Curiosidades

Como surgiu a internet? Sabia quando, como e porque ela foi criada

Sabia que, no início, a internet era Arpanet? Saiba como surgiu a internet, quando e por qual motivo ela foi criada.

Pare por um segundo e tente imaginar como seria a sua vida sem a internet. Não importa que idade você tenha, se já nasceu no meio desse avanço tecnológico ou antes disso, dificilmente vai conseguir enxergar a sua vida sem a companhia do Google.

Nós estamos conectados o tempo todo. No trabalho, somo dependentes da internet e, em casa, até os momentos de descanso dependem da conectividade. Ao sairmos, andamos com o celular o tempo todo e, claro, com os dados móveis ligados.

Além disso, a internet conseguiu deixar o mundo ainda mais globalizado, diminuindo as distâncias de onde quer que seja. Podemos conversar com alguém no Japão instantaneamente, através de uma mensagem nas redes sociais.

Diante isso tudo, é muito complicado pensar a nossa vida sem essa tecnologia. Mas para que hoje tudo isso seja possível, em algum momento começou. Como surgiu a internet? O Segredos do Mundo responde.

Como surgiu a Arpanet?

Arpanet: descubra a forma como surgiu a internet!

A data mais exata para a criação da internet é em 1969, nos Estados unidos. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou o primeiro e-mail para o computador de um amigo, e assim, se fez a primeira conexão. A verdade é que ela não tinha esse nome inicialmente, e levava a alcunha de Arpanet.

Continua após a publicidade

O contexto da criação da internet, como todos devem imaginar, foi a Guerra Fria. A Arpanet foi criada pelo Departamento de Defesa norte-americano e garantia a comunicação entre os militares e os cientistas, mesmo se fosse me caso de ataque e bombardeio inimigo.

Em 1982, a Arpanet passou a ser integrada na acadêmia, sendo inicialmente apenas nos EUA e posteriormente fluindo para a Holanda, Dinamarca e Suécia. Neste instante, adotou-se o nome de internet.

A expansão da internet

Arpanet: descubra a forma como surgiu a internet!

Em 1987, foi lebrado o uso comercial da internet. Em 1992, surgiram diversas empresas provedoras de acesso à internet naquele país. No mesmo ano, o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inventou a World Wide Web, que começou a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da internet.

Desde sua criação, levaram quase duas décadas para que a internet saísse do meio científico e acadêmico para ser usada por qualquer pessoa da sociedade. Mas assim que saio desse meio, sua difusão foi incrível.

Hoje, mas da metade da população mundial usa a internet, sendo 4 bilhões de pessoas conectadas. No Brasil, 116 milhões de pessoas estão conectadas a internet atualmente.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: A internet caiu? Descubra como resolver o problema

Fonte: Folha

Imagem: PYMNST More The Shipping Fato Curioso

Próxima página »

Escolhidas para você