Curiosidades

Sal em excesso – Importância do sódio e malefícios à saúde

O uso do sal em excesso pode causar problemas de saúde, pois o sódio pode contribuir, e muito, para o aumento da pressão arterial.

Por Renata Gonçalves Pereira

Tudo aquilo usado em excesso faz mal. Por exemplo, consumir sal em excesso. Isto é, ao ingerir uma quantidade excessiva de sal no organismo, pode provocar diversas consequências negativas para a saúde como o excesso de sódio no organismo, por exemplo.

O sal apresenta sódio, o que contribui na distribuição dos líquidos corporais e o bom funcionamento do organismo. Entretanto, o excesso disso está ligado ao desenvolvimento de problemas de saúde. Por exemplo, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais, doenças nos olhos, entre outros.

Logo, existem alimentos que possuem mais quantidades de sal do que outros. Por isso, é importante tomar cuidado com a quantidade que você ingere de certos alimentos durante o dia. Ademais, ter uma alimentação balanceada é essencial para manter a saúde do corpo.

Importância do sódio no organismo

Imagem: Seleções

O sódio, principal componente do sal de cozinha, é de extrema importância para o organismo. Pois, ele é responsável pela regulação da quantidade de líquidos que ficam fora e dentro das células.

Entretanto, quando há sal em excesso, ou seja, o excesso desse nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos. Consequentemente, o organismo retém mais água, levando ao aumento do volume de líquido e da pressão do sangue, sobrecarregando o coração e os rins.

Consequências do sal em excesso

Imagem: Tua Saúde

Quando há sal em excesso no organismo, ele provoca uma alteração no equilíbrio entre os líquidos que saem e entram nas células. Logo, o organismo retém mais água, aumentando o volume de líquido e de pressão do sangue.

Por dentro dos vasos sanguíneos, eles são cobertos por uma fina camada, que é lesionada quando o sangue circula com a pressão elevada. Consequentemente, os vasos se endurecem, ficando estreitos, podendo romper ou entupir ao longo do tempo.

Em suma, o entupimento de um vaso do coração pode provocar um infarto, e uma veia entupida no cérebro, pode provocar um derrame cerebral. Além disso, nos rins podem ocorrer alterações na filtração do sangue, ou até mesmo a paralisação dos órgãos.

Principais doenças causadas pelo sal em excesso

Imagem: The Market

Dentre as doenças causadas por ter sal em excesso no organismo, a principal e mais comum é a hipertensão. Entretanto, também pode causar outros problemas, como, por exemplo:

  • Mau funcionamento dos rins: insuficiência renal, ou cálculo renal
  • Derrame
  • Parada cardíaca
  • Doenças autoimunes
  • Osteoporose
  • Envelhecimento precoce
  • Problemas de visão
  • Alteração do paladar

Principais alimentos ricos em sal

Imagem: Cultura e Realidade

Grande parte dos alimentos possui naturalmente o sódio em sua composição. Por exemplo, a carne, o peixe, os ovos e as algas. No entanto, os alimentos industrializados possuem sal em excesso adicionado. Por exemplo, salgadinhos e fast food. Além disso, existem outros alimentos ricos em sal, como:

  • Defumados e peixe enlatado: Peixe ou sardinha.
  • Carnes processadas: Presunto, mortadela, bacon e salsicha.
  • Temperos prontos: Arisco, sazón, ketchup, mostarda e maionese.
  • Queijos: Parmesão, roquefort, camembert, cheddar.
  • Vegetais enlatados: Palmito, milho, cogumelos, ervilha, picles e azeitonas.
  • Fast food: Batatas fritas, hambúrguer e pizzas.
  • Salgadinhos industrializados: Chips, quibe, pastel, coxinha e amendoins.
  • Bolachas e bolos processados.
  • Sopas, caldos e refeições já preparadas.
  • Manteigas e margarinas.

Sal rosa, marinho e light são melhores?

Imagem: Dicas de Mulher

Do ponto de vista fisiológico, sal continua sendo sal. Porém, o gosto pode se alterar devido a outras substâncias presentes em cada tipo de sal. Já o sal light, possui variados percentuais de cloreto de potássio misturado com cloreto de sódio. Mas o potássio não deve ser consumido por pessoas que possuem problemas renais graves.

Então devemos cortar o sal da alimentação?

Imagem: Terra

Cortar totalmente o sódio da alimentação pode resultar em fraqueza e hipotensão (pressão arterial baixa). Por isso, o ideal é apenas reduzir o sal em excesso, evitando o abuso de industrializados e focando no que recomenda os órgãos de saúde. Logo, a OMS, Organização Mundial de Saúde, aconselha um limite de 2 gramas de sódio por dia, cerca de 5 gramas de sal.

Como evitar complicações causadas pelo sal em excesso?

Imagem: UOL

Para evitar possíveis complicações de saúde, é necessário controlar o consumo de sódio por dia. Logo, é essencial evitar alimentos ricos em sal, optando pelo consumo de alimentos frescos.

Por exemplo, frutas e legumes. Ademais, é imprescindível beber bastante água e realizar a prática de atividades físicas, pelo menos 3 vezes por semana. Consequentemente, evitando o acúmulo de gordura nas artérias. Portanto, evitar a ingestão de sal em excesso é uma medida eficaz que previne contra vários problemas graves de saúde.

O que a indústria alimentícia faz a respeito?

Imagem: JusBrasil

O Ministério da Saúde realizou um acordo com a indústria alimentícia, onde buscam pela redução gradual do teor de sódio nos alimentos processados. Além disso, desde 2011, o governo federal concretizou três termos de compromisso para que diversas categorias de alimentos tenham menos sódio em sua composição, ajudando para reduzir o sal em excesso.

Logo, esse acordo incentiva a indústria alimentícia a produzir alimentos menos prejudiciais à saúde. Ademais, reforçando o compromisso do governo federal na divulgação de hábitos mais saudáveis dos brasileiros.

Em suma, sal em excesso pode prejudicar a saúde do corpo e o bom funcionamento do organismo. Portanto, procure manter uma dieta diária mais saudável, assim, evitando problemas de saúde.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 7 alimentos que aumentam a pressão arterial e você não sabia.

Fontes: UOL, Tua Saúde, Blog da Saúde

Imagens: Catraca Livre, Seleções, The Market, Cultura e Realidade, Dicas de Mulher, Terra, JusBrasil

Próxima página »

Escolhidas para você