Mundo Animal

Como calcular a idade do seu gato: dicas de como fazer o cálculo

Você sabe dizer qual a idade humano do seu bichano? Descubra qual conta é preciso fazer para calcular a idade do seu gato em tempo humano.

Se você tem um gatinho, provavelmente, já teve curiosidade de saber quantos anos ele teria se fosse um humano. Mas, será que você sabe como calcular a idade do seu gato?

Basicamente, a primeira coisa que você precisa saber é que o método que as pessoas costumam utilizar para para isso é errado.  Ou seja, a conta que atribui 7 anos da vida humana para cada um ano de vida felina não está correta.

Fonte: Oito Meia

Como calcular a idade do seu gato

Na verdade, para fazer a calcular a idade do seu gato é preciso levar em consideração que eles se desenvolvem muito rápido nos primeiros anos de vida. Depois, no entanto, o envelhecimento dos gatinhos é mais lento.

Por causa disso, o primeiro ano de vida do seu gato equivale a nada menos que 15 anos humanos. Sabia disso? Ou seja, quando seu gato completa um ano, em termos humanos, ele já seria um adolescente.

Continua após a publicidade
Como calcular a idade do seu gato: dicas de como fazer o cálculo
Fonte: Vet Quality

Quando seu gato completa dois aninhos, na verdade, ele já vai o equivalente a 24 anos humanos. É só a partir de então que o tempo começa a passar mais devagar para ele. Nessa etapa, cada ano de sua idade felina começa a equivaler 4 anos humanos.

Assim, se você parar para calcular a idade do seu gato vai perceber que ele pode ser muito mais idoso. Por exemplo, seu “filhotinho” de 4 anos teria, na verdade, 32 anos se fosse um ser humano.

Continua após a publicidade

Confira quantos anos humanos seu gato pode ter

Outros detalhes que indicam idade

Agora, se você não sabe quantos anos tem seu gato para calcular a idade humana dele, não se desespere. Um veterinário consegue calcular, mais ou menos, quantos anos os gatos têm por meio de suas características físicas.

Continua após a publicidade

Por exemplo, os dentes de leite dos bichanos começam a aparecer a partir da terceira semana de vida e os dentes permanentes, por outro lado, surgem entre o 3º e o 4º mês. Depois dos dois anos, os dentes dos gatos começam a ficar amarelos e, quando chegam aos 4 anos, por exemplo, é comum que ocorra o acúmulo de tártaro e gengivite.

Como calcular a idade do seu gato (e saber a idade humana que ele tem)
Fonte: Adote um Romrom

O próprio pelo permite calcular a idade do seu gato. Quando o felino é bem jovem, ele costuma ter pelos bem macios, que vão endurecendo e ficando mais manchados com o envelhecimento. Quando ficam idosos, ou seja, já por volto dos 7 anos, eles começam a apresentar sinais de problemas como artrite.

Até mesmo o miado pode ser um indicador da idade do bichano. Quando ele vai ficando mais velho, o miado fica mais rouco que o normal e os olhos passam a apresentar uma camada nublada.

Como calcular a idade do seu gato filhote

Fonte: Opiniões Científicas

Para identificar se o seu gato é filhote é um pouco mais difícil, mas não é impossível. Dessa forma, se o gato apresenta ainda o coto umbilical significa que ele deve ter aproximadamente três dias de vida. Mas, se o animal não possuir o coto e não abrir os olhos, deve ter em torno de uma a duas semanas de vida.

Continua após a publicidade

Outra característica marcante para calcular a idade do seu gato é observar a cor dos dentes. Isso porque, animais filhotes apresentam dentição mais branca e limpa, enquanto animais mais velhos podem apresentar dentição com tártaro.

Como calcular idade do seu gato e descobrir se o bichano é idoso

Para descobrir se o seu gatinho é idoso é muito simples. Isso porque, quanto mais velho, mais a disposição do bichano diminui, fazendo com que ele se torne mais lento, por exemplo. Além disso, outras características como os pelos podem evidenciar a velhice do gato.

Quando os gatos estão envelhecendo costumam perder o brilho dos pelos e com menos vida. Os dentes também podem ficar desgastados com o passar dos anos.

Como calcular a idade do seu gato: dicas de como fazer o cálculo
Fonte: Super Interessante

Agora, se você acabou de calcular a idade do seu gato e descobriu que ele já é um ancião, não fique triste.

Continua após a publicidade

Se ele for um animalzinho bem cuidado ele pode passar muito tempo na velhice sem problema algum. E, mesmo que com 7 anos o gatinho já seja um velhinho, não é incomum casos de bichanos que vivem até 20 anos dentro de casa.

E então, conseguiu descobrir quantos anos seu bichano teria se fosse um humano? Não deixe de comentar!

Agora, falando em gatinhos, não deixe de conferir ainda: 5 formas de comunicação dos gatos com seus donos.

Fonte: Mega Curioso, Petz.

Continua após a publicidade

Imagens: O Segredo, Oito Meia, Vet Quality, Adote um Romrom, Opiniões Científicas, Super Interessante.

Próxima página »

Escolhidas para você