Chocante! Google tem registros de suas pesquisas por voz

Não é mais novidade para ninguém que o Google “espiona” a vida de seus usuários. Sim, de todos os milhões de usuários pelo mundo (incluindo você), arquivando suas buscas, preferências, hábitos de compras, locais que visitam e uma série de informações. Isso, aliás, você já viu aqui, no Segredos do Mundo, nessa outra matéria.

Mas, o que muita gente não sabia é que o Google tem as vozes das pessoas gravadas. Isso porque, todas as vezes que alguém faz pesquisas por voz, lá está o poderoso Google arquivando tudo. Não é sinistro?

E se você está aí, se perguntando se é possível ter acesso a essas pesquisas por voz e escutar você dando algum comando ao Google, a resposta é: claro que sim! Pelo menos agora é possível fazer esse tipo de consultas e, se você julgar importante, dá até mesmo para apagar suas pesquisas por voz do servidor.

3

O mais irônico de tudo é que o próprio Google que permite você ter acesso aos seus arquivos de pesquisas por voz. Isso porque o supremo das buscas online abriu, recentemente, um novo portal que permite aos usuários ouvirem, de graça, seus áudios arquivados, ou seja, tudo o que já perguntou em voz alta ao Google.

Quer testar? Então clique aqui para ouvir as pesquisas por voz que você já fez nos últimos tempos. Agora no ícone “menu”, no canto superior da tela, mais exatamente do lado esquerdo; e selecione “Atividade de Áudio e Voz”. E, então, você pode percorrer a lista de gravações e clicar em qual quer escutar ou apagar dos registros.

1

E aí, ficou chocado com o resultado, né? A boa notícia, como já mencionamos, é que você pode gerenciar, por meio desse portal, suas configurações de privacidade das pesquisas por voz, suas localizações e assim por diante.

Agora, se você acabou de se lembrar que fez pesquisas por voz daquelas bem “indecorosas”, digamos assim, não se preocupe. Segundo o próprio Google, a única pessoa que pode ter acesso e ouvir o que você já pesquisou é você mesmo. E, se mesmo assim estiver inseguro sobre esses áudios, pode apagá-los quando quiser.

Fonte: Quartz