Recorrer a um chá para dormir profundamente pode ser a solução para quem tem dificuldade de pegar no sono, com ingredientes naturais. Especialmente para quem tem dificuldades para dormir por estresse, por exemplo, as bebidas ajudam a acalmar e relaxar o corpo.
Geralmente, as receitas naturais apostam em ingredientes que atuam no sistema nervoso central. Dessa maneira, consumi-los de meia a uma hora antes da hora de dormir garante que o corpo tenha tempo para desligar. Para isso, pode-se misturar até duas ou três plantas diferentes, na intenção de acumular benefícios.
Entretanto, é importante destacar que somente o consumo dos chás não é uma solução suficiente. Além disso, é fundamental manter uma rotina de sono saudável, por meio de outros hábitos.
Dicas de chá para dormir profundamente
Chá de camomila
O mais popular chá para dormir profundamente provavelmente é o chá de camomila. De acordo com conhecimento de estudos científicos, a planta ajuda a induzir o estado de sono a partir de suas propriedades sedativas nos receptores benzodiazepínicos. Além disso, até mesmo o vapor do chá durante o preparo já oferece redução de estresse.
Para fazer, basta passar um punhado de flores frescas na água e secar com um papel toalha. Em seguida, deposite as flores em 250 mL de água fervente e repouse por 5 a 10 minutos. Apesar dos efeitos positivos, grávidas e crianças não devem consumir o preparo.
Chá de valeriana
O chá de valeriana também é ótima opção para quem quer dormir profundamente. Isso porque a planta libera substâncias que aumentam a a quantidade de GABA no corpo, um neurotransmissor que inibe e relaxa o sistema nervoso.
O preparo consiste em usar uma colher de sopa de raiz seca em 250 mL de água fervente. Logo após ferver, deixe repousar por 5 a 10 minutos, coe e espere esfriar. A mistura provoca efeitos bebida cerca de 2h antes de dormir, mas não é indicada durante a gravidez e a lactação.
Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira possui uma série de semelhanças com a camomila, o que permite a redução de estresse e insônia. Assim como a valeriana, a planta também influencia a quantidade de GABA no cérebro, potencializando os efeitos do neurotransmissor de relaxamento.
O preparo também é similar aos outros tipos de chás, incluindo uma porção de folhas fervidas em 250 mL de água. Em seguida, basta deixar repousar, esfriar e coar para consumir.
Chá de passiflora
A passiflora é a flor do maracujá, um dos calmantes naturais mais populares entre brasileiras. Dessa maneira, utilizar folhas frescas ou secas da planta ajuda a produzir um chá que permite dormir profundamente. O preparo também consiste em colocar a planta para ferver por 5 a 10 minutos.
A mistura, no entanto, não é indicada durante a gravidez ou para menores de 12 anos. Além disso, pacientes em tratamento com aspirina ou varfarina, por exemplo, podem ter o efeito afetado pelo consumo de chá.
Chá de erva-de-são-joão
Também conhecida como hipericão, a erva-de-são-joão ajuda em tratamentos de estados depressivos, mas também combate a insônia. Entre as substâncias que compõem a planta estão hipericina e a hiperforina, que atuam no relaxamento do sistema nervoso.
Cerca de uma colher de chá da erva misturada em 250 mL de água fervente por cinco minutos é suficiente para o preparo da mistura.
Chá de alface
Ainda que não seja a primeira opção quando se fala em relaxamento, o chá de alface também ajuda a dormir profundamente. Além disso, é uma ótima alternativa para crianças e bebês a partir dos seis meses, por não possuir efeitos contra indicativos.
Basta ferver três folhas picadas em uma xícara de água, coar, deixar esfriar e beber durante à noite.
Chá de lavanda
A lavanda produz um chá para dormir profundamente conhecido desde tempos remotos. Isso porque os gregos e romanos antigos já adicionavam a erva na água do banho para respirar a fragrância com efeito calmante. Em pessoas com insônia, por exemplo, o chá ajuda a reduzir a frequência cardíaca, o que promove o sono e o relaxamento.
Chá de casca de magnólia
Apesar de levar o nome casca de magnólia, o chá também pode ser feito com botões e caules secos. A planta é usada desde a China Antiga, para aliviar sintomas de diversas condições, incluindo o estresse. A partir daí, então, os efeitos sedativos ajudam a induzir um sono tranquilo e profundo.