Biscoito Oreo – Como é feito e curiosidades sobre os famosos biscoitos

Crocantes, docinhos e viciantes, mas tem coisas na receita que você nem imagina! Saiba como é feito o biscoito Oreo, o mais vendido do mundo.

Ele não é só gostoso e viciante, o biscoito Oreo, com sua massinha de chocolate e recheio branco; é também considerado o biscoito mais vendido do mundo. Fabricado pela empresa Mondelez, a marca do biscoito Oreo vale mais de 2 bilhões de dólares atualmente. Loucura, não?

E, embora ele tenha ficado fora do mercado brasileiro por um tempo, em 2013 voltou com toda força para deixar os brazucas apaixonados. Ou vai dizer que você não tem uma quedinha especial pela cor do pecado desses biscoitos recheados?

Mas, apesar do sabor ser irrepreensível e da aparência ser apetitosa, você já parou para pensar na forma como o biscoito Oreo é feito? Sabe como é o processo de produção dessa guloseima, desde a massa até o empacotamento, até chegar ao seu armário?

Se a resposta é não, não se preocupe. A gente está aqui para mostrar tudo isso para você. Aliás, da mesma forma que fizemos com os deliciosos M&Ms, vamos mostrar, passo-a-passo, como o biscoito Oreo é feito.

Quer ver? Então não perca os detalhes que listamos abaixo e se prepare para ficar com MUITA água na boca. Você vai ver, portanto, que depois dessa matéria você vai sair louco atrás de um biscoito Oreo bem recheado!

Veja, abaixo, como é a produção do biscoito Oreo:

1. Ingredientes secretos

1

Muita farinha de trigo. É isso, basicamente, o que tem na massa do biscoito Oreo, como você pode ver nos fardos da foto. Além disso, cacau, açúcar, fermentos e outros ingredientes básicos, como gordura, óleo vegetal, sal, bicarbonato de sódio e de potássio, emulsificantes e aromatizantes também estão na massa. Mas, segundo a Mondelez, existem ainda outros ingredientes secretos que garantem todo o sabor do biscoito Oreo.

2. A massa do biscoito Oreo

2

Tudo é devidamente medido antes de ser misturado e formar a massa do biscoito Oreo. Porque se qualquer um dos ingredientes for a mais ou a menos na massa, a qualidade do biscoito, bem como o sabor, podem ficar comprometidos. Então, tudo precisa ficar misturadinho, com essa aparência meio “terrosa”, se é que essa palavra existe.

3. Na esteira

3

Mas, depois desse processo, a massa do biscoito Oreo ainda não está pronta. Ela vai, em seguida, para uma esteira, onde é distribuída de forma uniforme.

4. Modelagem e cozimento

4

Como o biscoito Oreo vem em tamanhos uniformes e com a aparência praticamente idêntica? O segredo está na modelagem dos biscoitos, feita em uma prensa que, praticamente, imprime os biscoitos. Tudo é cortado e moldado ao mesmo tempo, fazendo centenas de biscoitos iguaizinhos. Daí, vai para forno, para assar.

5. Crocância

6

Sabe o que deixa o biscoito Oreo crocante daquele jeito que você conhece bem? A etapa do resfriamento. Aliás, ela vem logo depois que os biscoitos saem do forno e são resfriados.

6. Recheio do biscoito Oreo

7

Lembra dos tais ingredientes secretos? É aqui que eles aparecem. Isso porque a Mondelez não informa quais os ingredientes que compõem o recheio dos biscoitos. Mas, no fim, você e eu sabemos que dá muito certo a receita deles… seja ela qual for.

7. Montando o biscoito Oreo

8

E, para evitar a tentação, o recheio é colocado de forma automática nos biscoitos. As máquinas, portanto, colocam uma quantidade específica em cada bolachinha. Então, os lados são unidos, como um sanduíche. Mas esse também é um segredo da empresa que fabrica o Oreo e, por isso, o processo não pode ser mostrado com detalhes.

8. Embalagens

9

Na fase final da fabricação, o biscoito é embalado. Esse processo, aliás, é mecânico e não pode ser fotografado ou filmado. Depois disso, ele segue fresquinho, crocante e docinho para o supermercado, para esperar você. Romântico, né?

10

Bora comer um Oreo?

E, se quiser descobrir outro segredo das grandes indústrias de alimentos, confira também: O que tem nas batatas fritas do McDonald’s, afinal?

Fonte: Exame

Outras postagens