Curiosidades

Cara ou coroa: origem e qual é a cara e qual é a coroa das moedas

Quem escolhe o filme? Quem lava a louça? São algumas decisões que podem ser definidas com o 'cara ou coroa'. Mas como esse sorteio surgiu?

Você pode resolver quase qualquer coisa com um cara ou coroa, não importa quão importante seja. Mas qual é o verdadeiro significado de tal ação e qual é o seu significado ao longo da história?

Em suma, o lançamento de moedas existe há séculos. Desde o Império Romano e a Idade Média na Europa, o sorteio ajudou as pessoas a decidir entre duas opções.

Conhecido inicialmente como ‘cabeças ou navios’, em referência às imagens que apareciam nos sestércios romanos, o cara ou coroa era um jogo de azar para crianças e também um jogo de azar entre a elite patrícia. Além disso, diz a lenda que Júlio César resolvia as disputas legais com sorteio de cara ou coroa.

Na Idade Média, as crianças jogavam uma versão do sorteio conhecido como “cruzar e empilhar”. Assim, o que agora conhecemos como “cara” era a cruz, e o que agora chamamos de “coroa” era a pilha. Naquela época, o topo da moeda trazia a imagem de uma cruz, e o verso era chamado de “pilha”.

Continua após a publicidade

Como identificar a ‘cara’ e a ‘coroa’?

Fonte: Pinterest

Hoje, o cara ou coroa é amplamente usado como uma forma de tomar uma decisão entre duas respostas igualmente possíveis. Uma pessoa joga a moeda no ar, enquanto a outra pessoa (ou um dos dois participantes) grita cara ou coroa.

‘Cara’ refere-se ao lado da moeda que apresenta um retrato, ou cabeça, enquanto ‘Coroa’ se refere ao lado oposto. Então, ao tentar determinar quem vai primeiro, ou quem escolhe um filme, se a pessoa gritar ‘cara’ e o lado da cara da moeda ficar voltado para cima, então essa pessoa é a vencedora. Mas se cair na “coroa”, a outra pessoa ganha. Simples assim!

Cara ou coroa: nomenclatura de cada país

O nome do sorteio da muda no Brasil é conhecido como cara ou coroa, mas este nome muda de acordo com cada país. Confira:

África do Sul: kop of stert
Alemanha: kopf oder zahl
Argentina: cara o ceca
Bolívia: cara o escudo
Canadá: heads or tails
Chile: cara o sello
China: zhengmian (正面) e beimian (背面)
Colômbia: cara o sello
Coréia do Sul: ap-myun (앞면) e dweet-myun (뒷면)
Costa Rica: escudo o corona
Ecuador: cara o sello
El Salvador: cara o corona
Espanha: cara o cruz

Continua após a publicidade

Outros países

Cara ou coroa: origem e qual é a cara e qual é a coroa das moedas
Fonte: Pinterest

Estados Unidos: heads or tails
Filipinas: cara y cruz
França: pile ou face
Grécia: κορώνα – γράμματα
Guatemala: cara o escudo
Honduras: cara o escudo
Índia: chit (चित) e pat(पट)
Israel: ets (עץ) e pali (פלי)
Itália: testa o croce
México: águila o sol ou águila o sello
Panamá: cara o sello
Paraguai: cara o cruz
Peru: cara o sello
Porto Rico: cara o cruz
Romênia: sam e coroana
Rússia: orel e reshka
República Dominicana: cara o escudo
Sérvia: glava e pismo
Sri Lanka: thala e tail
Uruguai: cara o cruz
Venezuela: cara o sello

Decisões importantes tomadas através do jogo da moeda

Cara ou coroa: origem e qual é a cara e qual é a coroa das moedas
Fonte: Pinterest

O sorteio da moeda tornou-se parte da vida cotidiana, com muitos usando-o simplesmente para decidir entre diferenças triviais. No entanto, também tem sido usado de maneiras muito mais significativas e conhecidas, como para decidir quem dará início a uma partida de futebol e, mais significativamente, para determinar o resultado da finalização do Campeonato Europeu de 1968 por 0-0, antes da disputa de pênaltis.

Todavia, os jogos esportivos não são os únicos lugares onde você verá o cara ou coroa.  Na política, isso também ocorre, ou seja, em várias eleições nos Estados Unidos e no Reino Unido, o cara ou coroa determinou vencedores e perdedores, conforme você verá a seguir.

