Curiosidades

Como começar a ler quadrinhos – Dicas para curiosos e iniciantes

Com tantas editoras, séries e publicações variadas, é difícil descobrir como começar a ler quadrinhos, mas existem ótimos pontos de começo.

Por P.H Mota

Personagens nascidos nos quadrinhos sempre foram importantes na cultura pop, mas nos últimos anos ganharam ainda mais força com os filmes da Marvel. Apesar disso, muitos novos interessados pela mídia ainda não sabem como começar a ler quadrinhos.

Isso porque as histórias são publicadas de formas variadas, muitas vezes dependentes de conhecimentos de anos de leitura. Por outro lado, não são raras as histórias curtas, com arcos fechados e tramas de entrada para novos leitores.

Além disso, é bom lembrar que histórias em quadrinhos são apenas um tipo de mídia. Ou seja, reúnem os mais variados gêneros, assim como acontece com séries, filmes ou livros.

Como começar a ler quadrinhos

Personagem favorito

Como começar a ler quadrinhos - dica para curiosos e iniciantes
Comic Vine

Se você quer saber como começar a ler quadrinhos porque já se interessa por algum personagem, tem um bom primeiro passo. Escolha revistas em que esse personagem apareça e, assim, comece a se familiarizar com o universo. A princípio, pode ser confuso compreender a trama e todas as nuances, mas com o tempo você vai ter referências do que mais gosta de ler.

Grandes sagas

Como começar a ler quadrinhos - dica para curiosos e iniciantes
Movieweb

Para os fãs de super-heróis, a melhor recomendação é começar pelas grandes sagas. A ideia pode parecer confusa por conta dos eventos que levam àquele ponto, mas são arcos importantes que marcam pontos importantes nas histórias. Esse tipo de saga também apresenta vários personagens, o que pode ajudar você a conhecer mais do mundo dos quadrinhos.

Arcos fechados

Como começar a ler quadrinhos - dica para curiosos e iniciantes
DC Universe

Como começar a ler quadrinhos de forma mais simples do que por arcos fechados? Assim como um um filme ou um livro, esses arcos contam com início, meio e fim bem definidos, sem depender de informações prévias. É claro que saber o passado dos personagens pode ajudar (caso eles existam), mas esses arcos são feitos para consumo isolado, o que tornam um ótimo ponto de leitura inicial.

Fases editoriais

Como começar a ler quadrinhos - dica para curiosos e iniciantes
Medium

Uma vez que as principais editoras do mercado estão ativas há décadas, reformulações editoriais são comuns. Elas podem ser mais complicadas de se identificar sem uma pesquisa prévia, mas são bons pontos de início. Como as reformulações podem envolver revistas zeradas, inclusão de novos personagens ou reboots completos de universos, são perfeitas para um leitor desavisado.

Ordem cronológica

Como começar a ler quadrinhos - dica para curiosos e iniciantes
Jstor

Uma forma extremamente simples de ler quadrinhos é apenas seguir a ordem de publicação. Escolha um personagem ou saga a partir do número #1 e siga a ordem cronológica a partir daí. Para os mais radicais, o início da leitura pode acompanhar o início da publicação de cada personagem, mas esse desafio pode ser grande demais. Isso porque, em alguns casos, há personagens com quase 100 anos de história.

Dessa maneira, o número de volumes acumulados é gigante e as histórias podem refletir um tipo de desenho e escrita bem diferente do atual.

Adaptações

Como começar a ler quadrinhos - dica para curiosos e iniciantes
Geekiverse

Ainda que não seja exatamente começar a ler quadrinhos, começar pelas adaptações pode ser uma boa ideia. Além das adaptações de super heróis lançadas pelas gigantes Marvel e DC, existem dezenas de outras histórias em quadrinhos adaptadas para as telas. O material pode ser encontrado em animação ou live-action, bem como em séries ou filmes.

Fontes: Omelete, Legião dos Heróis, Canto dos Clássicos

Imagens: DC Universe, Jstor, Medium, Comic Vine, Cambridge, Movieweb, Geekiverse

Próxima página »

Escolhidas para você