Como fazer café no coador ou na cafeteira

Você gostaria de fazer uma xícara perfeita de café em casa? Não é preciso ser nenhum barista, profissional especializado em cafés, para conseguir fazer um bom café. Na verdade, seguindo as dicas desse artigo, você vai poder se gabar por saber fazer o melhor café da sua casa. Seja no coador ou na cafeteira, veja como fazer café sem complicações, vamos lá?

Fazer café no coador de pano ou papel

Ingredientes

  • 1 coador de café
  • 1 filtro, pano ou papel
  • 1 bule, ou garrafa térmica
  • 1 garrafa térmica
  • 1 colher de sopa
  • Pó de café
  • Açúcar (se você gosta do café amargo desconsidere esse item)

Antes de qualquer coisa, é preciso saber escolher o café. Não entraremos no mérito de qual marca é melhor, pois isso é relativo, mas sim da embalagem. Na escolha do café, dê preferência às embalagens à vácuo, pois a probabilidade de que os aromas e sabores estejam preservados é muito maior.

Na hora de armazenar, tente não retirar o pó de café de sua embalagem original. Após o uso, faça alguns dobras na própria embalagem e use algum tipo de prendedor para evitar que ela abra. Providencie algum tipo de recipiente com tampa para guarda-la, como uma lata, por exemplo.

Modo de preparo

Não existe uma receita única para se fazer café, tudo depende do café que você tem em casa. Todas as marcar de café apresentam recomendações em suas embalagens, veja o exemplo a seguir:

Essa marca especifica recomenda 80 gramas de café, 5 colheres de sopa cheias, para cada 1 litro de água. A partir dessa recomendação você pode fazer alguns ajustes para que a receita fique de acordo com seu gosto. Se você sentiu que ficou muito forte, diminua uma colher, se sentiu que ficou fraco, adicione uma, e assim por diante.

  1. Coloque 1 litro de água no bule e aqueça em fogo alto;
  2. Enquanto isso, coloque o filtro no coador e posicione-o sobre a boca da garrafa térmica;
  3. Assim que você perceber a formação de pequenas bolhas nas laterias do bule, adicione o açúcar e dilua-o completamente utilizando uma colher. Desligue o fogo. Em hipótese alguma ferva a água;
  4. Rapidamente, despeje o pó de café no filtro do coador e em seguida adicione a água quente.
  5. Assim que boa parte da água cair na garrafa, retire o coador;
  6. Tampe e garrafa, e pronto! Você acabou de preparar um ótimo café, sirva-se.

A quantidade de açúcar depende do seu gosto. Usando nossa receita como referência, 5 colheres de sopa de café para 1 litro de água, experimente 3 colheres de sopa de açúcar para um café “normal”, ou 5 colheres para um café doce. Se você é um purista e gosta do café amargo, não adicione açúcar.

Fazer café na cafeteira

As cafeteiras são uma boa alternativa para quem quer fazer um café rápido e prático. O processo é idêntico ao descrito acima, mas acontece de forma automática, tudo que você precisa fazer é adicionar a água, o café e apertar um botão.

Seguindo a mesma recomendação da marca citada acima, utilize 5 colheres de sopa de cheias de café para 1 litro de água.

Use o próprio recipiente de vidro da cafeteira para medir o volume de água. Despeje a água no compartimento dedicado da cafeteira. Coloque um filtro de papel na cesta e adicione o pó de café. Feche a tampa e aperte o botão de ligar. Agora aguarde.

Não existe segredos na hora de operar uma máquina de café, na verdade é bem intuitivo.

 

E então, deu certo? Gostou de nossas dicas? Deixa sua opinião nos comentários e compartilhe esse artigo com os amigos, um bom café sempre é bem vindo!

 

Fonte: Vídeo do canal Folha de Pernambuco
Imagem da capa: Reprodução