Curiosidades

Mancha branca nos dentes: causas e formas de tratamento

O desenvolvimento de manchas brancas nos dentes pode ocorrer por diferentes alterações no organismo, mas tem tratamentos simples.

Por P.H Mota

O surgimento de manchas brancas nos dentes podem parecer apenas uma questão estética que pode ser ignorada, mas muitas vezes pode ser o sinal de problemas mais graves. Isso porque a condição surge a partir da alteração do desenvolvimento do esmalte dentário.

Formado por 90% de substâncias mineiras e 10% água e mineras orgânicos, o esmalte pode sofrer desequilíbrios a partir de diversas condições de saúde bucal. Dessa forma, a aparecimento das manchas acaba indicando algum tipo de problema, que pode trazer consequências graves.

Aos primeiros sinais de manchas nos dentes, é importante consultar um dentista para determinar a verdadeira causa do problema. A partir daí, então, o tratamento adequado para a causa encontrada poderá ser feito.

Principais causas para manchas brancas nos dentes

Cárie

Mancha branca nos dentes - principais causas e formas de tratamento
odonto system

Quando é provocada pela cárie, a mancha branda no dente surge em locais de acúmulo de alimentos na boca. Elas podem se desenvolver por falta de higiene bucal apropriada, mas também pelo consumo excessivo de alimentos com muito açúcar, promovendo a proliferação de bactérias. De forma geral, tratamentos com pasta de dente com flúor e fio dental é suficiente para manter as cáries distantes.

Continua após a publicidade

Fluorose

Mancha branca nos dentes - principais causas e formas de tratamento
sorridere

O flúor é um dos principais compostos responsáveis pela higiene bucal, mas em excesso também pode ser vilão. Isso porque cenários de aplicação ou exposição excessiva também pode desgastar e alterar o esmalte dos dentes. Nesses casos, a eliminação da mancha branca pode ser feita por meio de tratamentos de clareamento ou com o uso de facetas (ou lentes de contato) dentárias.

Hipoplasia de esmalte

Mancha branca nos dentes - principais causas e formas de tratamento
Eduardo Tavares

A hipoplasia é a deficiência da formação do esmalte que cobre os dentes, o que pode gerar o surgimento de manchas ou linhas brancas nos dentes. Em alguns casos, também é possível ver outras alterações de cor ou perda de parte do dente, por exemplo. O tratamento envolve técnicas de clareamento ou utilização de cremes dentais com ação remineralizadora. Em casos em que a perda de partes do dente, no entanto, é preciso fazer um tratamento mais complexo com próteses ou implantes capazes de suprir essa ausência.

Boca com acidez excessiva

Mancha branca nos dentes - principais causas e formas de tratamento
ivoclar

A boca ácida pode ser resultado do consumo de alimentos com essa característica, mas também da baixa qualidade do fluxo de saliva. Além de provocar manchas nos dentes, o problema também pode favorecer a erosão deles, criando efeitos graves e irreversíveis.

Como evitar manchas brancas nos dentes

Mancha branca nos dentes - principais causas e formas de tratamento
Mega Curioso

Alguns hábitos podem favorecer o aparecimento das manchas nos dentes, como o consumo de bebidas alcoólicas ou uso de cigarro, por exemplo. Por causa disso, evitar esses comportamentos também ajuda a evitar possíveis alterações na dentição. Da mesma maneira, alguns alimentos – como os de acidez elevada – também podem ser evitados.

Continua após a publicidade

Além disso, uma rotina de higiene bucal ajuda a proteger os dentes de manchas, na maioria dos casos. Basta utilizar pastas de dentes com flúor e fio dental antes de dormir para manter a boca limpa e protegida. Frequentemente, fazer consultas de rotina com dentistas garante uma observação mais completa capaz de eliminar placas e outras ameaças.

Como tratas as manchas brancas

Mancha branca nos dentes - principais causas e formas de tratamento
blasting news

Branqueamento dentário: os tratamentos de branqueamento ajudam a clarear os dentes sem danificá-los. Eles são feitos a partir da remoção da camada mais externa, tomada pelas manchas, deixando o sorriso mais branco e livre de manchas.

Microabrasão: esse método consiste na utilização de compostos químicos para remover a camada mais superficial do esmalte. Apesar disso, alguns tratamentos se resumem a retirar apenas a parte afetada e atingida pelas alterações estéticas.

Facetas dentárias: também chamadas de lentes de contato dentárias, as facetas permitem alterar alguns aspectos dos dentes. Além de disfarçar a presença de manchas brancas, elas também podem modificar cor, forma, tamanho e comprimento dos dentes, de acordo com o desenho personalizado.

Continua após a publicidade

Fontes: Odontologia do Povo, Mint, Tua Saúde, Odonto Company

Imagens: ivoclar, Eduardo Tavares, sorridere, odonto system, WDental, blasting news, Mega Curioso

Próxima página »

Escolhidas para você