Como calcular a idade do seu gato (e saber a idade humana que ele tem)

Se você tem pelo menos um gatinho, provavelmente, já teve curiosidade de saber quantos anos ele teria se fosse um humano, não é verdade? Mas, será que você sabe como calcular a idade do seu gato de forma correta?

A primeira coisa que você precisa saber é que o método que as pessoas costumam utilizar para descobrir a idade humana dos bichanos está errado. Aquela conta que leva em consideração que cada ano do felino equivale a 7 anos da vida humana não está correta.

Como calcular a idade do seu gato

Na verdade, para fazer a calcular a idade do seu gato de maneira certa é preciso levar em consideração que os felinos desenvolvem muito rápido nos primeiros anos de vida. Depois, no entanto, o envelhecimento dos gatinhos é mais lento.

Por causa disso, o primeiro ano de vida do seu gato equivale a nada menos que 15 anos humanos. Sabia disso? Ou seja, quando seu gato completa um ano, em termos humanos ele já seria um adolescente.

Quando seu gato completa dois aninhos, ele, na verdade, já vai ter uma idade equivalente a 24 anos na vida humana. É só a partir de então que o tempo começa a passar mais devagar para ele e cada ano de sua idade felina começa a equivaler 4 anos humanos.

Assim, se você parar para calcular a idade do seu gato do jeito correto, vai perceber que seu “filhotinho” de 4 anos teria, na verdade, 32 anos se fosse um ser humano.

Na tabela abaixo você confere, mais ou menos, quantos anos humanos seu gato pode ter:

Outros detalhes que indicam idade

Agora, se você não sabe quantos anos tem seu gato para calcular a idade humana dele, não se desespere. Um veterinário consegue calcular, mais ou menos, quantos anos os gatos têm por meio de suas características físicas.

Por exemplo, os dentes de leite dos bichanos começam a aparecer a partir da terceira semana de vida e os dentes permanentes, por outro lado, surgem entre o 3º e o 4º mês. Depois dos dois anos, os dentes dos gatos começam a ficar amarelos e, quando chegam aos 4 anos, por exemplo, é comum que ocorra o acúmulo de tártaro e gengivite.

O próprio pelo permite calcular a idade do seu gato. Quando o felino é bem jovem, ele costuma ter pelos bem macios, que vão endurecendo e ficando mais manchados com o envelhecimento. Quando ficam idosos, ou seja, já por volto dos 7 anos, eles começam a apresentar sinais de problemas como artrite.

Até mesmo o miado pode ser um indicador da idade do bichano. Quando ele vai ficando mais velho, o miado fica mais rouco que o normal e os olhos passam a apresentar uma camada nublada.

Bichano idoso

Agora, se você acabou de calcular a idade do seu gato e descobriu que ele já é um ancião, não fique triste.

Se ele for um animalzinho bem cuidado ele pode passar muito tempo na velhice sem problema algum. E, mesmo que com 7 anos o gatinho já seja um velhinho, não é incomum casos de bichanos que vivem até 20 anos dentro de casa.

E então, conseguiu descobrir quantos anos seu bichano teria se fosse um humano? Não deixe de comentar!

Agora, falando em gatinhos, não deixe de conferir ainda: 5 formas de comunicação dos gatos com seus donos.

Fonte: Mega Curioso