Ciência & Tecnologia

Como dormir rápido – Técnicas e receitas para ter uma boa noite de sono

Como dormir rápido? Muitas pessoas sofrem de insônia, mas existem vários fatores que podem contribuir para atrapalhar a sua noite de sono.

Certamente, em algum momento da sua vida você já teve um episódio de insônia. Esse é um problema que tem se tornado cada vez mais comum.

A saber, esse problema afeta de 10% a 30% de adultos pelo menos uma vez ao mês. Contudo, muitas pessoas não sabem o que fazer para contornar a insônia. Por isso, vamos discutir técnicas de como dormir rápido.

Mas antes de falarmos em como dormir rápido, você sabe o que é insônia?

O que é insônia?

Como dormir rápido - técnicas para conseguir ter uma boa noite de sono
Fonte: boaconsulta

Com a finalidade de te impedir de dormir ou de ter um sono tranquilo a insônia está aí para isso. Quem sofre desse problema, costuma ter uma noite agitada e enfrentar problemas em adormecer. Por isso, a pessoa não consegue recarregar as energias. Mas, antes de tudo, é necessário saber de qual tipo de insônia você sofre.

Continua após a publicidade

Insônia transiente

Com toda a certeza você já teve esse tipo de insônia ou ainda terá. Em princípio, ela costuma durar de uma a três semanas. Sua causa são problemas momentâneos como dinheiro, provas, estresse, preocupações passageiras.

Insônia intermitente

Da mesma forma de quem sofre de insônia transiente, o indivíduo tem problemas em conseguir dormir. Contudo, na maior parte das noites ele consegue ter um sono regular. A insônia só aparece de tempos em tempos, se caracterizando como um episódio.

Insônia crônica

Sobretudo, esse tipo de insônia dura mais de três semanas. Suas causas podem ser transtornos como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e abuso de drogas ou álcool.

O que pode vir a causar insônia?

Como dormir rápido - técnicas para conseguir ter uma boa noite de sono
Fonte: amazonaws

São vários os fatores que podem influenciar em uma ou mais noites mal dormidas. Entre eles, estão:

Continua após a publicidade

Transtornos hormonais

Mesmo que você não esteja passando por nenhum período de estresse seus hormônios podem vir a se alterar. Problemas como menopausa, andropausa, hipertireoidismo e falta de melatonina podem causar irregularidades no sono.

Transtornos psicológicos

Você sabia que em clínicas de sono, a metade dos pacientes apresentam depressão? Isso, porque transtornos psicológicos são uma das principais causas da insônia. E não só estar deprimido, mas também a esquizofrenia, ansiedade, pânico, estresse pós-traumático, entre outros.

Doenças neurológicos

Doenças neurológicas também podem causar dificuldades no sono. Por exemplo, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e traumatismo cranioencefálico.

Irregularidades de sono

Dormir em horários fora do habitual em que o seu corpo está acostumado podem impedir de ter uma noite de sono profundo. Principalmente, se você estiver acostumado a dormir e acordar em horários específicos. Um ambiente com muita luz, mal cheiro e desconfortável também pode contribuir para se ter irregularidades no sono.

Continua após a publicidade

Abstinência de depressores do Sistema Nervoso Central (SNC)

Abstinência, ou seja, parar bruscamente de usar alguma substância contínua pode causar dificuldade em adormecer. Por exemplo, parar de consumir álcool, antipsicóticos, benzodiazepínicos e a maconha. Mas é claro que isso se utilizados com muita frequência.

Estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC)

Drogas que aumentam a atividade motora e cerebral, causam insônia. Por exemplo, o consumo de metanfetaminas, cafeína e nicotina.

Como dormir rápido?

Como dormir rápido - técnicas para conseguir ter uma boa noite de sono
Fonte: pinimg

Contudo, se você se encaixou em algum desses problemas, deve estar se perguntando: Ok, mas como dormir rápido? Mesmo que a sua noite esteja sendo muito difícil, existem técnicas que podem te ajudar a adormecer. Listamos algumas delas para te ajudar.

Prepare o ambiente de dormir

Inegavelmente, um ambiente confortável pode trazer o sono mais rápido. Normalmente, locais mais frios fazem as pessoas ficarem mais sonolentas. Por isso, certifique-se que o seu lugar de dormir esteja com uma temperatura ideal de 15 e 21 ºC. Com a finalidade de conseguir isso, abra as janelas, use menos cobertas e um ventilador ou ar condicionado.

Continua após a publicidade

Acima de tudo, não faça exercícios físicos, nem coma ou fique mexendo no celular antes de ir dormir. Essas atividades podem confundir o seu corpo que tende a achar que ainda é dia. Além disso, a TV ou o celular podem desviar a sua atenção para alguma informação.

Ter uma cama confortável é outro fator imprescindível. Travesseiros e colchão que façam com a sua coluna fique em uma posição adequada só ajuda o seu sono. Eventualmente usamos a cama para outras funções como estudar e comer. Priorize o uso dela apenas para dormir e para atividades sexuais.

Dirigisse para sua cama apenas quando sentir sono e se deitar e não conseguir dormir, levante-se e vá para outro cômodo.

Uma atividade que ajuda a relaxar o corpo é ouvir músicas com sons da natureza. A técnica 4-7-8 também costuma ajudar. Sobretudo, ela funciona da seguinte maneira:

Continua após a publicidade

Após deitar-se, siga estas instruções:

  • Respire pelo nariz, contando mentalmente 4 segundos.
  • Segure a respiração por 7 segundos.
  • Solte o ar pela boca no decorrer de 8 segundos.

Repita isso por quatro vezes e logo notará um relaxamento.

Imaginar-se em locais calmos como praia ou contar até 100 também pode ajudar. Outra técnica importante é manter os olhos abertos até estar muito sonolento.

O que mais pode ajudar na insônia?

Como dormir rápido - técnicas para conseguir ter uma boa noite de sono
Fonte: abrilexame

Embora manter um ambiente propicio ao sono seja imprescindível, ter uma rotina também é. Por isso, estabeleça horário de dormir e acordar. Não durma durante o dia, pois isso poderá atrapalhar o seu sono durante a noite. Coma mais cedo, tome um banho quente para relaxar os músculos ou se alongue.

Continua após a publicidade

Bebidas calmantes podem te ajudar a dormir mais rápido. Chá de camomila e suco de maracujá são calmantes naturais. Eventualmente, o seu problema de insônia pode estar ligado a deficiência de melatonina. Esse hormônio fala para o seu cérebro que está na hora de dormir. Contudo, existe alguns alimentos que tem naturalmente esse estimulante como banana, abacaxi e cereja.

Em casos de transtornos psicológicos, o indicado é fazer terapia. As vezes, procurar um médico especialista é o mais indicado em casas do insônia crônica. Somente um médico poderá te receitar medicamentos que ajudem a tratar esse problema.

Receitas que ajudam a tratar a insônia

Como dormir rápido - técnicas para conseguir ter uma boa noite de sono
Fonte: mundoboaforma

Além dos chás, existem receitas  voltadas com o intuito de tratar a insônia. São elas:

  • Cereja com leite de arroz
  • Mel com erva cidreira
  • Banana com canela

No entanto, se nenhuma técnica te ajudar a dormir rápido é importante procurar ajuda de um médico especialista.

Continua após a publicidade

Se você gostou dessa matéria, talvez também queira ler: Paralisia do sono: entenda o que é e porque ela acontece.

Fonte: MinutoSaudavel TuaSaude

Imagem de destaque: Gazeta do Povo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você