Como os chocolates M&M’s são feitos?

Talvez seja diferente com vocês, caros leitores, mas essa repórter que vos escreve faz parte de uma camada da sociedade muito particular, deliberadamente compulsiva pelos coloridinhos, doces e irresistíveis chocolates M&M’s. Não dá para entender como a indústria consegue fazer tanta delícia em pequenas pastilhas, cujo gosto maravilho se renova a cada embalagem pesada (e grande) de M&M’s que consumimos (ou melhor, que eu consumo) ao longo da vida.

Ao contrário de tudo que você já comprou enganado todos esses anos, pensando se tratar de outra coisa (clique para ver); os M&M’s são puros, verdadeiros, honestos, sensíveis (estão solteiros), enfim, são tudo de bom. É por isso, por essa paixão pessoal, que peço licença hoje para mostrar a vocês como essa maravilha é feita, desde suas misturas básicas até a fase em que os M&M’s estão prontos para ser devorados de uma bocada só. Ok, parei!

Bom, embora estejam no mercado brasileiro desde 1994, muito antes dos M&M’s chegarem até as prateleiras dos supermercados existe um processo cuidadoso de controle de qualidade, seguido por todos na fábrica. Conforme divulgado pelo site UOL, duas vezes por dia, grupos de 8 a 10 funcionários de diversas áreas da Mars, marca responsável pelas pastilhas de chocolates, são escalados para fazer a prova da iguaria e dizer se tudo correu bem com com aquela leva de M&M’s.

17

Aliás, para quem sentiu uma pontinha de interesse aí: sim, essa parte árdua do teste de qualidade, ou seja, a degustação; faz parte do trabalho de todos os funcionários da empresa. Eles até recebem treinamento para isso, sabia? Se você ficou interessado, a fábrica fica em Guararema, a 79 quilômetro de São Paulo.

Fazendo M&M’s

Mas, falando sobre o processo de produção em si, a primeira coisa feita na fabricação dos M&M’s é o próprio chocolate. Ao invés de comprar o produto pronto, a Mar é a responsável pela mistura de sucesso das lentilhas, que começa por ingredientes básicos, como a manteira de cacau em grandes blocos.

2

Outra ingrediente básico do chocolate, que garante o gostinho particular dos M&M’s é o licor, também derivado do cacau; e que chega à fábrica em cristais. Mas, antes de ir para a receita, esse ingrediente, originalmente amargo, e derretido em grandes quantidades.

3 4

Além do açúcar, a receita de M&M’s recebe uma espécie de ingrediente secreto: o leite em pó, que faz toda diferença no sabor. Depois disso, tudo é misturado por até 4 horas, tempo que leva para o chocolate ficar pronto.

5

Assim, depois que o chocolate fica frio, ele é triturado, derretido novamente e só então é que vai para uma esteira cheia de pequenas forminhas. Agora sim os M&M’s começam a tomar cara de M&M’s.

6

No final desse processo, as lentilhas de M&M’s já estão prontas para receber a castinha colorida. Da mesma forma é com a versão de amendoim revestido de chocolate. (Qual você gosta mais?)

8 7

Agora chegou a vez das casquinhas crocantes dos M&M’s. Elas, aliás, são feitas de xarope de glicose, amido, açúcar e corante de 6 cores diferentes: amarelo, laranja, verde, azul, vermelho e marrom.

9

Para serem cobertas com essas misturas, as pastilhas de M&M’s ficam girando em maquinas bem parecidas com as misturadores de cimento, sabe? Esse processo demora, em édia, 9 horas, até porque as pastilhas também são polidas nessa etapa para ficarem brilhantes.

11

Cada cor, claro, é produzida separadamente e só depois são misturadas. Em seguida, as pastilhas são encaminhadas para a última etapa da fabricação, que  consiste em gravar o “m” da marca. Mas esse é um processo sigiloso e ninguém sabe como funciona.

15 12

Aí, então, uma quantidade sem fim de M&M’s fresquinhos é embalada, encaixotada e pode ir direto para as prateleiras e, então, para a minha casa (ou, para a casa de quem mais gostar). Aliás, só para acrescentar, são produzidas nessa fábrica mais de 500 milhões de lentilhas por mês!

14

Confira o vídeo da UOL que mostra, passo-a-passo, a fabricação dos M&M’s:

Não é uma coisa dos sonhos? Pelo menos isso tudo aí faz parte dos meus sonhos particulares, assim como um ganhar, ou comprar mesmo, um saco enorme de disquinhos de chocolate como este aí, da foto abaixo:

16

Ok, chega de papo, quem topa ir ali procurar uns M&M’s?

Agora, se quiser conhecer outras coisas maravilhosas que foram inventadas durante a guerra (sim, que esses disquinhos de chocolate surgiram assim), melhor conferir essa outra matéria: 10 invenções de guerra que você usa até hoje.

Fonte: UOL