medidos em determinadas situações.

No caso dos cães, alguns testes físicos foram realizados e eles avaliaram a personalidade dos bichos por meio de um questionário aplicado aos donos.

Cães imitam a personalidade e a negatividade

Segundo os resultados dessa investigação, publicados no periódico PLOS ONE, os cães imitam a personalidade e algumas emoções humanas de seus donos. Isso se tornou ainda mais evidente com relação aos sentimentos de ansiedade e de negatividade.

Porém, esse animais também podem influenciar o comportamento de seus donos quando são mais amigáveis e relaxados, por exemplo. É por isso que os cães fazem milagres quando o assunto é o controle do estresse e da tristeza.

Empatia e afeto

Entretanto, o fato de que os cães imitam a personalidade dos donos, e vice-versa; já era uma possibilidade considerada pela Ciência há algum tempo. Isso porque estudos anteriores já mostravam que os cães conseguem captar informações emocionais das pessoas e ajustar seu comportamento a elas.

Pesquisas anteriores, por exemplo, mostraram que que os cães são capazes de imitar a troca de olhares entre pessoas adultas e crianças como uma forma de demonstrar afeto. Conforme constataram, esse ato é capaz de fortalecer os laços entre os cães e seus donos.

Interessante, não? Mas, a comunicação com seus donos não é uma exclusividade somente dos cães, sabia? Na matéria a seguir você vai entender porquê: 5 formas de comunicação dos gatos com seus donos.

Fonte: Minha Vida