Saúde

Como eliminar pedra nos rins? 8 remédios e procedimentos

Pedra nos rins ou cálculo renal é um problema que afeta milhões de brasileiros. Veja aqui como eliminar pedra nos rins e outras dicas.

Muitas pessoas se perguntam como eliminar pedra nos rins. Esse é um problema causado por alguns motivos, como a alimentação rica em proteína e sódio, aliado ao pouco consumo de água. Assim, acaba por se formar uma massa que se assemelha a pedras e que se instalam em qualquer local do sistema urinário.

Nesse sentido, é importante saber como eliminar pedra nos rins, uma vez que o cálculo renal é uma situação que incomoda muito. Os principais sintomas são dores no fundo das costas, que podem acabar limitando os movimentos; causar dores para urinar, além de febre.

Buscando esclarecer um pouco a situação, o Segredos do Mundo reuniu algumas formas (caseiras e oficiais) de como eliminar pedra nos rins. Confira!

Como eliminar pedra nos rins?

O tratamento para pedra nos rins inclui alguns remédios caseiros, muitos deles com propriedades diuréticas. Entretanto, o mais indicado é a visita ao urologista.

Continua após a publicidade

1 – Chá de quebra pedra

Como eliminar pedra nos rins – Cuidados e remédios

Antes de mais nada, a planta quebra-pedra é uma solução caseira. Ela reduz o crescimento dos cristais no corpo, além de reduzir também o crescimento de pedras já existentes nos rins. Nesse sentido, o chá de quebra-pedra é uma excelente forma de como eliminar pedra nos rins.

2 – Chá de amoreira negra

Uma das alternativas em como eliminar pedra nos rins é o chá de amoreira negra. A planta contém substâncias conhecidas como flavonoides. Elas possuem características antioxidantes e anti-inflamatória, além de propriedades diuréticas.

3 – Chá de java

Todavia, a Orthosiphon aristatus é um grande aliado em como eliminar pedra nos rins, principalmente por sua propriedade anti-inflamatória.

Continua após a publicidade

4 – Suco de limão

Como eliminar pedra nos rins – Cuidados e remédios

Primeiramente, o limão contém um composto conhecido como citrato. É ele quem ajuda a quebrar os depósitos de cálcio; responsáveis por formar as pedras nos rins. Nesse sentido, o limão é um grande aliado caseiro contra as pedras nos rins.

5 – Chá de hibisco

Antes de mais nada, o hibisco é usado como uma ferramenta no tratamento de pedra nos rins por conta de suas propriedades diuréticas. Nesse sentido, a planta é responsável por aumentar a frequência urinária. Todavia, ela também ajuda a reduzir a deposição de cristais nos rins.

Procedimentos médicos

6 – Medicamentos

Como eliminar pedra nos rins – Cuidados e remédios

Continua após a publicidade

Outra forma de como eliminar pedra nos rins está no uso de medicamentos adequados. Quando o problema ainda é pequeno e o cálculo está em uma posição estratégica, o urologista pode receitar remédios que facilitam a eliminação dos cristais.

7 – Litotripsia

Este procedimento é feito na intenção de eliminar as pedras renais que são encontradas no trato urinário. Nesse sentido, a partir da emissão de ondas sonoras de choque, o cálculo renal é retirado. Todavia, o procedimento não é invasivo e a eliminação acontece de maneira natural.

8 – Nefrolitotomia percutânea ou endoscópica

O procedimento é para pacientes com as maiores pedras nos rins. Nesse sentido, com um único procedimento, os médicos retiram o cálculo renal. Todavia, é um procedimento cirúrgico e deve ser realizado em ambiente hospitalar, com o devido acompanhamento.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você