Certamente, a coceira é um sintoma que todos nós já experimentamos ao menos uma vez na vida. No entanto, pode ser difícil reconhecer as causas dessa irritação. Embora os sintomas de coceira variem, geralmente leva a uma sensação de desconforto na pele. Ou seja, um comichão generalizado (por todo o corpo) ou localizado (em um ponto específico). Além disso, as vezes, a coceira dura muito tempo e pode ser intensa. Conforme você esfrega ou coça a área, ela começa a coçar ainda mais, tornando quase impossível parar.
Nesse sentido, a coceira pode ser causada por toxinas na pele (contato com plantas e animais venenosos), medicamentos, doença hepática, doença renal, picadas de inseto, urticária, formas raras de pele câncer (micose fungoide e linfomas de células T), infecções (incluindo varicela e infecções fúngicas), irritação de roupas, eczema, hemorroidas e muitas outras condições.
Por outro lado, as causas infecciosas da coceira incluem doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs ), parasitas (como sarna , pulgas, percevejos, vermes e piolhos) e doenças virais.
8 principais causas da coceira no corpo
A seguir, listamos algumas causas comuns de coceira na pele, com seus sintomas relacionados:
1. Pele seca
A pele pode ficar seca e causar coceira em climas quentes ou frios, secos ou devido ao uso de sabão. A pele seca parece escamosa e áspera e em alguns casos pode rachar, o que é muito doloroso.
2. Picada de inseto
Para identificar se a coceira no corpo é causada por um inseto, basta verificar se há uma protuberância ou bolha ao redor da picada. Além disso, a área pode estar inflamada e inchada.
3. Urticária
É um dos tipos de alergias que causa manchas rosas ou vermelhas pelo corpo. A erupção geralmente ocorre no tórax, abdômen ou nas costas, mas pode aparecer em qualquer lugar. Dessa forma, a coceira no corpo pode durar de algumas horas até um dia inteiro, e depois desaparece sem deixar cicatrizes.
4. Escabiose
É uma erupção cutânea que causa coceira extrema e é causada por pequenos ácaros. Desse modo, a picada deixa caroços vermelhos e marcas de filamentos na pele. Geralmente aparecem entre os dedos das mãos e dos pés, na parte interna dos pulsos, nas axilas, ao redor da barriga e virilha ou nas nádegas.
5. Erupção cutânea
Tem a aparência de pequenas manchas ou bolhas rosadas ou vermelhas. Eles podem aparecer em qualquer parte da pele. Ela também é chamada de miliária ou brotoeja, e é muito comum em bebês.
6. Eczema
Causa manchas vermelhas e escamosas que coçam muito na pele. As manchas geralmente ficam nas bochechas, nas dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos. O eczema é comum em crianças e geralmente ocorre em pessoas que apresentam doenças como alergias, rinite alérgica ou asma. O eczema também é chamado de dermatite atópica.
7. Psoríase
Causa manchas vermelhas espessas e escamosas na pele. As manchas ficam geralmente no couro cabeludo, joelhos, cotovelos, umbigo e entre as nádegas.
8. Colestase obstétrica
Esta é uma condição incomum que geralmente ocorre nos últimos quatro meses de gravidez. Pode causar coceira no corpo, todavia, sem erupção cutânea. Todo o corpo pode ser afetado, incluindo as palmas das mãos e as solas dos pés.
Remédios caseiros para coceira no corpo
A coceira nem sempre exige uma corrida à farmácia. Ou seja, alguns remédios caseiros para essa irritação também podem ajudá-lo a parar de coçar.
Azeite de Oliva e Óleo de coco
O azeite de oliva e o óleo de coco são ótimos para hidratação e suaves para a pele. Basta espalhar nas áreas secas para aliviar a irritação.
Aveia
Outro alimento básico da cozinha – aveia em pó – pode ajudar a aliviar a coceira na pele. Assim, basta tomar banho com essa solução caseira. Em suma, ela possui propriedades anti-inflamatórias e um revestimento calmante para a pele irritada ou queimada de sol.
Bicarbonato de Sódio
Um banho de bicarbonato de sódio pode ajudar a acalmar a coceira, pois o sódio ajuda a reduzir a inflamação neutralizando os ácidos na superfície da pele, equilibrando assim o pH, além de atuar como um antisséptico natural, matando as bactérias no corpo.
Comer abacate e salmão
Comer ácidos graxos ômega-3 extras, encontrados no abacate, bem como nozes e salmão, infunde a pele com óleos saudáveis, que ajudam a evitar a coceira no corpo.
Aloe vera para coceira na pele
Por fim, a planta certa para curar queimaduras também faz maravilhas para a coceira no corpo. Isso acontece porquê o Aloe é anti-inflamatório e, portanto, uma boa opção para pele irritada com coceira.
Vale ressaltar que sintomas de coceira no corpo e erupções são leves e temporárias, contudo, consulte um médico se a coceira persistir ou continuar a piorar com o tempo.
Coceira na gravidez
O prurido leve é comum na gravidez devido ao aumento do suprimento de sangue à pele. Conforme a gravidez da mulher avança e seu bebê cresce, a pele de seu abdômen é esticada e isso também pode causar coceira.
A coceira leve geralmente não é motivo de preocupação, mas se a coceira se tornar intensa, pode ser um sinal de uma doença hepática grave chamada colestase obstétrica. Isso afeta menos de 1 em 100 mulheres grávidas, mas precisa de atenção médica.
Como tratar?
Usar roupas largas pode ajudar a prevenir a coceira, pois é menos provável que suas roupas esfreguem na pele e causem irritação. Também recomenda-se evitar materiais sintéticos e escolher tecidos naturais como o algodão, que permitem que o ar circule próximo à pele. Além disso, tomar um banho frio ou aplicar loção ou hidratante pode ajudar a aliviar a coceira.
Algumas mulheres acham que produtos com perfumes fortes podem irritar a pele, então recomenda-se usar uma loção ou sabonete simples.
Fontes: Fundação Sanepar, Global Medicina, Revista Encontro, Tua Saúde
Se achou este conteúdo interessante, clique e leia também: Sintomas de alergia – Como reconhecer as principais reações alérgicas
Fotos: Pinterest, Pexels