Como trocar a resistência do chuveiro elétrico

Você estava tomando aquele banho gostoso e de repente o chuveiro queimou? Fique calmo(a), saiba que trocar a resistência do chuveiro é algo bem simples e barato. Muitas pessoas acabam trocando de chuveiro sem necessidade, quase sempre é possível recupera-lo fazendo um simples reparo.

Na maioria dos estados brasileiros, o chuveiro elétrico é o equipamento utilizado para se tomar um banho quente em casa. Existem várias marcas que fabricam esse tipo de aparelho, mas o uso de uma resistência elétrica é algo comum em todas elas. Dependendo do modelo e da fabricante, o formato da resistência pode mudar. Porém, o seguinte modelo é o mais utilizado aqui no Brasil:

Mesmo que o modelo da sua resistência seja diferente deste, a forma de fazer sua troca é praticamente a mesma.

Aprenda a trocar a resistência do chuveiro elétrico

Itens necessários

  • Chave de fenda
  • Alicate de ponta
  • Resistência nova
  • Escova de dente velha
  • Veda rosca

Atenção: Antes de realizar os procedimentos a seguir é extremamente importante que você desligue o disjuntor, o exclusivo para o chuveiro, se houver, ou o geral, da casa inteira. Se você não desligar a corrente elétrica o risco de choque é altíssimo.

Passo-a-passo

  1. Abra chuveiro girando a parte de baixo no sentindo anti-horário, da direita para esquerda;
  2. Posicione o fio terra na vertical e puxe o tampão para ter acesso ao compartimento onde a resistência está instalada;
  3. Com o alicate de ponta, puxe os três conectores e remova a resistência queimada;
  4. Com a escova, remova todos os resíduos de terra e lodo que estiverem nos conectores;
  5. Instale a nova resistência de acordo com a imagem abaixo:

Após colocar cada conector em seu devido lugar, use o alicate de ponta para empurra-los até o final dos pinos. Dê um aperto para garantir a fixação.

Pronto, sua resistência do chuveiro foi trocada com sucesso. Agora você deve recolocar o tampão, voltar o fio terra para a posição horizontal e enroscar a tampa da parte inferior até dar o aperto. Passe um pouco de veda rosca na conexão do chuveiro e enrosque-a a parede novamente. Ligue-o a tomada e ligue o chuveiro.

Cuidados

Antes de recolocar o tampão, verifique se todas as aspirais da resistência estão separadas, caso haja alguma que esteja em contato com outro, use uma faca para separa-las.

Antes de ligar o disjuntor, ligue o chuveiro DESLIGADO para que o compartimento da resistência seja preenchido com água, 30 segundos com o registro aberto devem ser o suficiente.

 

 

Fonte: Vídeo do canal uduluiz
Imagens: Reprodução