Como usar o botão de pânico escondido no seu Android

Se você costuma baixar aplicativos, jogos e usar outros recursos de download em seu celular, especialmente os gratuitos, sabe que nem sempre esses links são confiáveis.

Muitos malwares costumam estar escondidos até mesmo em aplicativos distribuídos pelo Google Play, que são capazes de burlar as proteções da empresa para práticas maliciosas, como o sequestro de dados pessoais.

Um bom exemplo disso, aliás, foi o vírus WannaCry, que gerou tumulto entre os usuários de Windows, durante o mês de maio, em todo o mundo. Lembra disso? O tal malware se manifesta tomando conta da tela do aparelho e se sobrepondo a todas as demais funções do celular.

Botão de pânico

A boa notícia, para você que é usuário do Android, é que a apesar das constantes quebras de seguranças, o sistema conta com um botão de pânico secreto que pode proteger seu celular e seus dados de vírus sequestradores.

O tal botão, conforme o site Olhar Digital, foi descoberto pelos usuários do fórum XDA Developers e, por objetivo, retornar o controle do celular para o usuário, permitindo que ele tome as devidas providências para remover o aplicativo malicioso.

Como usar?

Agora, se você está se perguntando como o botão de pânico funciona, é bem simples: os desenvolvedores do recurso aproveitaram a ação intuitiva dos usuários de pressionar o botão de voltar várias vezes, quando um vírus ou qualquer outro problema toma conta do celular.

Logo, quando o recurso está ativado, a própria ação de pressionar várias vezes a tecla de retorno do Android ativa o modo de pânico.

A boa notícia é que o tal botãozinho para emergências está incluso na versão 7.1 do Android, distribuída pelo Google. Embora ela não esteja ativa para todo mundo, pelo menos por enquanto, o recurso foi identificado no código-fonte do sistema operacional e precisa estar ligado para funcionar.

Em testes

Por estar escondido dentro do Android e não tenha acesso facilitado, especialistas acreditam que o recurso ainda esteja em fase de testes pelo Google.

A expectativa é de que o botão de pânico seja oficializado nas próximas atualizações, possivelmente com a chegada da versão “O” do Android, que aparentemente ainda não conta com uma nomenclatura oficial.

E aí, gostou da novidade? Agora, aproveitando a conversa sobre recursos úteis do Android, você pode gostar de descobrir também como encontrar o celular batendo palmas.

Fonte: Olhar Digital