Mundo Animal

Camaleão – Características, como muda de cor e curiosidades

Famoso principalmente pela habilidade de mudar de cor, o camaleão é uma das espécies que apresenta maior diversidade na hora de se transformar

Atualizado em 02/04/2020

Primeiramente, o camaleão é um dos lagartos mais populares do mundo, principalmente pela habilidade de camuflagem. O nome, na verdade, se refere uma série de espécies que formam a família Chamaeleonidae.

Uma vez que vêm de diferentes espécies, também podem ser encontrados em diferentes habitats. Atualmente, existem mais de 150 espécies no planeta, sendo que a maioria delas está na África, na ilha de Madagascar. Além disso, são muito encontrados na península arábica, sul da Espanha, Sri Lanka e Índia. Podem viver em desertos, savanas, florestas tropicais e montanhas.

Por fim, no Brasil, são encontrados na Amazônia. Apesar disso, foram introduzidos no país pelos portugueses e não são nativos daqui. Ao mesmo tempo, algumas regiões do Brasil chamam o lagarto iguana de camaleão, mas ele pertence a outra família.

Características do camaleão

Camaleão - como muda de cor e outras curiosidades sobre as espécies
World Atlas

Os camaleões possuem uma série de características peculiares, além da habilidade de mudar a cor da pele. Podem girar os olhos de forma independente em até 360º e possuem línguas extremamente compridas. Já que vivem em árvores, também possuem patas com dedos fundidos, formando pinças que permitem agarrar a superfície.

Dependendo da espécie, um camaleão pode ter de 2,5 a 68 cm de comprimento. Sua alimentação é baseada principalmente em insetos e pequenos vertebrados. Em espécies maiores, existem registros de camaleões que se alimentam de aves.

A maioria delas possui hábitos diurnos e precisa do calor do sol para viver. Esses animais raramente descem das árvores, mas o excesso de sol costuma gerar sede, o que motiva a descida. Além disso, as fêmeas descem até o chão para enterrar os seus ovos.

Depois do nascimento, os animais vivem solitários, sem cuidado dos pais. A solidão, inclusive, se estende ao longo da vida. Os camaleões só costumam se unir na época do acasalamento.

Mudança de cor

Camaleão - como muda de cor e outras curiosidades sobre as espécies
Chemistry World

Apesar de famosos pela mudança de cor, nem todos camaleões possuem essa habilidade. As que conseguem, entretanto, podem realizar o processo em apenas 20 segundos. Além de ser uma das melhores da natureza, a habilidade é a mais diversificada entre os animais. A camuflagem, no entanto, muitas vezes não requer troca de cor, já que naturalmente alguns desses animais já se assemelham a galhos e folhas.

Para se transformar, eles contam com células especiais em duas camadas sob uma pele transparente: cromatóforas e guanóforos. As cromatóforas carregam pigmentos amarelos e vermelhos. Por outro lado, as guanóforas contém uma substância cristalina e incolor (guanina). Os guanóforos podem, por exemplo, refletir a cor azul do céu. Assim, em combinação com a camada de cromatóforas for amarela, se torna verde.

Há ainda uma camada de pigmento escuro, a melanina. Nessa camada mais profunda, acontece o reflexo de luz azul e branca, influenciando o brilho e a intensidade da cor exibida.

Curiosidades sobre o camaleão

Camaleão - como muda de cor e outras curiosidades sobre as espécies
Medium
  • Camaleão vem do grego e significa leão da terra (chamai, na terra ou chão) + leon (leão)
  • O animal costuma fingir-se de morto para escapar de ameaças, caindo de lado, endurecendo as pernas e fechando os olhos
  • A língua de um camaleão pode ter de 1,5 a 2 vezes o tamanho de seu corpo
  • Apesar dos olhos do animal se moverem de forma independente, o cérebro consegue computar as imagens separadamente
  • O movimento separado dos olhos permite que o camaleão possa ficar com um olho na presa e outro no ambiente, atento a predadores
  • Além do espectro de luz visível para humanos, eles também conseguem enxergar luz ultravioleta
  • Os machos costumam ser mais ornamentados do que as fêmeas

Fontes: Info Escola, Ninha, Escola Kids, National Geographic Brasil, Mega Curioso

Imagem de destaque: Fan of Pets/YouTube