História

Cidade mais antiga do Brasil, onde fica? Ano de fundação

O Brasil possui diversas cidades históricas que foram fundadas no início da colonização do país, sendo a maioria localizada no litoral brasileiro.

Por Adelina Lima

O Brasil foi oficialmente “descoberto” em 1500, quando uma frota comandada pelo navegante português Pedro Álvares Cabral, a caminho da Índia, desembarcou em Porto Seguro, entre Salvador e Rio de Janeiro. No entanto, foi somente a partir de 1530 que as cidades mais antigas do Brasil foram fundadas, sendo a primeira delas Cananéia, no estado paulista.

Além disso, a maioria delas ficam no litoral como Recife (PE) e Santos, em São Paulo. Isso porque o litoral foi a principal área ocupada pelos portugueses no período colonial. Ademais, essas cidades são até hoje centros históricos e famosos por conter traços da arquitetura colonial.

Por outro lado, embora Portugal e Espanha tivessem o Tratado de Tordesilhas de 1494 – que definia os limites de cada país em suas terras recém-descobertas – as diretrizes eram vagas, causando disputas recorrentes de território. Além disso, a Inglaterra, a França e a Holanda não reconheceram totalmente o tratado, que foi feito por decreto papal, e estavam buscando agressivamente novas terras que posteriormente se tornaram o Brasil ao qual conhecemos hoje.

Cidades mais antigas do Brasil

Cananéia (cidade mais antiga de São Paulo)  – 1531

Cidade mais antiga do Brasil - onde fica e ano de fundação
Fonte: Pinterest

Apesar de não possuir registros oficiais que comprovem sua fundação, acredita-se que Cananéia é a cidade mais antiga do Brasil. Fundada em 12 de agosto de 1531, por Martim Afonso de Souza, ela fica localizada a 265 km da capital paulista. Atualmente a cidade possui mais de 12.500 habitantes e possui lindas praias, além de atrativos históricos da era colonial.

São Vicente (SP) – 1532

Fonte: Pinterest

Assim como Cananéia, São Vicente no mesmo Estado, também foi fundada por Martim Afonso, com registros oficiais de fundação em 22 de janeiro de 1532. Inclusive, a cidade possui um centro histórico que é considerado o marco zero do Brasil. Atualmente a cidade possui mais de 360 mil habitantes, e é o município mais populoso do litoral paulista.

Igarassu (cidade mais antiga de Pernambuco) – 1535

Fonte: Pinterest

A cidade de Igarassu é a cidade mais antiga de Pernambuco e a terceira mais antiga do Brasil. Desse modo, Igarassu foi fundada no dia 9 de março de 1535, por Duarte Coelho, então dono da capitania de Pernambuco. A cidade está localizada a 27 km da capital Recife e possui mais de 118 mil habitantes.

Assim como as cidades listadas acima, Igarassu possui praias belas e históricas, como a Praia dos Marcos, onde desembarcou Duarte Coelho em 1535.

Ademais, o município abriga a Igreja Matriz de São Cosme e Damião que é considerada a igreja mais antiga ainda em funcionamento no Brasil e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1951.

Olinda (PE) – 1535

Cidade mais antiga do Brasil - onde fica e ano de fundação
Fonte: Pinterest

Também localizada no Estado de Pernambuco, Olinda é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde o ano 1982.

A cidade teve grande importância no período Colonial, sendo localizada na região mais desenvolvida do Brasil Colônia. Fundada em 12 de março de 1535, Olinda abrigou o primeiro engenho de açúcar do país.

A cidade esta localizada a 7 km de Recife e é considerada um grande centro histórico por preservar grande parte de sua arquitetura antiga. Por este motivo, ela recebe turistas do Brasil e do mundo, principalmente durante o Carnaval.

Vila Velha (cidade mais antiga do Espírito Santo) – 1535

Fonte: Pinterest

Fundada no dia 23 de maio de 1535, Vila Velha é uma das cidades mais antigas do Brasil. Localizada no Estado Espírito Santo, a 12 km da capital Vitória, a cidade possui lugares históricos como o Convento da Penha, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga e o Farol de Santa Luzia.

Além disso, Vila Velha possui 32 km de litoral, com praias encantadoras, sendo um dos destinos turísticos mais visitados do Espírito Santo.

Recife (PE) – 1537

Fonte: Pinterest

A capital de Pernambuco também figura entre as cidades mais antigas do Brasil. Desse modo, Recife foi fundada no dia 12 de março de 1537 na área portuária da Capitania de Pernambuco. A capital nordestina também se destacou economicamente, em virtude do cultivo da cana-de-açúcar e da extração do pau-brasil.

Além disso, Recife possui um centro histórico com prédios antigos, museus, galerias e espaços culturais, além de festas e manifestações da cultura local que atraem visitantes de todas as partes.

Iguape (SP) – 1538

Fonte: Pinterest

Localizada no extremo sul do Estado de São Paulo, Iguape foi fundada em 3 de dezembro de 1538 pelo espanhol Ruy Garcia Moschera. Dessa forma, a cidade litorânea abriga riquezas históricas e arqueológicas, além de praias encantadoras. Ademais, Iguape possui o maior conjunto de construções preservadas construídas na era colonial do Estado.

São Mateus (ES) – 1544

Fonte: Pinterest

Localizada no Espírito Santo, a cidade de São Mateus é uma das mais antigas do Brasil. O município cercado por cachoeiras e rios, serviu como porta de entrada para os escravos vindos da África, além de imigrantes italianos que colonizaram a região. Fundada em 21 de setembro de 1544, inicialmente a cidade se chamava Povoado do Cricaré. Todavia, em 1566 foi rebatizada para o nome atual pelo padre José de Anchieta, jesuíta espanhol responsável pela catequização dos povos indígenas no Brasil.

Santos (SP) – 1546

Fonte: Pinterest

Santos ocupa a nona posição entre as dez cidades mais antigas do Brasil. Localizada no Estado de São Paulo, a cidade foi fundada no dia 26 de janeiro de 1546, e posteriormente ocupada por portugueses e espanhóis. Ademais, além de possui inúmeros monumentos históricos e riquezas naturais, Santos abriga o maior porto da América Latina e ocupa a quinta posição entre as cidades mais importantes para a economia brasileira.

Salvador (BA) – 1549

Cidade mais antiga do Brasil - onde fica e ano de fundação
Fonte: Pinterest

A capital da Bahia foi fundada no dia 29 de março de 1549, por Tomé de Sousa. Entretanto, seu primeiro nome era São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Ademais, a cidade foi a primeira sede da administração do Brasil Colônia. Atualmente, Salvador ainda preserva obras da época colonial, bem como possui forte influência da cultura africana na sua religião, festas e cultura.

A capital é um dos principais destinos turísticos do país devido a seus diversos atrativos como praias belíssimas, igrejas históricas e o famoso bairro Pelourinho, que é classificado como patrimônio histórico pela UNESCO.

Se curtiu essa lista, veja também: Curiosidades sobre o Brasil – 20 fatos sobre nosso país

Fontes: Panrotas, Skyscanner, Clube Candeias

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você