Curiosidades

Como as alterações climáticas podem alterar a cor dos oceanos

As cores azul e verde tendem a ficar mais forte no oceano daqui para frente e o porquê disso é um tanto assustador.

Atualizado em 20/02/2019

O Planeta Terra é, na verdade, mais coberto por água do que qualquer outra coisa. A verdadeira “superfície” do Mundo é o oceano. Todo esse poder, é expresso em sua cor azul majestosa. Mas tudo indica que isso vai mudar.

Segundo estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), as cores azul e verde tendem a ficar mais forte no oceano daqui para frente. O Segredos do Mundo te explica.

Cor do oceano

Como as alterações climáticas podem alterar a cor dos oceanos

O artigo que mostra esse estudo, publicado na revista Nature Communications, mostra que deverão ser detectadas  mudanças de tonalidade no oceano, demonstrando uma mudança de larga escala nos ecossistemas marinhos.

Os investigadores desenvolveram um modelo que simula o crescimento e a interacção das diferentes espécies de fitoplâncton, e como a mistura de espécies em vários locais vai mudar à medida que as temperaturas aumentam.

Também simularam a forma como o fitoplâncton,  algas microscópicas, absorve e reflete a luz, e como a cor dos oceanos muda à medida que o aquecimento global afeta a composição das comunidades de algas. é bom lembrar que elas são a base dessa cadeia alimentar.

Futuro

Como as alterações climáticas podem alterar a cor dos oceanos

A projeção do estudo mostra que até 2100, mais da metade do oceano vai mudar de cor. Funciona assim: as regiões azuis, vão ficar mais azuis, e as verdes, vão ficar mais verdes.

A mudança, gradual, não será tão grande a ponto de ser vista a olho nu, porém, muda todo o sistema alimentar dos mares. Essa é mais uma consequência do aquecimento global.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Fossa das Marianas: 5 curiosidades sobre o lugar mais profundo dos oceanos

Fonte: Expresso das Ilhas

Imagem: Fondox