Como as pessoas imaginavam os anos 2000 há um século

Como você acha que vai ser o mundo daqui 100 anos? Embora ninguém tenha como prever isso, a verdade é que prever o futuro é algo que sempre fascinou a humanidade. Tanto, que há mais de um século, as pessoas tentavam adivinhar como seriam as coisas quando chegassem os anos 2000.

Na lista que preparamos abaixo estão algumas ilustrações do artista Jean-Marc Côté. Ele e seus colegas, há um pouco mais de 100 anos, tentaram imaginar o que poderia parecer o mundo e suas tecnologias quando os longínquos anos 2000 chegassem. Para isso, eles criaram uma série de cartões postais bastantes futuristas e um tanto alopradas.

O mais interessante de tudo é que esses artistas centenários conseguiram acertar muita coisa que viriam a ser normais nos anos 2000. Claro que eles retrataram isso de um jeito muito particular, com bastante influências do final do século 19 e início do século 20, mas com conceitos realmente impressionantes sobre tudo que desfrutamos hoje.

Um bom exemplo disso, como você vai ver, são os aviões de guerra, para lançamento de mísseis; os veículos velozes sobre trilhos, a colheita mecanizada, as máquinas que podiam transcrever para o papel o que as pessoas falavam e até mesmo as chamadas de vídeo. Dá para acreditar nisso?

Mas, claro, nem tudo o que eles pensaram sobre os anos 2000 deu certo. Eles viajaram muito no conceito de robôs e coisas mecanizadas e também foram longe demais quanto as coisas voadoras, digamos assim.

Aliás, como você vai ver, o “must have” dos anos 2000, na cabeça dos artistas, há mais de um século, eram as asas mecânicas para quase todas as profissões. Louco, não? E isso não é nem o começo!

Veja como as pessoas imaginavam que seriam os anos 2000 há 100 anos:

Carteiro rural voador

1

Aprendizado automático nas escolas

2

Asas automáticas para voar (ou domar) pássaros

3

Banheiro mecanizado

4

Aviões de batalha para o lançamento de torpedos

5

Aparelho que capta sons e transforma em textos

6

Agricultura mecanizada

7

Helicópteros de vigilância

8

Chocadeira mecânica

9

Navios voadores

10

Bombeiros voadores (com asas mecânicas)

11

Policiais voadores

12

Patins mecânico

13

Batalhas aéreas

14

Pontos de táxis aéreos

15

Ônibus subaquáticos à tração de baleias

16

Barbearias robóticas

17

Aviões particulares

18

Casas móveis

19

Transportes ultrarrápidos sobre trilhos

20

Robôs faxineiros

21

Orquestra mecanizada

22

Alfaiataria mecanizada

23

Ligações com vídeo

24

Guardas de trânsito aéreo

25

E, por falar em passado e futuro, você vai gostar de ler ainda: 5 drogas usadas como remédio no passado e De Volta para o Futuro: O dia em que McFly chegou em 2015.

Fonte: Chron, Tudo Interessante