Como fazer cola de papel em casa, usando arroz branco

Quantas vezes você já precisou de colar alguma coisa e não tinha cola em casa? Embora aquela cola de papel, do tipo que a gente usa na escola, seja baratinha e fácil de se encontrar, é comum que a gente não tenha uma à mão nos momentos mais precisos, não é verdade?

Depois dessa matéria, entretanto, você nunca mais vai ficar no aperto quando precisar colar algum papel. Como você vai ver, é possível fazer cola de papel em casa, de forma rápida, usando nada mais que arroz branco e água. Interessante, não?

Pouca gente sabe, mas esse tipo de cola de papel é muito usada pelos japoneses e serve para colar papeis, como já dissemos; e para confeccionar kanzashi, uma espécie de adorno de cabelo típico do país. Conforme os japas, a cola é bem resistente e, quando seca, fica transparente e bem discreta, o que é ideal para fazer colagens de papel.

Claro que a cola de arroz pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos orientais, mas se a intenção é improvisar em casa, a boa notícia é que o processo de preparo dessa cola de papel é bem simples. Abaixo você confere a receita e o passo a passo.

Aprenda a fazer cola de papel em casa:

Ingredientes:

1 xícara de arroz, preferencialmente arroz basmati ou próprio para sushi

3 ou 4 xícaras de água

Como preparar

A primeira coisa a se fazer é misturar os ingredientes e levar ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 45 minutos.

A consistência correta da cola de papel feita de arroz é quando ficar bem empapada, na consistência de um mingau. Se ainda conseguir ver os grãos de arroz inteiros depois desse tempo, coloque mais água e deixe cozinhar até ficar bem mole.

Deixe esfriar completamente e coe a gororoba em uma peneira de metal, de forma a remover os pedaços grandes da mistura. Se preferir pular essa passo, pode bater tudo no liquidificador, pingando água aos poucos para ajudar a bater, mas sem perder a consistência.

Depois disso, sua cola de papel feita em casa estará pronta. Ela deve ser conservada na geladeira, em um fraco de vidro. Para usar, bata aplicá-la com um pincel.

Interessante, não? Aproveitando que estamos falando sobre cola, não deixe de ler ainda: 11 truques com cola quente que você vai amar conhecer.

Fonte: WikiHow