Curiosidades

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa

Aprenda os diferentes tipos de sushi para facilitar na hora de pedir essa iguaria japonesa no delivery ou no seu restaurante favorito.

Hoje existem diversos tipos de sushi, pois é um dos maiores expoentes da culinária japonesa, conhecido mundialmente. No entanto, existem variedades mais ou menos definidas que podemos encontrar em qualquer restaurante japonês. Você sabe quais seus nomes e como diferenciá-los? Neste artigo, o Segredos do Mundo conta tudo a você.

Sushi, por si só, é uma palavra genérica que significa “mistura de arroz de sushi temperada com vinagre de arroz e peixe cru”. Mas dentro dessa descrição, encontramos vários tipos deliciosos. Mas, antes de saber quais os principais tipos de sushi, vejamos um pouco sobre sua origem.

O que significa sushi?

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa
Fonte: Pexels

Primeiramente, sushi não significa peixe cru, mas sim um prato que consiste em arroz envolto em algas temperado com vinagre, que é servido com diferentes recheios e coberturas que incluem peixe cru.

No entanto, durante os tempos antigos, o principal fator para a invenção do sushi era a preservação. Com efeito, muito antes de o sushi se popularizar no Japão, acredita-se que ele se originou por volta dos séculos V e III na China como um meio de preservar o peixe com arroz fermentado.

A preservação é o método usado por nossos ancestrais desde tempos imemoriais para evitar que o alimento se estrague e esteja fresco para uso posterior. No caso do sushi, o arroz é fermentado para ser utilizado no armazenamento do peixe por cerca de um ano.

Na hora de consumir o peixe, o arroz é descartado e só fica o peixe para comer. No entanto, durante o século 16, uma variante do sushi foi inventada, chamada namanarezushique, que introduziu vinagre no arroz.

Do propósito de preservação, o sushi evoluiu para uma variante que consiste em adicionar vinagre ao arroz para que ele não seja mais jogado fora, mas comido junto com o peixe. Este agora se tornou os sushis de diferentes tipos que conhecemos e comemos hoje.

Tipos de sushi

1. Maki

Fonte: Pexels

Maki , ou melhor, makizushi (巻 き 寿司), significa sushi roll. Em suma, esta variedade é feita espalhando o arroz em folhas de alga seca (nori), com peixes, vegetais ou fruta e enrolando o todo e depois cortando entre seis e oito cilindros. Aliás, dentro dessa categoria podemos encontrar diversos tipos de sushi como os hossomakis, uramakis e hot rolls.

2. Futomaki

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa
Fonte: Pexels

Futoi em japonês significa gordura, é por isso que futomaki (太 巻 き) se refere ao rolo de sushi grosso. Esta variedade de sushi é caracterizada pelo fato de os makizushi terem um tamanho considerável, entre 2 e 3 cm de espessura e 4 e 5 cm de comprimento, podendo conter até sete ingredientes.

3. Hossomaki

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa
Fonte: Pexels

Hosoi significa estreito, por isso hosomaki (細 巻 き) é uma variedade muito mais restrita de makizushi em que, devido à sua finura, geralmente é usado um único ingrediente. Os hosomaki mais típicos são geralmente os de pepino (kappamaki) ou atum (tekkamaki).

4. Uramaki

Fonte: Pexels

Ura significa face reversa ou oposta, por isso uramaki (裏 巻 き) é um makizushi embrulhado de cabeça para baixo, com o arroz do lado de fora. Os ingredientes são embrulhados em algas nori torradas e, em seguida, o pãozinho é coberto com uma fina camada de arroz. Geralmente o seu acompanhamento é gergelim ou pequenas ovas.

5. Sushi Kazari

Fonte: Pexels

Sushi Kazari (飾 り 寿司) significa literalmente sushi decorativo. Estes são rolos de makizushi onde os ingredientes são escolhidos por suas texturas e cores para formar designs decorativos que são autênticas obras de arte.

6. Temaki

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa
Fonte: Pexels

Temaki (手 巻 き) é derivado de te, que significa mão em japonês. Esta variedade de sushi enrolado à mão é popular por sua forma cônica semelhante a uma corneta com os ingredientes dentro.

Assim, seu nome significa literalmente “feito à mão” porque os clientes podem personalizar seu próprio pão na mesa, assim como as fajitas mexicanas.

7. Nigirizushi

Fonte: Pexels

O nigiri ou nigirizushi (握 り 寿司) deriva do verbo nigiru, que em japonês significa moldar com a mão. Em cima de uma bola de shari ou arroz de sushi é posta uma tira de peixe, marisco, omelete ou outros ingredientes.

Contudo, esta variedade é feita sem a alga nori, embora por vezes se coloque uma tira fina do lado de fora para segurar os ingredientes que ficam muito salientes, como o polvo, a lula ou a tortilha (tamago).

8. Narezushi

Fonte: Pexels

Este tipo de sushi é conhecido como sushi original do Japão. Narezushi é sushi fermentado. Séculos atrás, o arroz fermentado era usado para preservar o peixe, mas apenas o peixe era comido e o arroz jogado fora.

Agora, as variedades modernas incluem uma combinação de fermentação de lactato de peixe e arroz que é consumido juntos. Leva tempo para se acostumar com o sabor do narezushi por causa de seu cheiro forte e do gosto azedo que torce na boca. No entanto, ainda é considerado um alimento básico doméstico e uma fonte de proteína.

