Curiosidades

Como surgiu o meme Fábio Assunção [e as máscaras com o rosto do ator]?

Todo mundo quer ativar o "modo Fábio Assunção" na sexta, mas você sabe de onde vem o meme Fábio Assunção? A gente conta e conta porque você não deveria fazer disso uma piada.

De galã da Globo à meme da internet. O ator Fábio Assunção tem sido algo de uma série de piadinhas na internet que deram origem ao famoso meme Fábio Assunção, muito ligado ao final de semana, festas e bebedeiras.

Mas, será que as pessoas sabem de onde surgiu o meme Fábio Assunção? Será que elas têm noção da complexidade por trás das piadas e ironias.

Para quem não sabe, o ator global luta diariamente com o vício em bebidas alcoólicas e drogas. Por causa disso, vira e mexe ele se envolve em situações constrangedoras, normalmente muito bêbado ou alterado, que têm ganhado cada vez mais espaço na mídia de fofoca.

Rascunho automático

O meme Fábio Assunção ficou tão famoso que uma banda baiana, chamada La Fúria; e o cantor Gabriel Bartz, lançaram, em 2018, uma música com o nome do ator no final. A letra, como você pode conferir nesse outro post aqui (clique para relembrar) fala sobre o que a internet batizou de “ativar o modo Fábio Assunção” e só voltar para casa de camburão depois de uma noite “intensa”.

Origem do meme Fábio Assunção

Mas, o meme Fábio Assunção não é de agora. Apesar das máscaras de Carnaval com o rosto do ator serem uma promessa de sucesso esse ano, o meme Fábio Assunção teve origem em 2017.

Na época, o ator se envolveu em confusão na cidade de Arcoverde, em Pernambuco. A confusão que foi toda filmada por câmera amadora, acabou com Fábio Assunção caindo de bêbado e preso.

Rascunho automático

Mas, foi ao longo de 2018 que o meme Fábio Assunção e o ditado “”modo Fábio Assunção” se fortaleceram. O ator se envolveu em diversos escândalos e brigas, várias delas em bar ou por estar bêbado, e a internet não perdoou.

O que Fábio acha disso?

Apesar de ter se manifestado poucas vezes sobre o meme Fábio Assunção, o ator já declarou que considera as piadas ofensivas. Em entrevista ao apresentador Pedro Bial, no Conversa com o Bial, da Globo, Fábio desabafou sobre o assunto e disse que chegou a pensar em processar os autores dos memes.

“Sempre achei os memes ofensivos. Conversei com meu filho (João, de 15 anos), falei que estava pensando em processar um deles e ele disse: ‘pai, não faz isso não, é zoeira’. Vi que estava pegando pilha, levando a sério. Daqui a pouco alguém toma um porre na sexta e eu vou perder o título”, comentou.

Rascunho automático

Sobre o caso de Pernambuco, em que ele acabou preso e que deu origem à tudo isso, Fábio Assunção garantiu que não tinha relação com as drogas. Segundo ele, ainda em entrevista à Pedro Bial, tudo se tratou de uma reação à agressão. “Aquilo ali eu já estava comemorando. Fui fazer um xixi lá fora. Alguém chegou, teve uma discussão e aí teve uma briga. Foi ruim. Levei três chutes na cara e rolei um barranco. As pessoas observavam a cena e filmavam, isso foi ruim.”

Artistas pedem respeito

Apesar do ator estar sempre em uma nova confusão, seus colegas de profissão saíram em sua defesa na internet essa semana.

Grandes nomes da TV, como Carolina Dickman e Marcelo Cerrado compartilharam em suas redes sociais uma foto de Fábio com uma legenda que lembra que dependência química e alcoólica são doenças e que brincadeiras têm limite.

Visualizar esta foto no Instagram.

Chega de rirmos da dor alheia e de fazermos piadas disso ! Todo meu amor e torcida ao meu amigo querido ! ❤️?????????

Uma publicação compartilhada por Marcelo Serrado (@marceloserrado1) em

E você, o que pensa sobre esse assunto? Sabia de onde tinha surgido o meme Fábio Assunção? Não deixe de comentar!

Agora, falando em

Fontes: Diários de Pernambuco, Correio Brasiliense, Leo Dias, Metropolitana 98,5 FM,

Imagens: Extra, Michel Telles, O Estado

Próxima página »

Escolhidas para você