Apesar das muitas delícias gastronômicas que cercam a cultura chinesa, existem outros pratos extravagantes que ainda não conseguiram conquistar o paladar dos turistas estrangeiros. E embora os moradores da China os definam como iguarias culturais, para o resto do mundo é repulsiva a ideia de observar esses alimentos, e sobretudo, comê-los.
Veja a seguir 28 comidas exóticas da China, e analise se você teria coragem de prová-las:
28 comidas exóticas da China para o gosto ocidental
1. Pupas de bicho-da-seda
As pupas de bicho-da-seda são pratos comuns vendidos nas ruas de lanches, como a Wangfujing, em Pequim.
2. Sopa de ninho de andorinha
É um dos pratos mais famosos da cozinha chinesa, que vem da província costeira de Shandong. O nome vem do ninho de alguns pássaros que é usado para fazer a sopa. Quando dissolvido em água, o ninho da andorinha dá-lhe uma textura gelatinosa.
3. Pombo-da-montanha-amarela refogado
Estamos falando de uma das iguarias mais conhecidas da culinária Hui na província de Anhui. O nome do prato se origina dos pássaros que habitam a Montanha Huangshan, que literalmente significa montanha amarela. O pombo é servido inteiro numa tigela e é acompanhado por uma deliciosa sopa.
4. Escorpiões fritos
Esse prato de sabor distinto, é famoso pela crocância e o sabor picante do tempero. Mas, não há necessidade de se preocupar, pois eles não são venenosos se expostos ao calor.
5. Jianbing
Este prato é muito comum no café da manhã na China. Você pode encontrar jianbing em qualquer barraca na rua. Além disso, eles são baratos e muito recheados.
É um tipo de crepe que uma vez espalhado na panela e começa a cozinhar, quebram um ovo no meio e misturam com cebolinha. Eles viram o crepe e colocam dois tipos de molho, um doce e outro picante. Em seguida, colocam alface e/ou outros vegetais, e uma fritada semelhante a um torresmo.
6. Tiras de pulmão bovino
Não se assuste com o nome deste prato típico da culinária de chinesa. É feito com carne bovina fatiada muito fina, pulmão, estômago ou língua de boi e uma quantidade generosa de especiarias, incluindo pimenta de Sichuan, que lhe confere muito caráter e sabor.
7. Bingtanghulu
Bingtanghulu é um doce super popular no norte da China e é usado para comer no inverno. Em suma, é um espeto de frutas caramelizadas. Você pode encontrar espetos com kiwis, morangos e carambola, mas os mais tradicionais são os de tejocotes chineses.
8. Baozi
Baozi ou bao são pães cozidos no vapor muito macios que podem ter recheios salgados ou doces. Os salgados costumam ser recheados com carne de porco ou legumes. E os doces podem ter feijão vermelho, batata doce roxa ou abacaxi.
9. Leitão assado cantonês
É um prato muito popular em festas importantes, também em casamentos ou nascimentos. Uma iguaria muito crocante e suculenta que vale a pena provar na província chinesa de Guandong.
10. Sopa de caranguejo e bolinhos de carne de porco
A sopa é feita principalmente com caranguejo, sobre o qual flutuam quatro almôndegas de porco muito compactas e saborosas.
11. Camarão salteado com folhas de chá Dragon Well
O Dragon Well Tea (Longjing) é uma das variedades de chá verde mais procuradas na China e confere aos frutos do mar um aroma e sabor muito particulares. Aliás, se os camarões forem do rio é muito melhor.
12. Panqueca de ostra
A panqueca de ostra é uma especialidade da cozinha min, originária de Fujian. É uma enorme tortilha temperada com vegetais ou outros ingredientes, como ostras.
13. Sheng Jian Bao (pãezinhos fritos)
Semelhante ao baozi, mas em vez de ser cozido no vapor, eles são fritos em uma wok até ficarem bem dourados no fundo, quase queimados, mas apenas no fundo.
14. Pato de Pequim
Este é um clássico dos clássicos e quase obrigatório experimentar em Pequim. Você encontra praticamente em qualquer restaurante e é um prato delicioso. Eles servem em fatias com a pele e incluem algumas tortilhas tipo crepe para que você possa preparar o que seriam burritos de pato.