Na política:

  • Em 2007, Christopher Underwood-Frost, um político do condado de Lincolnshire, no leste da Inglaterra, manteve sua cadeira no conselho distrital de West Lindsey graças ao lançamento favorável de uma moeda.
  • Em 2017, o republicano Michael Ermita e o democrata Kim Miller obtiveram o mesmo número de votos para uma cadeira no conselho municipal em Bolton, Connecticut. Uma moeda ao ar concedeu o lugar a Ermita.
  • Em Iowa, as autoridades eleitorais usam moeda ao ar para quebrar os laços na contagem de delegados durante as reuniões presidenciais.

Em outras situações:

  • A nomeação do que agora é Portland, Oregon, resultou em sorteio. Asa Lovejoy e Francis Pettygrove, que eram proprietários do terreno que se tornaria Portland, queriam dar à nova cidade o nome de suas respectivas cidades natais: Boston, Massachusetts e Portland, Maine. Pettygrove prevaleceu no sorteio de 1845, e a cidade de Oregon foi batizada de Portland.
  • Outro lance de moeda importante ocorreu em dezembro de 1903, quando os irmãos Wright jogaram uma moeda para ver qual dos dois iria voar em Kill Devil Hills, Carolina do Norte, na primeira aeronave motorizada. Wilbur Wright ganhou o sorteio. No entanto, a viagem subsequente de Orville Wright foi considerada o primeiro voo motorizado.

E se a moeda cair em pé?

Fonte: Pinterest

Há também a situação muito rara, mas possível, em que a moeda cai de lado e não deixa cara ou coroa. Isso ocorreu em 2013 durante um jogo de futebol americano entre o Detroit Lions e o Philadelphia Eagles. Como neste caso e na maioria, se uma moeda cair de lado, ela é jogada novamente.

Continua após a publicidade

Por fim, a semifinal da Copa América de 1975 também foi decidida no cara ou coroa. A partida entre o Brasil e o Peru terminou empatada em todos os critérios de desempate. Ao lançar a moeda, o vencedor foi o Peru, que disputou a final com a Colômbia.

Aliás, os árbitros de futebol levam o cara ou coroa tão a sério que alguns deles têm até suas próprias moedas customizadas, feitas com exclusividade para os jogos, interessante não é mesmo?

O cara ou coroa é confiável?

Muitas pessoas afirmam que o lançamento da moeda não é uma forma justa de determinar um resultado. Ademais, elas insistem que os desenhos das moedas de hoje geralmente têm vantagens ou desvantagens específicas, dependendo da geometria e das diferenças de peso entre os dois lados.

Com efeito, alguns argumentam que o lado da “cara” da moeda é a opção mais favorável, por causa de seu design mais grosso e proeminente, enquanto outros afirmam que tudo é determinado pela forma como a moeda pode cair. No chão, você adiciona o elemento de aleatoriedade, enquanto em uma mão você tem o controle e o peso desempenha um fator importante.

Continua após a publicidade

O estudo de Persi Diaconis

Fonte: Pinterest

Desse modo, jogar uma moeda pode não ser a maneira mais justa de resolver disputas. Há cerca de uma década, o estatístico Persi Diaconis começou a se perguntar se o resultado de um cara ou coroa é realmente apenas uma questão de sorte.

Com efeito, ele pediu aos engenheiros da Universidade de Harvard que construíssem para ele um lançador de moedas mecânico. Então, Diaconis realizou experimentos na Universidade de Stanford e descobriu que se uma moeda for lançada exatamente da mesma maneira, ela cairá exatamente da mesma maneira, com uma probabilidade real de 51% a 49%.

A aleatoriedade no sorteio, ao que parece, é decorrente das ações de humanos desleixados. Assim, cada giro feito por humanos tem uma altura e velocidade diferentes e é visto em um ângulo diferente, dando resultados diferentes.

Porém, usando câmeras de alta velocidade e equações, Diaconis e seus colegas descobriram que, embora os humanos sejam bastante imprevisíveis, ainda existe um viés embutido: a face que estiver para cima no momento do lançamento é a que tem maior probabilidade de sair.

Continua após a publicidade

Todavia, embora a margem seja relativamente pequena, talvez seja suficiente para levá-lo a reconsiderar o uso do sorteio para resolver sua próxima discussão.

Então, curtiu saber mas sobre o sorteio da moeda? Pois, leia também: Jogo do bicho: como surgiu, como funciona e o que a lei diz sobre

Fontes: Uol, Moedas do Brasil, Royal Vegas, AMT Online

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você