Como convencer alguém a mudar de ideia, conforme a Ciência

Quem nunca perdeu uma discussão por não saber expor seu ponto de vista ou acabou dando o braço a torcer para um amigo cabeça-dura? Se você já passou por isso, fique sabendo que fazer alguém mudar de ideia, embora seja difícil, é algo bastante possível, pelo menos de acordo com a Ciência.

Estudos desenvolvidos recentemente pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostraram que alguns truques linguísticos podem realmente manipular as pessoas e fazer mudar de opinião até mesmo o mais “bitolado” de seus amigos. Parece bom demais para ser verdade, não é?

Mas, claro, para que isso aconteça não basta usar o tão famoso “porque sim”. Argumentos persuasivos e os segredinhos que você vai conferir logo abaixo são, conforme os cientistas, a receita certa para balançar as teorias mais concretas das pessoas e fazê-las mudar de ideia em pouco tempo.

1

Para chegar ao resultado final que você vai conferir em breve, a pesquisa levou em conta as publicações no ChangeMyView, um fórum da rede social Reddit. Durante dois anos, os cientistas observaram as técnicas de argumentação neste espaço online, onde as pessoas apresentam um ponto de vista sobre um assunto aleatório e convida outras pessoas a tentarem mudar sua opinião.

O que descobriram sobre fazer alguém mudar de ideia:

1. Números

7

Depois de observarem centenas de debates, os pesquisadores concluíram que a persuasão das pessoas está diretamente relacionada com números. Assim, quanto mais pessoas tentam persuadir alguém, mais chances existem dessa interlocutor mudar de ideia.

2. Timing

2

Outra ponto observado é que as pessoas que respondem às discussões mais rapidamente têm a maior probabilidade de convencer o usuário que iniciou a discussão a mudar seu ponto de vista. Logo, um bom timing é outro item bastante importante se a intenção for influenciar alguém a mudar de ideia.

3. Limitação/qualificação

3

Se você quiser fazer alguém mudar de ideia, a limitação ou a qualificação de algo a partir de condições ou exceções podem ser armas poderosas. Para isso, a frase “poderia ser o caso”, dita de forma amistosa e usada com parcimônia, pode ajudar bastante.

4. Insistência

6

Neste caso, os pesquisadores alertam que essa pode ser uma forma de ganhar ou de perder a discussão. Isso porque a insistência de alguns usuários, em determinadas discussões do fórum, conseguiu convencer o dono da teoria inicial a mudar de ideia após um longo debate. Em outros casos, no entanto, o que as pessoas insistentes conseguiram foi apenas deixar o papo chato e comprido.

Então, para que esta técnica funcione, melhor casá-la com os truques que já listamos até agora.

5. Papo reto

5

Como acabamos de contar, quase sempre, discussões longas são inúteis. Os pesquisadores que observaram o fórum garantem que se você não convenceu alguém logo de início, isso também não vai acontecer depois de horas de debate.

Aliás, para sermos bem realistas, poucos foram os casos dos usuários do Reddit que mudaram de opinião e nas ocasiões em que isto aconteceu, os usuários “bom de papo” utilizaram (conscientes ou não) as primeiras técnicas desta lista.

4

E aí, aprendeu o que deve e o que não deve fazer para convencer alguém a mudar o ponto de vista? Agora, se você quiser tentar outros métodos, mais polêmicos aliás; você precisa conferir esta outra matéria: 10 dicas para dominar a psicologia reversa e conseguir o que quiser.

Fonte: Exame