9. Gunkanzushi

Fonte: Pexels

A forma do gunkan ou gunkanzushi (軍艦 寿司) é muito peculiar, porque eles se assemelham a um navio de guerra de forma oval. Na verdade, em japonês, gunkan significa navio blindado.

O arroz é envolto por uma espessa faixa de algas marinhas para formar um buraco que é preenchido com uma colher com ingredientes como ovas, soja fermentada ( nattō ) ou semelhantes.

Tecnicamente é um tipo de nigirizushi, pois, embora seja coberto por algas marinhas, é sobreposto com cuidado para envolver a bola de arroz previamente amassada em vez de fazer um rolo diretamente, como é o caso do makizushi.

10. Inarizushi

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa
Fonte: Pexels

Inari é uma deusa xintoísta que assume a forma de uma raposa que tinha uma predileção por tofu frito (também chamado de Inari ou aburaage em japonês). É por isso que seu nome é o inarizushi (稲 荷 寿司) um tipo de sushi que é feito enchendo sacos de tofu frito com arroz de sushi e alguma outra iguari ou ingrediente.

11. Oshizushi

Fonte: Pexels

O oshizushi (押 し 寿司) deriva do verbo japonês oshi para empurrar ou pressionar. O oshizushi é uma variedade de sushi pressionando uma caixa de madeira, chamada oshibako (ou caixa para oshi ).

Com efeito, o arroz com o peixe por cima é prensado e toma a forma de uma fôrma e depois corta-o em quadradinhos. É muito típico de Osaka e lá também possui nome de battera (バ ッ テ ラ).

12. Chirashizushi

Fonte: Pexels

O chirashi ou chirashizushi (散 ら し 寿司) deriva do verbo chirasu significa espalhar. Nesta versão, o peixe e as ovas são espalhados dentro de uma tigela de arroz de sushi . Tecnicamente, também poderíamos defini-lo como um tipo de donburi.

Os donburi são os pratos que se comem em uma tigela de arroz sem tempero coberto com ingredientes, como Oyakodon , Gyūdon, Katsudon, Tendon.

13. Sasazushi

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa
Fonte: Pexels

Tipo de sushi feito com arroz de sushi e coberto com vegetais da montanha e peixes prensados ​​em uma folha de bambu. Este tipo de sushi originou-se em Tomikura e foi feito pela primeira vez para o famoso senhor da guerra desta região.

14. Kakinoha-sushi

Fonte: Pexels

Um tipo de sushi que significa “folha do sushi de caqui” porque usa a folha do caqui para embrulhar o sushi. A folha em si não é comestível e só é usada para embrulhar. Este tipo de sushi pode ser encontrado em todo o Japão, mas principalmente em Nara.

15. Temari

Fonte: Pexels

É um tipo de sushi que traduzido para o inglês significa literalmente “hand ball”. Temari é uma bola usada como brinquedo e como enfeite de decoração na casa.

O sushi Temari tem esse nome em homenagem a essas bolas Temari, que se assemelham ao seu formato redondo e aparência colorida. É composto por arroz de sushi arredondado e por cima estão os ingredientes à sua escolha.

16. Hot rolls – sushi frito

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa

Por fim, há os sushis com recheio de pepino, abacate (California ou Filadélfia roll), manga e outras verduras e frutas. O hot que conhecemos, apesar de ser um Hossomaki empanado e frito, pode conter peixe ou camarão cru no seu recheio.

Sendo assim, para quem quer comer sushi ou acompanhar seu amigo que ama culinária japonesa, mas não come peixe ou frutos do mar crus, tem muitas opções de sushis hots.

Como comer sushi?

Tipos de sushi: conheça a variedade de sabores dessa comida japonesa

Não importa se você ama rolos de sushi tradicionais ou sashimi e nigiri mais autênticos, comer sushi é sempre uma experiência saborosa e deliciosa. Mas se você não comeu muito sushi na vida, pode ficar confuso sobre o que fazer enquanto come sushi – e ficar nervoso, sem saber como comê-lo adequadamente.

Em primeiro lugar, não há maneira errada de comer sushi. Ou seja, o objetivo de comer é saborear sua refeição e comer algo que você acha delicioso e não para impressionar os outros.

Todavia, se você quer conhecer um processo adequado para comer sushi, leia abaixo:

  • Em primeiro lugar, receba seu prato de sushi do chef ou garçonete;
  • Em segundo lugar, coloque uma pequena quantidade de molho em uma tigela ou no prato;
  • Posteriormente, mergulhe um pedaço de sushi no molho. Se você quiser tempero extra, use seus pauzinhos para “pincelar” um pouco mais de wasabi no sushi.
  • Coma o sushi. Pedaços menores como nigiri e sashimi devem ser comidos em uma mordida, mas sushis maiores ao estilo americano podem ser comidos em duas ou mais mordidas.
  • Mastigue completamente o sushi, deixando que o sabor cubra o interior da boca.
  • Ademais, se você está bebendo saquê junto com o sushi, agora é um bom momento para tomar um gole.
  • Por fim, pegue um pedaço de gengibre em conserva do prato e coma. Você pode fazer isso entre cada rolo ou cada mordida. Isso ajuda a limpar o paladar e remove o sabor persistente do seu rolo de sushi.

Então, gostou de saber mais sobre ao vários tipos de sushi que existem? Pois, leia também: Popularização do sushi tem aumentado casos de infecção por parasitas

Fontes: Receitas IG, Significados, Tokyo SL, Deliway

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você