Ciência & Tecnologia

Ancestral mais antigo do homem é encontrado na China

Então você achava que viemos do macaco? Cientistas afirmam ter encontrado ancestral mais antigo do homem, que viveu há 540 milhões de anos!

Se você achava que o homem veio de um ancestral em comum ao do macaco, a história não é bem assim. Em suma, a história da raça humana começou há mais tempo que isso. Segundo cientistas, o fóssil, que viveu há pelo menos, 540 milhões de anos, foi encontrado em território chinês.

De acordo com o estudo, o fóssil estranhamente conservado, se trata de um Saccorhytus. Ou seja, um exemplar primitivo de uma categoria animal conhecida como deuterostômios.

Aliás, para quem não sabe o que é isso, a gente explica: eles são ancestrais comuns para várias espécies diferentes. Dentre eles, os animais vertebrais, desde os peixes até nós, por exemplo.

Seres minúsculos

Os fósseis encontrados na província de Shaanxi, na China, são de um animal de não muito mais que um milímetro de tamanho. Os pesquisadores acreditam que ele entre os grãos de areia, no fundo do mar.

A descoberta de um Saccorhytus tão antigo foi uma surpresa para os cientistas. Isso porque, até agora, os grupos de deuterostômios conhecidos eram de 510 a 520 milhões de anos atrás.

Continua após a publicidade

A estrutura do ancestral mais antigo do homem

Sobre a estrutura desse bichinho, o estudo aponta um corpo simétrico, característica herdada por muitas espécies evolucionárias, como os humanos; coberto por pele final e relativamente flexível, além de músculos. Por causa disso, aliás, os pesquisadores acreditam que ele se movimentava se retorcendo, ao contrair a musculatura.

A característica mais marcante, conforme apontaram, é a boca enorme em relação ao seu tamanho, por onde o animal se alimentava engolindo partículas de alimentos e até de outras criaturas. As estruturas cônicas ao longo do corpo também são bem características e, segundo os cientistas, permitiam que a água engolida escapasse, como uma versão precoce de guelras.

O mais bizarro de tudo, no entanto, é que o Saccorhytus, parece não ter ânus. Para os cientistas, isso sugere que os alimentos e as excreções do animal eram feitos pelo mesmo orifício. Dá para acreditar?

E você, poderia imaginar que a espécie humana teria um ancestral tão feiosinho quanto este? Agora, já que estamos falando em ancestrais, que tal descobrir também Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

Fonte: G1

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você