Como a afta se forma e como curá-la?

Quem nunca teve uma afta na vida não sabe o que é um verdadeiro e silencioso tormento. Isso porque, por menor que ela seja, e normalmente ela não passa dos 5mm, a afta é um grande incômodo, que lembra à sua “vítima” de sua presença à todo momento, especialmente na hora de fazer um lanchinho.

Mas, porque será que essas feridas surgem na boca? Qual será o motivo pelo qual um afta nasce e se inflama na parte interna das bochechas, próxima aos lábios, embaixo da língua, na própria língua e até mesmo na garganta?

Conforme especialistas, a afta pode aparecer na boca das pessoas por diversos motivos, como descontrole imunológico, estresse, hipersensibilidade a alguns alimentos, deficiências nutricionais (especialmente de ferro e vitaminas do complexo B), predisposição genética e assim por diante. Mas, independente do motivo que a formou, a afta sempre aparece em áreas de mucosa mais fina e mais ácida da boca.

2

Será que é afta?

Aliás, sobre isso é bom saber diferenciar o que realmente é uma afta. Feridas causadas pelo impacto da escova de dentes na gengiva ou que surgem de um mordida na parte interna da bochecha, por exemplo, não são aftas!

5

Mas, voltando a falar da afta em si, o grande problema desse aparente pequeno incômodo é que ele persiste por vários dias. O ciclo, segundo quem entende do assunto, costuma durar de 7 a 10 dias. Se, no entanto, a afta durar mais tempo, o conselho é para que um profissional, como um dentista ou um estomatologista, deve ser procurado.

6

Como curar a afta?

Com certeza, ao longo de sua vida, você deve ter provado uma infinidade de remédios caseiros indicados por sua avó, por sua mãe, tia, tio, e assim por diante. Mas, a verdade é que poucos deles, ou quase nenhum, servem para cicatrizar a afta.

4

Apesar disso, os estomatologistas “salvam” uma das receitinhas caseiras mais populares por ai: o bicarbonato de sódio. Conforme os especialistas, o bicarbonato alivia a dor, age alcalinizando a acidez da região e, assim colabora para que a ferida se cura mais rapidamente.

3

Mas, quando o assunto é tratamento mesmo, os médicos indicam que as pessoas procurem orientação profissional. Isso porque, muitas vezes, analgésicos são recomendados e, em casos mais graves, até mesmo pomadas de corticoide devem ser usadas.

E você, sabia disso tudo? Agora que você já sabe como cuidar das aftas, talvez você deva aprender também 8 remédios caseiros para lábios rachados.

Fonte: Bolsa de Mulher