Curiosidades

Benefícios da banana – Efeitos positivos do consumo para o organismo

Os benefícios da banana se dão principalmente pela riqueza em nutrientes, vitaminas e fibras. É uma aliada para a saúde e nutrição.

Por Cecília Fernandes

-

A banana é uma das frutas tropicais mais conhecidas e consumidas no mundo, além de ser uma das mais produzidas. Os benefícios da banana se dão principalmente pela riqueza em nutrientes, vitaminas e fibras.

Todavia, apesar de sua origem estar localizada no sul da Ásia, existem registros budistas que datam sua existência desde 600 a.C, quando a fruta já era utilizada na dieta de populações, mas também para beleza e rituais religiosos.

Desde sua descoberta como fonte alimentar, a banana passou por grandes adaptações no cultivo. Atualmente, a fruta pode ser cultivada em pequenas, médias e grandes propriedades.

Além disso, o Brasil é o quinto maior produtor mundial dessa fruta. Por fim, pesquisas realizadas em 2013 mostraram que o país produzia 7,3 milhões de toneladas em 503 mil hectares, o que corresponde a um valor de produção de mais de quatro bilhões de reais.

Propriedades da banana

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Tua Saúde

A banana possui grande quantidade de açúcares, como a sacarose, frutose e glicose. A fruta ainda possui alta concentração de fibras e vitaminas A, B1, B2 e C, além de cálcio, fósforo e ferro.

Favorita entre os atletas, a concentração de carboidratos transforma essa fruta versátil em uma fonte de energia muscular. Ademais, outro benefício da banana conhecido é a ação de saciedade, que se dá pelas fibras em sua composição.

Benefícios da banana

A banana é uma fruta versátil, que pode ser consumida in natura, mas também em receitas de alimentos doces e salgados. Presente na dieta dos brasileiros, os efeitos da banana são tanto nutritivos como fisiológicos.

Auxilia o sistema digestivo

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Dr. Victor Sorrentino

A banana contém em sua composição flavonoides e fibras que auxiliam a tratar problemas como prisão de ventre e disenteria. Além disso, a fruta atua na proteção da mucosa gástrica, podendo prevenir doenças como gastrite.

Ainda, outros benefícios da banana no sistema digestivo estão associado à melhora do trânsito intestinal. A concentração de potássio nessa fruta faz com que ela ajude na restituição de nutrientes para atletas e pessoas que tiveram episódios de vômito ou disenteria.

Além disso, essa fruta tropical também reequilibra a microbiota intestinal,  regulando os níveis de pH no sistema digestivo.

Controle dos níveis de açúcar no sangue

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Drauzio Varella

A banana verde possui uma grande concentração de amido resistente, uma espécie de carboidrato com baixo índice glicêmico. O amido resistente atua positivamente na liberação de glicose sanguínea, mantendo-os controlados com uma liberação menor de insulina.

Estudos mostram que quanto mais madura a banana, maior a concentração de fibras. No processo de amadurecimento, as fibras se convertem nos açúcares da fruta em um processo químico natural.

Por isso, os benefícios da banana para controle da glicemia devem ser considerados de acordo com o nível de maturação da fruta. Para os diabéticos, recomenda-se o consumo de bananas mais maduras, ou seja, mais fibrosas.

Fortalece a imunidade

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Previva

Outro benefício da banana está relacionado à riqueza da fruta em vitamina C, um potente antioxidante que atua contra o envelhecimento das células e fortalece a imunidade. Além disso, a banana também possui vitamina B6, que auxilia na formação de anticorpos e células de defesa.

Ademais, a concentração de vitamina A na banana protege contra a ação dos radicais livres, que tem efeito nocivo para as células do organismo. Nesse sentido, a vitamina A ainda atua como uma barreira contra infecções, mantendo a integridade de diferentes organismos.

Ajuda no emagrecimento

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: G Suplementos

O excesso da banana causar o ganho de peso, como qualquer outra fonte de carboidrato e açúcares faz. No entanto, por causar sensação de saciedade e possuir baixo teor calórico, a fruta é uma aliada nas dietas e rotinas de atividade física.

Nesse sentido, alimentos ricos em fibra auxiliam na recuperação muscular, além de atuar na manutenção do metabolismo. Sendo assim,  o alto teor nutricional da banana ajuda na regulação do organismo.

Fortalece o sistema cardiovascular

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Revista Soluções

Os benefícios da banana em relação ao coração se dão principalmente pela concentração de potássio. Por ser fundamental ao controle da pressão arterial e do metabolismo, a presença dessa substância na banana faz com que a fruta seja indicada para manutenção do sistema cardiovascular.

Além disso, o potássio contribui com a eliminação do sódio no organismo, principalmente por meio da urina. Ainda, por ser rica em outros minerais, como magnésio e potássio, outro benefício da banana ainda é ajudar na regulação dos vasos sanguíneos.

Combate as cãibras

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Mulheres na Pista

Essa é um dos benefícios da banana mais conhecidos. Para explicar melhor, As cãibras são contrações involuntárias dos músculos, que costumam acontecer após exercícios físicos intensos.

Ademais, as cãibras podem aparecer durante o sono ou quando há choque térmico.

Entre as causas da cãibras está a deficiência nutricional de minerais, além da falta de condicionamento físico e outros problemas de saúde. Por também ser rica em potássio, a banana auxilia na reposição dos minerais em falta no organismo.

