Chuva de meteoros mais visível do ano será nessa quarta (assista ao vivo)

A chuva de meteoros Gemínidas, ou da constelação de Gêmeos, vai deixar o céu dessa noite de quarta-feira (13 de dezembro) muito mais bonito. Essa chuva acontece anualmente e é considerada a melhor em termos de observação a olho nu de 2017.

O evento astronômico deve ter início a partir de 21h30, horário de Brasília, mas a maior visibilidade da chuva de meteoros deve ser volta de 1h e 3h da manhã de quinta-feria, segundo especialistas da Nasa.

Melhor chuva de meteoros do ano

Mas o Brasil não será o único privilegiado desse espetáculo. Embora a visibilidade seja melhor para os países do hemisfério sul, devido à localização da constelação, a chuva de meteoros Gemínidas poderá ser observada no mundo inteiro, desde que o céu esteja limpo e o horizonte aberto.

De acordo com especialistas, o que torna essa chuva de meteoros ainda mais especial é a quantidade de estrelas cadentes que estarão visíveis no céu.

Quantidade de meteoros no céu

A expectativa é que seja visto pelo menos um meteoro por minuto, ou seja, 60 meteoros por hora. Mas, dependendo das condições, é possível que os meteoros cheguem a 100 por hora!

Nas grandes cidades, no entanto, o número médio de meteoros vistos por hora no céu não deve passar de 10 devido a iluminação artificial urbana.

O que são meteoros?

Sobre os meteoros, para quem tem medo, os especialistas explicam que é possível a observação a olho nu com total segurança. Eles, na verdade, se tratam de detritos que se soltam dos astros pelo atrito de rochas e que entram na atmosfera da Terra em alta velocidade, formando um traço brilhante.

As chuvas de meteoros, por sua vez, acontecem algumas vezes por ano, quando nosso planeta passa pela órbita de cometas e asteroides, que são cheias desses detritos. O evento dessa noite, por exemplo, se tratam de detritos presentes na órbita da constelação de Gêmeos, por onde nosso planeta está passando nessa época do ano.

Aliás, acredita-se que a intensidade da chuva de meteoros Geminídios se intensifique ano após ano. Das últimas vezes, por exemplo, foram registradas as passagens de 120 a 160 meteoros por hora na atmosfera terrestre durante a chuva.

Como observar a chuva de meteoros Gemínidas?

E, embora a chuva de meteoros dessa noite possa ser vista a olho nu (em caso de céu limpo), é preciso conhecer alguns truques para uma melhor observação do evento.

Se você estiver no campo, claro, você só precisa sair ao ar livre e esperar. No entanto, para ver a chuva de meteoros da cidade você precisa encontrar um lugar longe das luzes urbanas.

Encontrado esse local adequado à observação, permaneça olhando para o céu durante 20 minutos. Isso vai ajustar sua visão ao céu escuro.

A constelação de Gêmeos vai estar ao nordeste da constelação de Orion, que a gente costuma identificar com maior facilidade por causa das três estrelas ao seu redor. Então é só olhar para cima e à direita de Orion.

Como já mencionamos, a constelação de Gêmeos será o ponto de partida dos meteoros, mas eles poderão ser vistos por todo o céu. Se você olhar mais para longe da constelação, por exemplo, vai conseguir observar os meteoros com caudas mais longas.

Transmissão ao vivo

Agora, se o céu de sua região estiver nublado esse noite, não entre em pânico. Para quem não conseguir observar a olho nu a chuva de meteoros Gemínidas é só ficar coladinho aqui conosco e assistir a transmissão ao vivo aqui abaixo.

E aí, conseguiu assistir tudo? Viu algum meteoro? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em coisas que estão rolando lá no espaço, você pode se interessar também por esse outro post: O que significam as manchas visíveis na superfície da Lua?

Fontes: G1, Galeria do Meteorito, Veja, Vix