Como é feito o leite em pó? Etapas do processo de fabricação

O leite em pó surgiu em meados do século XVII, a partir do leite congelado, e passou por evoluções até se tornar uma opção saudável de consumo

Como é feito o leite em pó - todas as etapas do processo de fabricação

O leite em pó surgiu em meados do século XVIII, a partir do leite congelado por habitantes da Sibéria Oriental. A princípio, o método de produção consistia em congelar o leite para, em seguida, obter o pó.

Mais tarde, no início do século XIX, um médico russo conseguiu otimizar o processo para manter os benefícios do leite in natura, mesmo na sua forma em pó. Dessa maneira, foi possível obter um produto com boa concentração de vitaminas e minerais,

Ainda que possa parecer estranho para muita gente, o leite em pó é feito inteiramente de leite natural.

Utilização e benefícios do leite em pó

Como é feito o leite em pó - todas as etapas do processo de fabricação
Agro em Dia

Na sua versão em pó, o leite contém cerca de 36% de proteínas, sais minerais, vitaminas A, B1, B2, B9, B12, D, E e PP e aminoácidos. Além disso, contém cerca de 543,9 cal (ou 373 cal, quando sem gordura),

Mesmo que alguns nutrientes sejam perdidos no processo de produção, em razão do calor, ele ainda pode ser utilizado como substituto de leite natural em algumas ocasiões.

Uma vez que é feito de leite natural, serve como alternativa, por exemplo, para pessoas que sofrem de anemia. Além disso, pacientes com doenças gastrintestinais e diabetes também podem optar por essa variação. Isso porque, nessa forma, o leite é muito bem absorvido pelo organismo.

Como é feito o leite em pó

Seleção e análise do leite

Como é feito o leite em pó - todas as etapas do processo de fabricação
Receiteria

Primeiramente, o leite utilizado para transformação em pó é selecionado e enviado para a indústria. A partir daí, são feitas diversas análises para verificar aspectos como sabor, aroma e cor da matéria-prima.

Além disso, são realizados testes na composição do leite, a fim de determinar sua acidez. Caso o nível ultrapasse 18ºD (grau Dornic, utilizado para medir acidez do leite), ele não está aceitável para conversão em leite em pó.

Logo após a seleção, então, o leite passa por um processo de filtração que remove impurezas maiores. Em seguida, o produto filtrado é armazenado em tanques pra resfriamento abaixo de 5ºC.

Processamento e padronização

Como é feito o leite em pó - todas as etapas do processo de fabricação
Centro Oeste

Após resfriado, o leite é preaquecido a temperaturas entre 40 e 45ºC, para facilitar a remoção de partículas que não foram filtradas. A partir daí, então, passa por uma etapa de clarificação que retira essas impurezas menores

Nesse momento, a fabricação do leite em pó pode passar por um processo utilizando filtros de nylon ou desnatadeira.

Já clarificado, o leite precisa ser padronizado, por meio do controle de gordura em sua composição. De acordo com a legislação brasileira, o leite em pó integral deve ter um mínimo de 26% de gordura. Essa concentração varia para o leite parcialmente desnatado (de 1,5 a 25,9%) e para o leite desnatado (1,5% de gordura).

Por último, essa etapa inclui a pasteurização do leite, a fim de reduzir a carga microbiana patogênica no leite em pó. O processo pode ser feito de formas variadas, sendo que a mais utilizada é a pasteurização rápida (de 72 a77°C por 15 segundos).

Finalização do leite em pó

Como é feito o leite em pó - todas as etapas do processo de fabricação
Valor Mercado

Com a pasteurização finalizada, o leite passa por um processo de evaporação a vácuo que vai começar a finalização do leite em pó. Dessa maneira, cerca de 85% da umidade da matéria-prima é retirada.

Entretanto, a legislação só permite que o leite em pó tenha até 4% de umidade em sua composição. Portanto, o leite deve passar por uma nova etapa de secagem. Nesta fase, ele é colocado em câmaras de pulverização ou liofização, onde a água restante é retirada e ele assume a forma de leite em pó.

Apesar disso, o processo ainda tem uma última etapa: a distribuição em embalagens. Para garantir a integridade do produto até o consumo, as embalagens precisam impedir a entrada de luz e oxigênio.

Fontes: Tudo Gostoso, Agro, Ciência do Leite, Ecila

Imagens: Canal Rural, Agro em Dia, Receiteria, Centro Oeste, Valor Mercado

Outras postagens