É difícil encontrar por aí quem não fique meio bobo na presença de um bebê. Isso porque aparência deles, pequenina, frágil e gordinha, nos obriga a amá-los de qualquer jeito. O problema, no entanto, é que as caras e bocas que você faz para um recém-nascido, na maioria das vezes, são desperdiçadas devido à limitada visão dos bebês.
Conforme estudos realizado pelas Universidades de Oslo, na Noruega; e de Uppsala, na Suécia; a capacidade dos recém-nascidos de, no máximo, três dias, distinguir as emoções no rosto das pessoas depende muito da distância em que ele está do rosto dessas pessoas em questão.
Isso porque a visão dos bebês, no início da vida, é um tanto turva. A distância máxima que a visão dos bebês permite a eles distinguir se uma pessoa está feliz ou triste, por exemplo, é de 30 centímetros. Daí para frente, eles são incapazes de enxergar com nitidez. Isso, aliás, fica ainda mais difícil para eles quando a distância ultrapassa os 60 centímetros.
Teste da visão dos bebês
Como os cientistas descobriram isso? Bom, primeiro adultos fizeram alguns testes, usando vídeos de rostos que mudavam suas expressões faciais continuamente. Isso, obviamente, mostrou que na fase adulta da vida a maioria das pessoas não têm dificuldades de distinguir as expressões uma das outras.
Em seguida, o estudo voltou todas suas atenções aos recém-nascidos. A eles foram mostrados os mesmos vídeos com expressões faciais variadas.
As reações que eles expressavam, a partir daí, indicavam se eles podiam ver ou não as expressões exibidas. Os estímulos, como perceberam os pesquisadores, eram mais nítidos quando as imagens ficavam entre 30 centímetros ou menos de seus rostinhos.
Visão dos bebês x compreensão dos bebês
Agora, quer saber uma coisa frustante? Basicamente, quando seu bebê recém-nascido sorri, ele nem sabe o que está fazendo. Isso porque, de acordo com cientistas, independente da visão dos bebês não ser lá muito boa, a verdade é que eles são capazes de imitar as expressões faciais de seus pais, por exemplo, desde seus primeiros dias de vida.
Mas, daí a eles entenderam o que estão fazendo existe uma grande distância. Quando eles riem enquanto você ri ou imitam quaisquer outras expressões suas; na verdade, isso não significa que eles entendam o que cada uma dessas mudanças faciais significam de fato.
E, por falar em bebês, essa outra matéria vai deixar você surpreso: Veja a reação de bebês quando grávidas comem chocolate.
Fontes: Bright Side, Tudo Interessante