15. Carne de cachorro
Outra comida exótica da China é a carne de cachorro. Este é um dos pratos exóticos da culinária chinesa, apesar de ser um dos animais que transmitem muitas doenças, incluindo a SARS.
16. Tarântulas fritas
Este é outro prato requintado para paladares asiáticos. A maneira de preparar este inseto é temperá-lo com alho e ervas e servi-lo em bandejas de madeira.
17. Pênis de animais
Um dos pratos que são feitos em Pequim é o pênis de animal considerado uma iguaria da culinária chinesa. Em seu menu, eles mostram membros de diferentes tamanhos e animais diferentes, por exemplo, ovelhas, touro, cordeiro, porco, burro, veado, cavalo e cachorro.
18. Shonghuadan
Eles nada mais são do que um prato de “ovos de dragão” originalmente podem ser ovos de galinha ou pato, muito comuns no país asiático, a forma como esse tipo de ovo é preparado é enterrando-os em uma mistura de cinzas, casca de arroz, limão e em alguns casos com lama.
19. Baiacu (Fugu)
Fugu conhecido no Japão por esse nome e nós como baiacu é um dos mais perigosos. Em suma, tetradotoxina é o nome do seu veneno que é super letal e pode matar trinta pessoas de uma vez. Aliás, não existe antídoto conhecido.
As pessoas comem esta iguaria e arriscam a vida nas mãos de chefs especializados que passaram por um exame difícil e aprenderam a remover o veneno. Inclusive, alguns desses chefs deixam um pouco de veneno para agradar o paladar.
20. Sopa de cobra
Os sabores desses alimentos exóticos da culinária chinesa são um pouco mais salgados que o frango e que sua carne é bastante mastigável, eles afirmam que comer sopa de cobra ajuda a curar doenças de pele e problemas respiratórios.
21. Sangue de cobra
Algo que também é consumido da cobra é o sangue na China, servido como uma bebida alcoólica cativante. Desse modo, é uma iguaria famosa no Sudeste Asiático. Aliás, o sangue é adicionado à matéria-prima do vinho de arroz e fermentado nele por cerca de dois meses.
22. Sopa Woton
É basicamente o caldo puro temperado e tem os wontons cheios flutuando. Eles podem ser recheados com frango, porco ou apenas legumes.
23. Torta de taro
O taro é um tubérculo semelhante à batata, mas é branco com muitas listras roxas e tem um sabor muito peculiar. Na Ásia eles usam muito para fazer sobremesas e tortas.
24. Um Gan Guo Kui
Um Gan Guo Ku é um tipo de pão achatado e muito fino. É recheado com carne, porco ou legumes. Além disso, é assado nas paredes de fornos tipo barril, semelhante ao tandoor, comumente usado na Índia.
25. Patas de pato
Um dos alimentos mais raros da China, embora a verdade seja que no país asiático as pernas de pato são uma verdadeira iguaria Eles o preparam de dezenas de maneiras diferentes, e geralmente é reservado apenas para grandes comemorações.
26. Balut
Balut é um prato comum em praticamente todos os restaurantes de rua da China, embora poucos turistas se atrevam a experimentá-lo. Contudo, não é um ovo cozido, mas sim um ovo cru com o feto dentro.
27. Gafanhotos fritos
Um dos pratos estrela da sua gastronomia são os gafanhotos fritos , que se preparam na fritadeira. Eles são servidos como um espeto.
28. Camarão bêbado
Por fim, o camarão bêbado é uma das comidas mais exóticas da China e também do mundo inteiro. Para prepará-lo, como o próprio nome sugere, a primeira coisa é embebedar o camarão. Em seguida, são servidos crus. Contudo, devido ao estado de intoxicação, eles param de se mover, embora ainda estejam vivos no momento de comê-los.
Fontes: Caminhos me levem, Mundo culinária, Ricmais
Então, gostou de ler sobre essas curiosas e exóticas comidas chinesas? Pois, leia também:
Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa
Comida estragada: principais sinais de contaminação dos alimentos
Comida de astronauta – O que pode ou não pode ser levado para o espaço
10 comidas junk food que fazem a cabeça dos brasileiros
Comidas de festa junina, os pratos típicos que todo mundo ama