Como fazer seu próprio spinner, o brinquedo do momento

Ele já tomou conta dos Estados Unidos e chegou ao Brasil com tudo. Esse brinquedinho, conhecido como finget spinner, promete ser a febre desse ano e já pode ser encontrado de diversos modelos diferentes.

Como você já deve ter visto por aí, ao contrário das modinhas que chamam atenção do público nos últimos tempos, o spinner não é eletrônico e sua única função é girar a uma velocidade impressionante.

O mais interessante de tudo é que essa funcionalidade tem sido apontada como uma ótima maneira de combater a ansiedade e outros transtornos, como o de atenção. Dá para acreditar nisso?

Mas, verdade seja dita, mesmo quem não tem nenhum problema anda tentado a comprar um desses brinquedinhos. O problema é que nem todos contam com preço acessível, o que tem deixada muita gente frustrada por aí.

A boa notícia, no entanto, é que a matéria de hoje vem para resolver esse problema de vez. Como você vai ver, é possível fazer seu próprio spinner em casa, gastando quase nada e, em um dos casos, usando até mesmo tampinhas de garrafas. Quer ver?

Descubra como fazer seu próprio spinner:

1. Spinner com tampinhas de garrafa pet

Ao invés de jogar fora as tampinhas do refrigerante, guarde 5 para fazer seu spinner caseiro. Comece fazendo um furo no centro de duas tampinhas com a ajuda de um parafuso. Depois, cole as duas, uma de costas para a outra, usando cola quente. Depois é só colar as demais rampinhas ao redor dessas duas, que vão ficar como o eixo central de seu spinner.

Para finalizar, coloque um palito de dente no furo das duas tampinhas do centro e coloque um pouco de silicone nas bordas, para impedir que as tampinhas escorreguem para cima e para baixo.

Você também pode quebrar as pontinhas do palito e colocar em cada extremidade um pouco de silicone ou cola quente. Isso vai evitar que você fure os dedos quando o colocar para girar o spinner.

2. Spinner de rolamentos – modelo I

Para essa versão, você vai precisar de três rolamentos, sendo que um deles precisa ser menor que os demais. Comece removendo a proteção que os envolve e, então, coloque todos eles na horizontal, como na imagem.

Agora, com braçadeiras, encaixe um rolamento no outro, de maneira a formar um triângulo. Os rolamentos precisam ficar bem presos, por isso, aperte bem as braçadeiras em volta deles. Para finalizar, pegue mais duas braçadeiras, de forma a demarcar a divisão entre os rolamentos. Antes de sair usando, apenas corte as arestas.

3. Spinner de rolamentos – modelo II

Para esse modelo mais elaborado (e mais trabalhoso também), você vai precisar de 7 rolamentos. Tire a proteção deles e seque a graxa da superfície com um guardanapo. Então, você precisa montar um diagrama com eles, posicionando um rolamento ao centro e os seis outros em volta dele.

Junto os rolamentos com um pouco de super cola, para que tudo fique fixo e remova três deles (antes passar cola, óbvio) para se tornarem reservas, caso alguma das peças caia ou estrague de alguma forma. Você também pode usá-los para fazer um outro spinner se quiser.

Para finalizar, você pode colocar um pouco de super cola nas bordas dos rolamentos para acrescentar brilho extra no brinquedo. Quando secar, ele estará pronto para o uso.

E então, que tal tentar fazer o seu em casa? Se conseguir, não deixe de nos contar como foi o resultado ou, quem sabe, nos mostrar as fotos, que tal?

Agora, se você gostou da ideia de colocar a mão na massa e fazer coisas em casa, não deixe de conferir ainda essa outra matéria: Como fazer cola de papel em casa, usando arroz branco.

Fonte: Para Curiosos