Primeiramente, o camaleão é um dos lagartos mais populares do mundo, principalmente pela habilidade de camuflagem. O nome, na verdade, se refere uma série de espécies que formam a família Chamaeleonidae.
Uma vez que vêm de diferentes espécies, também podem ser encontrados em diferentes habitats. Atualmente, existem mais de 150 espécies no planeta, sendo que a maioria delas está na África, na ilha de Madagascar. Além disso, são muito encontrados na península arábica, sul da Espanha, Sri Lanka e Índia. Podem viver em desertos, savanas, florestas tropicais e montanhas.
Por fim, no Brasil, são encontrados na Amazônia. Apesar disso, foram introduzidos no país pelos portugueses e não são nativos daqui. Ao mesmo tempo, algumas regiões do Brasil chamam o lagarto iguana de camaleão, mas ele pertence a outra família.
Características do camaleão
Os camaleões possuem uma série de características peculiares, além da habilidade de mudar a cor da pele. Podem girar os olhos de forma independente em até 360º e possuem línguas extremamente compridas. Já que vivem em árvores, também possuem patas com dedos fundidos, formando pinças que permitem agarrar a superfície.
Dependendo da espécie, um camaleão pode ter de 2,5 a 68 cm de comprimento. Sua alimentação é baseada principalmente em insetos e pequenos vertebrados. Em espécies maiores, existem registros de camaleões que se alimentam de aves.
A maioria delas possui hábitos diurnos e precisa do calor do sol para viver. Esses animais raramente descem das árvores, mas o excesso de sol costuma gerar sede, o que motiva a descida. Além disso, as fêmeas descem até o chão para enterrar os seus ovos.
Depois do nascimento, os animais vivem solitários, sem cuidado dos pais. A solidão, inclusive, se estende ao longo da vida. Os camaleões só costumam se unir na época do acasalamento.
Mudança de cor
Apesar de famosos pela mudança de cor, nem todos camaleões possuem essa habilidade. As que conseguem, entretanto, podem realizar o processo em apenas 20 segundos. Além de ser uma das melhores da natureza, a habilidade é a mais diversificada entre os animais. A camuflagem, no entanto, muitas vezes não requer troca de cor, já que naturalmente alguns desses animais já se assemelham a galhos e folhas.
Para se transformar, eles contam com células especiais em duas camadas sob uma pele transparente: cromatóforas e guanóforos. As cromatóforas carregam pigmentos amarelos e vermelhos. Por outro lado, as guanóforas contém uma substância cristalina e incolor (guanina). Os guanóforos podem, por exemplo, refletir a cor azul do céu. Assim, em combinação com a camada de cromatóforas for amarela, se torna verde.
Há ainda uma camada de pigmento escuro, a melanina. Nessa camada mais profunda, acontece o reflexo de luz azul e branca, influenciando o brilho e a intensidade da cor exibida.
Curiosidades sobre o camaleão
- Camaleão vem do grego e significa leão da terra (chamai, na terra ou chão) + leon (leão)
- O animal costuma fingir-se de morto para escapar de ameaças, caindo de lado, endurecendo as pernas e fechando os olhos
- A língua de um camaleão pode ter de 1,5 a 2 vezes o tamanho de seu corpo
- Apesar dos olhos do animal se moverem de forma independente, o cérebro consegue computar as imagens separadamente
- O movimento separado dos olhos permite que o camaleão possa ficar com um olho na presa e outro no ambiente, atento a predadores
- Além do espectro de luz visível para humanos, eles também conseguem enxergar luz ultravioleta
- Os machos costumam ser mais ornamentados do que as fêmeas
Fontes: Info Escola, Ninha, Escola Kids, National Geographic Brasil, Mega Curioso
Imagem de destaque: Pet mag