Curiosidades

Como são feitos os espelhos?

Usamos os espelhos todos os dias a, quase, todo momento. Em casa, no elevador, no carro, até no trabalho. Mas você já se perguntou como eles são feitos?

Por Júlia Marreto

-

Os espelhos fazem parte da nossa vida de uma maneira tão natural que, poucas pessoas se perguntam como é que aquela imagem é, realmente, refletida, por que isso acontece e pior, será que ela é exatamente aquilo que estamos vendo?

Ao contrário da madrasta da Branca de Neve, se você parar em frente ao espelho e perguntar “espelho, espelho meu, será que existe alguém mais belo do que eu?”, ele não vai responder. Bom, isso nem a gente vai te responder.

Mas, curiosos como só nós mesmos, fomos atrás de descobrir como é que os espelhos são feitos. Pelo menos, esse já é um bom começo para entender sua funcionalidade, não?

Por acaso, você sabe ou já se perguntou como é feito o chocolate?

Como são feitos os espelhos?

Para produzir um espelho, os fabricantes utilizam três camadas.

1 – Metal

Como são feitos os espelhos?

Essa camada é a principal, uma superfície de metal superpolida, que reflete a luz e fica no meio do espelho.

2 – Base

Como são feitos os espelhos?

Atrás da camada de metal vem uma camada que, podemos, chamar “base”. Isso porque ela impede que a luz absorvida dissipe pelo metal. É uma camada escura, geralmente pintada de tinta preta.

3 – Vidro

Como são feitos os espelhos?

É a camada que nós enxergamos. O vidro dá solidez ao espelho e protege a película metálica contra riscos que distorçam a luz refletida.

para se ter uma ideia, um espelho bom reflete 90% dos raios de luz que o atingem. Isso faz com que o processo de produção do espelho seja delicado.

O primeiro passo da produção é a limpeza e o polimento do vidro. Depois uma camada de prata é aplicada – esse é o metal mais utilizado atualmente – somado a um produto químico que o faz aderir totalmente ao vidro.

Então, a camada base – a tinta preta – é pulverizada atrás da camada de prata.

A prata é sensível ao ambiente, então os fabricantes preferem usar tintas impermeáveis, devemos levar em consideração que esse metal estraga muito facilmente em contato com a umidade.

Quando as três camadas estão prontas, o espelho passa por uma estufa para secar a tinta.

Aí é quando ele está pronto e é enviado às lojas para que possamos comprá-los e, além de decorarmos nossa casa ficarmos admirando nossas belezas inigualáveis.

E o cheiro de carro novo, você sabe como é feito?

Fonte: Super

Próxima página »

Escolhidas para você