Comer muito sal pode oferecer riscos à saúde principalmente pela alta concentração de sódio no alimento. Ainda que a maioria das pessoas acredite que os principais efeitos envolve aumento de pressão e, por isso, danos ao corpo, existem outros fatores para se considerar.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sal também ajuda a reter líquidos no corpo e promove a vasoconstrição das veias e artérias. Dessa maneira, seu consumo em excesso contribui para o desenvolvimento de condições de saúde como problemas nos rins e no coração.
Por causa disso, especialmente em pacientes que já apresentam problemas de hipertensão, insuficiência cardíaca ou renal ou outras condições ligadas a esses órgãos devem evitar comer sal.
Sintomas de comer muito sal
Quando a ingestão de sal é muito elevada, o corpo começa a dar sinais. Entre eles, por exemplo, estão inchaço nas pernas, mãos e tornozelos, falta de ar, dores ao caminhar, pressão alta e retenção urinária.
Em casos de surgimento desses sintomas, recomenda-se a consulta com um cardiologista. Isso porque prolongar o diagnóstico de algum problema grave, pode dificultar o tratamento depois, levando a casos graves e até fatais. É por isso, inclusive, que mesmo sem a aparição de sintomas, é recomendado fazer checkups cardiológicos com alguma frequência.
Caso o médico detecte que o paciente está com alta ingestão de sódio – possivelmente por comer muito sal – pode recomendar a redução do ingrediente.
O que fazer quando comer muito sal
Caso o corpo esteja manifestando sintomas de ingestão exagerada de sal, existem formas de recuperar o equilíbrio. A primeira dica é beber muita água. Isso porque o líquido ajuda a eliminar o sal do corpo, especialmente dos rins. Além disso, o processo de hidratação também ajuda a reduzir o inchaço causado pelo sal.
A eliminação também pode ser feita a partir do suor. Sendo assim, atividades de corrida ou caminhada podem ajudar na eliminação do sódio do corpo.
Um composto que também ajuda a combater os efeitos de muito sal no organismo é o potássio. De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o elemento atua como uma força diretamente oposta ao sódio, reduzindo a pressão arterial. Frutas como banana e melancia são ricas em potássio.
Recomendações de dieta
Alguns alimentos contêm alto teor de sódio, como pães, queijos embutidos e enlatados. Na dúvida, consulte o rótulo dos alimentos para controlar a quantidade ingerida em cada um dos alimentos.
Por outro lado, o consumo de alguns alimentos naturais ajuda o corpo a combater efeitos negativos de comer muito sal. Alimentos como hortaliças e carnes magras costumam ser opções saudáveis. Além disso, frutas como banana, uva, melancia e laranja também trazem efeitos positivos.
Por último, recomenda-se economizar no sal na hora de cozinhar. Em alguns receitas, é possível até mesmo reduzir o uso do sal e substituí-los pros outros temperos marcantes. Ingredientes como alho, cebola, pimenta caiena e pimenta vermelha podem trazer sabor para o alimento, mesmo que falte sal. Em outros pratos, a presença de suco de limão e vinagre também pode ser eficiente.
Fontes: Unicardio, Women’s Health Brasil, Terra, Boa Forma
Imagens: SciTechDaily, Express, Eat This, Not That, Medanta