Descubra tudo o que o Google sabe sobre sua vida

Se você ainda não percebeu, vamos começar essa matéria dizendo logo uma verdade dolorosa e até mesmo aterrorizante: o Google espiona você. Para começar, existe uma só conta para acessar seu e-mail, entrar na rede social do Google e assim por diante, não é mesmo? Pois é, todas suas informações mais relevantes, todas suas preferências e discordâncias, tudo o que você comprar, compartilha e fala com outras pessoas na internet são coisas que o Google sabe sobre você e que guarda em seu “bancos de dados”.

É por isso, e não por mágica, que aparecem anúncios que te interessam nos sites que você visita. No YouTube, por exemplo, vai sempre aparecer sempre vídeos com temas que você sempre costuma ver ou que estão relacionado ao perfil que o Google sabe que você tem.

A empresa, claro, diz que esses são recursos inocentes, usados apenas para “refinar” o conteúdo mostrado para seu usuários e melhorar a experiência que as pessoas têm com os recursos oferecidos pelo Google. Aliás, são diversos os métodos usados para coletar as informações que o Google sabe sobre você, incluindo os termos buscados nas buscas, até o que é compartilhado no Google+ ou os lugares que são pesquisados no Maps.

Mas, na verdade, esse assunto vai muito mais além e é bem possível que você fique escandalizado ao descobrir o que o Google sabe sobre sua vida. Você poderá ter uma pequena amostra disso seguindo o pequeno tutorial que disponibilizamos abaixo. Confira:

1. Seus dados

1

Faça o login no Google e acesse a página de configurações. Se tiver dificuldades, clique aqui.

2. Seu histórico

2

Em seguida, procure por “Histórico da Conta”, na parte superior da página. Acesse esse campo e vá em “Anúncios”. Se preferir um caminho menor, clique aqui.

3. Seus interesses

3

Na parte de “Interesses”, selecione “Editar”. Nessa etapa você vai conseguir ver os assuntos que o Google sabe ser interessantes para seu perfil.

4. Seus destinos

4

Acha que acabou? Pois bem, clicando aqui você ainda vai conferir ainda uma das informações mais bizarras da lista: os lugares por onde você tem andado (mesmo que jamais tenha compartilhado esse destino). Usuários de Android, que autorizam o funcionamento dessa ferramenta, podem conferir essa informação que o Google sabe por datas!

E então, o Google sabe ou não sabe sobre sua vida?