Outros benefícios da banana

Aumenta a saciedade

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Drauzio Varella

As fibras presentes na banana retardam o esvaziamento do sistema digestivo, estendendo a sensação de saciedade. Nesse caso, a presença de nutrientes como já citado amido resistente a fibra pectina também auxiliam na manutenção da fome.

Esse efeito da banana tem relação com o triptofano, presente na fruta. Ainda, entre os tipos de banana, a banana-maçã e a nanica lideram o ranking de concentração desse nutriente.

Portanto, essas são variedades que auxiliam na promoção da sensação de saciedade. Por isso, essa fruta tropical faz parte da base da maioria das dietas e planos de reeducação alimentar.

Melhora o humor

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Pexels

O triptofano protagoniza outros benefícios da banana. Este aminoácido ajuda na síntese do neurotransmissor serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade, que atua no humor.

Além do triptofano, a vitamina B6 presente nessa fruta tropical auxilia na qualidade do sono. O magnésio, outro nutriente, atua nos problemas de contração muscular, auxiliando na manutenção das fibras musculares.

O magnésio também faz parte da formação de serotonina, estando pouco presente em pessoas com depressão. Portanto, esse mineral presente na banana contribui na diminuição do estresse e da ansiedade.

Prevenção de doenças crônicas

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Oncologia Devita

Estudos e pesquisas em andamento sugerem que a banana também ajuda na prevenção da leucemia, uma espécie de câncer que ataca as células sanguíneas e interfere o combate de infecções. A lectina, substância da banana, é uma proteína que pode reconhecer e conectar carboidratos sem modificá-los.

Basicamente, a lectina presente na banana pode inibir a ação de agentes que interferem no funcionamento da célula. Os estudos ainda são preliminares, mas essa teoria pode fazer da banana uma fruta que auxilia no combate da proliferação do câncer e das ações de corpos estranhos no organismo.

Benéfica para a visão

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Mundo Educação

A vitamina A presente nessa fruta tropical é outra protagonista de diversos benefícios da banana, inclusive o que se relaciona à visão. Essa vitamina protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho.

Sendo assim, a ingestão desse nutriente pela banana previne problemas como cegueira noturna. Por preservar as membranas oculares, a vitamina A aumenta a vida útil das córneas, atrasando a degradação natural que atinge pessoas idosas.

Fortalecimento dos ossos

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Vita

O potássio auxilia no fortalecimento dos ossos e dentes no corpo, e tem alta concentração na banana. Nesse sentido, essa substância combate ácidos como o oxálico e o fítico, que em processos químicos naturais retiram o cálcio dos ossos.

Ademais, a banana auxilia no combate de doenças como osteoporose, um dos males que mais afeta idosos no mundo. O potássio também auxilia na absorção e distribuição do cálcio no organismo.

Combate da anemia

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Drogaria Liviero

A concentração de ferro na fruta faz com que o consumo da fruta estimule a produção de hemoglobina. Essa é uma proteína encontrada no sangue, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea.

A hemoglobina é uma proteína encontrada no sangue, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Dessa forma, sua ausência causa a morte precoce de células e a baixa concentração da hemoglobina é conhecida por caracterizar a anemia.

Como conservar a banana para consumo

Para aproveitar dos benefícios da banana, é preciso conservá-la corretamente. Basicamente, o processo de amadurecimento da banana transforma as fibras em sua composição em açúcares, por meio de processos químicos naturais.

Sendo assim, estima-se que a banana verde demore cerca de quinze dias para amadurecer corretamente. Além disso, em outros estados de maturação, a estimativa é para sete dias após a colheita.

Nesse sentido, é indicado armazenar a banana em uma fruteira ou geladeira, de acordo com o consumo. Também deixá-la longe de luz ou umidade evita o processo de putrefação e apodrecimento da fruta, facilitando o amadurecimento natural.

Benefícios da banana - efeitos positivos do consumo para o organismo
Fonte: Veja Saúde

Riscos e contraindicações

Apesar dos inúmeros benefícios da banana, o consumo dessa fruta tropical precisa ser moderado. Como explicado previamente, a banana pode prejudicar diabéticos, dependendo de sua maturação e nível de açúcares naturais.

Por isso, pessoas com algum tipo de doença renal pré-existente devem consumir banana com moderação. Basicamente, isso acontece porque organismos com problemas renais não conseguem processar a concentração do potássio corretamente.

No geral, a indicação dos profissionais de saúde é o consumo de uma banana ao dia. Portanto, o ideal fica em torno de três unidades por semana, entretanto, a quantidade varia para cada caso.

Portanto, a melhor indicação para usufruir dos benefícios da banana é comê-la com moderação. Sobretudo, de preferência seguindo indicações de nutricionistas especializados.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Proteínas vegetais, quais são? Onde encontrar e benefícios.

Fonte: eCycle | Tua Saúde | UOL | HSNG | Minha Vida | Mundo Educação | EducaMais | Conquiste sua Vida | Veja Saúde | Ciclo Vivo | GZH Vida | SuperInteressante

Imagem: Blasting News | Veja SaúdeTua Saúde | Dr. Victor Sorrentino | Previva | Vita | Oncologia Devita | Mundo Educação | Mulheres na Pista | Pexels | Drauzio Varella | Revista Seleções | Drogaria Liviero | G Suplementos | Drauzio Varella |

Próxima página »

Escolhidas para você