Curiosidades

Como escolher melancia madura e doce

A missão parece difícil, mas não é impossível. Quer saber como escolher melancia madura e docinha? Aprenda as dicas abaixo e entenda como ler os sinais que a fruta dá.

Atualizado em 28/09/2018

Quem nunca comprou uma melancia insossa e aguada que atire a primeira pedra. Embora esta seja uma das frutas mais docinhas e generosas que se tem notícia, a verdade é que escolher melancia não é para qualquer um.

Mas, será que existe uma forma de saber se a melancia já está boa para o consumo? Como será que os feirantes, agricultores, sua mãe e sua avó acertam, só de olhar, se a fruta está docinha e suculenta?

Se você achava que era preciso sorte para escolher melancia, fique sabendo que não tem nada a ver com isso. O que as pessoas não comentam é que existe uma série de sinais, impressos na própria fruta, que indicam se ela está verde ou madura, se tem chances de estar mais doce ou mais sem sabor e assim por diante. Não é interessante?

6

O melhor de tudo é que todos esses pequenos truques para escolher melancia são muito simples e fáceis de aprender. Depois da lista que preparamos abaixo, aliás, você vai ver como essa missão vai ser mais simples de agora para frente.

Aprenda como escolher melancia madura e doce:

1. Manchas amarelas

1

Nenhum melancia é completamente verde, já que a parte da fruta que cresce em contato com o chão tende a ser menos pigmentada e é esta a explicação para aquela mancha amarela que a gente encontra na casca da melancia.

Quanto mais escura for esta mancha, mais madura estará a fruta. As manchas brancas indica que a melancia ainda não está gostosa.

2. “Estrias” em alto relevo

2

Outro dos sinais úteis na hora de escolher melancia no supermercado ou na feira são aquela espécie de estrias, que mais parecem uma rede em torno da fruta e que, às vezes, ficam em alto relevo. Essas cicatrizes indicam que as abelhas mantiveram contato com a fruta durante a polinização. Logo, quanto mais manchas assim, mais doce deve ser a melancia.

3. Macho ou fêmea

3

Pode parecer estranho, mas os agricultores dividem as melancias em machos e fêmeas. Quando mais alongadas, elas são consideradas “meninos” e costumam ter um sabor menos concentrado e mais aguado. Por outro lado, as mais redondinhas, consideradas meninas, são bem mais doces.

4. Peso e volume

4

Quando for escolher melancia, preste atenção também no  tamanho e no volume da fruta. Uma melancia doce não deve ser pequena demais, muito menos enorme. As medianas são sempre a melhor aposta e ela deve pesar a quantidade esperada para o tamanho que exibe.

5. Haste

5

Outro ponto de referência para escolher melancia madura em sua próxima compra é observar a haste. Se ela estiver seca, pode comprar sem medo, porque a fruta está madura. Frutas com hastes verdes são um sinal de que a polpa também não está boa para o consumo ainda.

E então, aprendeu? Que tal sair para comprar uma melancia e testar seus conhecimentos agora?

E, falando em melancia, embora se trate de um assunto completamente diferente, você deveria conferir ainda: O que acontece se derramar alumínio líquido na melancia?

Fonte: Incrível

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/renata/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf