Curiosidades

Como enviar uma carta? Dicas e passos para aprender

Para aprender como enviar uma carta precisa-se conhecer o serviço postal disponível na sua região, assim como os detalhes de envio.

Em primeiro lugar, para aprender como enviar uma carta é fundamental conhecer os sistemas de envio disponíveis na sua região. Desse modo, cada instituição demanda passos específicos antes do envio formal, como preparo do envelope e até selo. Ademais, é comum a utilização do sistema do Correios, porque há envio para todo o país.

Sobretudo, é fundamental preencher as informações de envio, como dados do destinatário e dados do remetente. Como consequência, há garantia de que ela será entregue da forma correta, e que o receptor saberá de onde ela veio antes mesmo de abrir. Mais ainda, essa identificação facilita no processamento da entrega, tendo em vista o alto fluxo de envios e recebimentos no Brasil.

Por outro lado, é também importante estar atento para o preço do envio, porque varia de acordo com o peso da carta e para onde está indo. Portanto, há variação dentro do cenário nacional e internacional, mas também em virtude da distância entre o local do remetente e do destinatário. Por fim, aprenda como enviar uma carta a seguir.

Como enviar uma carta?

1) Preparando a carta

Como enviar uma carta? Dicas e passos para aprender
Fonte: Pexels

A princípio, deve-se escolher um envelope correto que preserva o material. Portanto, pense em questões como o peso do envelope, que deve corresponder ao do papel e demais itens que façam parte do envio. Também considere o tamanho do envelope em relação à folha da carta e o destino final, pois a condição de viagem pode alterar o material necessário.

Por fim, considere a finalidade carta, porque se for um documento oficial precisa-se buscar um envelope específico. Entretanto, caso seja uma carta pessoal, pode-se até personalizar o envelope. Logo em seguida, feche a carta e sele o envelope utilizando da cola própria do material, ou com ajuda da cola branca e bastão.

Posteriormente, escreva o endereço do destinatário na parte da frente. Sobretudo, adicione o nome da pessoa, número da residência, bairro, cidade, estado e CEP. Mais ainda, recomenda-se a utilização de caixa alta para evitar isco de extravio por dificuldade na leitura. Em contrapartida, caso seja um envio internacional, deve-se ainda adicionar o nome do país.

Continua após a publicidade

Finalmente, escreva o seu endereço na parte de trás, preferencialmente na parte inferior traseira. Nesse sentido, adicione seu nome e endereço completos, com a mesma configuração do destinatário. Dessa forma, há garantia de retorno da carta caso aconteça algum problema de envio.

2) Utilizando o serviço postal

Como enviar uma carta? Dicas e passos para aprender
Fonte: Pexels

Primeiramente, utilize de um selo comum sempre que possível. No geral, se a carta tem menos de 20g e um tamanho padrão, pode-se obter o selo por cerca de 1 real e 25 centavos. Porém, é comum que o atendente do serviço postal pese a carta e adicione o selo no local indicado, logo em seguida cobra-se a postagem.

Apesar disso, existem cidades com caixas de correio espalhadas, portanto é possível que o próprio remetente cole o selo. Entretanto, caso seja um envio internacional, existe a possibilidade de comprar envelopes e selos específicos para esse serviço. Além disso., existem diferentes formas de fazer a postagem da carta.

3) Enviando a carta

Como enviar uma carta? Dicas e passos para aprender
Fonte: Pexels

Em resumo, pode-se colocá-la nas caixas de coleta dos Correios que existem em algumas cidades. No geral, são objetos com uma abertura fina por onde se pode depositar as cartas. Posteriormente, o carteiro passa por uma dessas caixas em horários determinados e transporta-as para a unidade dos Correios.

Ademais, é possível entregá-las ao próprio carteiro caso você saiba quando ele passa por sua rua. Por outro lado, também pode-se levar a correspondência para a agência postal mais próxima, contando com a ajuda do atendente em todo o processo.

Geralmente, cobra-se uma taxa de operação identificada pelo selo. Nesse sentido, estima-se que o valor esteja entre R$ 6,55 e 9,25. Contudo, há condições especiais e detalhes maiores no envio de documentos e objetos junto com a carta.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu como enviar uma carta? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Fontes: WikiHow | Tecnoblog

Imagens: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você