Não dá pra negar que o mundo animal é cheio de surpresas. Ainda que a gente já conheça uma infinidade de espécies comuns em todo o mundo, novas criaturas continuam a impressionar. Seja por um aspecto extremamente bizarro, por uma habilidade incomum ou simplesmente por ser fofo. Esse é o caso dos coelhinhos do mar.
As criaturas foram descoberta nos mares do Japão e se tratam, na verdade, de um tipo de lesma. Chamada oficialmente de Jorunna Parva, essas lesmas marinhas ganharam o apelido de coelhinhos do mar por lembrarem pequenas versões do mamífero.
As “orelhas” das lesmas são, na verdade, rinóforos. Esses órgãos são quimiosensores do paladar e olfato, ou seja, ajudam a guiar as lesmas pelo fundo do mar. Além de serem encontradas no Japão, também estão nos arredores das Filipinas e do Oceano Índico.
Os coelhinhos do mar chamaram a atenção de internautas do Japão e, então, se tornaram virais em todo o mundo.
Curiosidades sobre os coelhinhos do mar
Primeiramente, apesar de serem chamados de coelhinhos, esses animais não possuem pelos. Geralmente as criaturas possuem tons amarelados ou alaranjados, não apenas brancos. Além disso, eles são extremamente fofos, você não acha?
Acima de tudo, as marcas pretas ao longo do corpo são pequenas cariofilídias, órgãos sensoriais comuns em espécies de moluscos marítimos. Ao mesmo tempo, as orelhas dos coelhinhos do mar também cumprem funções sensoriais.
Essas lesmas marítimas são hermafroditas, ou seja, possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos.
Em média, essas criaturas vivem de 2 a 12 meses.
Apesar disso, durante a vida, conseguem escapar de predadores por serem incrivelmente tóxicos. Isso porque se alimentam de esponjas repletas de toxinas, que podem ser transmitidas para seus predadores.
Fontes: Sol, Mdig, Mega Curioso
Imagem de destaque: Padi