Catuaba pode reverter parada cardíaca, segundo a Ciência

Ela é afrodisíaca, pelo menos segundo a cultura popular, e faz a vida de muita gente mais feliz por aí, nos finais de semana. Mas, segundo a Ciência, as benesses da catuaba vão muito além do as pessoas conhecem por aí.

Pesquisadores da USP descobriram, recentemente, que um composto com a planta catuaba (sim, a bebida vem dessa plantinha fofa na imagem abaixo) é capaz de reverter até mesmo uma parada cardíaca. Isso sim é potência, não?

Para chegar a este resultado maravilhoso, o composto, batizado de “catuama”, foi testado em corações de coelhos que haviam parado. Depois a aplicação, no entanto, o órgão dos bichinhos voltaram a bater normalmente.

1

Agora, quer saber o que tinha nessa mistura que, literalmente, “levanta defuntos”? Um preparado de catuaba, guaraná, gengibre e muirapuama.

4

 

Catuaba nos hospitais

O pessoal do Departamento de Clínica Médica da USP ficou tão empolgado com a descoberta que acredita que, em 6 ou 7 anos, a catuama pode estar nos hospitais salvando vidas. Aliás, o preparado seria capaz de substituir o equipamento de eletrochoque, o famoso desfibrilador, usado hoje em dia para reverter paradas cardíacas.

3

Segundo os especialistas, além de se tratar de um grande avanço para a Ciência e de prestigiar um ingrediente tão brasileiro, os hospitais economizarão até 30 mil dólares por desfibrilador. Dá para acreditar nisso?

2

Mas é do extrato da catuaba em planta que estamos falando, viu? Não se esqueça disso, caro leitor. Inclusive, para evitar que você “enfie o pé na jaca” no final de semana, achando que está prevenindo um ataque cardíaco, você deveria conferir ainda esta outra matéria: Bebidas alcoólicas podem causar até 7 tipos de câncer.

Fonte: Superinteressante