Curiosidades

Como fazer café: 6 passos para o preparo ideal em casa

Saber como fazer café pode ser um conceito básico para muita gente, mas a verdade é que algumas dicas essenciais podem enriquecer o processo

Você gostaria de fazer uma xícara perfeita de café em casa? Não é preciso ser nenhum barista, profissional especializado em cafés, para conseguir fazer um bom café.

Na verdade, seguindo as dicas desse artigo, você vai poder se gabar por saber fazer o melhor café da sua casa. Seja no coador ou na cafeteira, veja como fazer café sem complicações, vamos lá?

6 passos para fazer o café perfeito

Escolha do café

Como fazer café no coador ou na cafeteira
Unsplash

A princípio, é fundamental que os grãos sejam de ótima qualidade, porque são completamente responsáveis pela qualidade final da bebida. A principal dica é apostar em fornecedores e distribuidores que trabalham com tipos especiais. Além disso, tente investir em grãos 100% arábica e praticamente sem imperfeição. Outras características que podem ajudar na escolha são fragrância, doçura, sabor, corpo, acidez e ponto da torra, por exemplo.

Moagem do café

Como fazer café no coador ou na cafeteira
Unsplash

Quando você compra o café ainda na forma de grãos, precisa fazer a moagem em casa. Isso ajuda a preservar algumas particularidades de sabores e aromas. A partir da escolha, então, é importante analisar a granulação correta de acordo com o tipo de grãoe com a intenção do preparo.

Conservação

Como fazer café no coador ou na cafeteira
Unsplash

Muito antes de começar o preparo do café, a forma de armazenamento dos grãos (ou do pó) já influencia na qualidade da bebida. A melhor forma é conservar o pó sempre na embalagem original, preferencialmente dentro de um pote muito bem fechado. No entanto, é importante tentar consumir o café o quanto antes, depois de aberto. Por outro lado, depois que já está pronto, o café deve ser consumido até um prazo máximo de uma hora.

Quantidade de água

Como fazer café no coador ou na cafeteira
Unsplash

A quantidade ideal começa com cerca de 35 gramas de pó (cerca de três colheres de sopa) a cada 500 mL de água. No entanto, se quiser um bebida com sabor mais intenso, pode adicionar ainda mais pó. Por outro lado, se quiser sabores mais suaves, basta adicionar mais água, até chegar no resultado esperado.

Temperatura da água

Como fazer café no coador ou na cafeteira
Unsplash

A água deve estar na temperatura entre 92 e 96 ºC para um preparo ideal de cafés. Dessa maneira, a melhor forma de fazer o preparo é deixar a água atingir o ponto de ebulição, em 100 ºC, e parar o aquecimento. Logo após desligar o foto, utilize a água para escaldar o filtro e o porta filtro, dando tempo para a água resfriar. Se tiver um termômetro em casa, a precisão pode ser ainda maior.

A temperatura certa ajuda no controle do sabor. Isso porque, se fria demais, não é capaz de extrair todas as características da bebida. Já quando está muito quente, pode deixar o sabor muito amargo.

Açúcar e ou adoçante

Como fazer café no coador ou na cafeteira
Unsplash

Geralmente, a recomendação é não adoçar o açúcar, especialmente quanto estamos falando de degustar suas características completas. Mesmo assim, quem não consegue tirar o açúcar do dia-a-dia, pode tentar dar ao menos um gole antes de adoçar, para poder ter uma percepção mais real da necessidade do açúcar na bebida. Se mesmo assim ainda decidir adoçar, faça-o diretamente na xícara, e nunca na água de preparo do café.

Como fazer no coador de pano ou papel

Ingredientes

  • 1 coador de café
  • 1 filtro, pano ou papel
  • 1 bule, ou garrafa térmica
  • 1 garrafa térmica
  • 1 colher de sopa
  • Pó de café
  • Açúcar (se você gosta do café amargo desconsidere esse item)

Modo de preparo

Não existe uma receita única para se fazer café, tudo depende do café que você tem em casa. Além disso, todas as marcar de café apresentam recomendações em suas embalagens, ajudando quem é completamente iniciante.

Essa marca especifica recomenda 80 gramas de café, 5 colheres de sopa cheias, para cada 1 litro de água. A partir dessa recomendação você pode fazer alguns ajustes para que a receita fique de acordo com seu gosto. Se você sentiu que ficou muito forte, diminua uma colher, se sentiu que ficou fraco, adicione uma, e assim por diante.

  1. Coloque 1 litro de água no bule e aqueça em fogo alto;
  2. Enquanto isso, coloque o filtro no coador e posicione-o sobre a boca da garrafa térmica;
  3. Assim que você perceber a formação de pequenas bolhas nas laterais do bule, adicione o açúcar e dilua-o completamente utilizando uma colher. Desligue o fogo. Em hipótese alguma ferva a água;
  4. Rapidamente, despeje o pó de café no filtro do coador e em seguida adicione a água quente.
  5. Assim que boa parte da água cair na garrafa, retire o coador;
  6. Tampe e garrafa, e pronto! Você acabou de preparar um ótimo café, sirva-se.

Como fazer na cafeteira

As cafeteiras são uma boa alternativa para quem quer fazer um café rápido e prático. O processo é idêntico ao descrito acima, mas acontece de forma automática, tudo que você precisa fazer é adicionar a água, o café e apertar um botão.

Seguindo a mesma recomendação da marca citada acima, utilize 5 colheres de sopa de cheias de café para 1 litro de água.

Use o próprio recipiente de vidro da cafeteira para medir o volume de água, já que ele costuma conter marcações úteis. Depois é só despejar a água no compartimento dedicado da cafeteira, mas sem esquecer de colocar filtro de papel na cesta antes de adicionar o pó de café.

Depois disso, então, é só fechar a tampa, apertar o botão de ligar e aguardar a conclusão.

Não existe segredos na hora de operar uma máquina de café, na verdade, é bem intuitivo.

Fonte: Vídeo do canal Folha de Pernambuco

Imagens: Unsplash

Próxima página »

Escolhidas para você