Como usar o celular sem colocar em risco sua coluna

O grande número de tecnologias que temos acesso hoje em dia não tem deixado somente nossa vida mais fácil, mas também tem mudado muito dos hábitos que tínhamos e, nem sempre, é para melhor. Um boa prova disso é a forma de usar o celular.

Como você mesmo já deve ter percebido, caro leitor, é normal que as pessoas dobrem o pescoço quando olham para a tela do celular, seja para enviar uma mensagem, checar as redes sociais e assim por diante. Isso não deixa somente a postura deselegante, mas também pode colocar em risco a coluna e trazer uma série de problemas de saúde futuros.

Sim, a gente sabe que parece exagero, mas a verdade é que quanto mais você inclina o pescoço para enxergar a tela do celular, mais pressão você acaba fazendo sobre sua coluna. A consequência disso? O peso que ela precisa suportar aumenta à medida que você arqueia o pescoço.

Como usar o celular sem colocar em risco sua coluna?

E nem é preciso um ângulo muito acentuado para que a coluna vertebral, enquanto você usa seu celular, comece a sentir os efeitos. Ao inclinar o pescoço levemente, em 30º graus, por exemplo; você já altera sua postura e faz com que a coluna tenha que suportar 18 kg, pelo menos 12 kg a mais do que ela suportaria caso você estivesse com o pescoço esticado.

Tenso, não? Na matéria de hoje vamos mostrar a quantidade de desvantagens e consequências negativas que uma má postura ao usar o celular pode trazer ao longo do tempo. Mas, antes de assustar você (com a realidade, é claro), fique sabendo que o correto é manter a postura ereta e trazer a tela do celular até a linha dos olhos, ao invés de descer o pescoço até ela. Entendeu?

Coluna em risco

Veja o que acontece com sua coluna quando você usa o celular sem se preocupar com sua postura:

A posição que você vê, embora não pareça fazer muito mal, já começa a fazer pressão sobre a coluna vertebral. Os médicos chamam essa curvatura do pescoço de corcunda ou “pescoço que escreve”.

Quando o pescoço se dobra 30º, a coluna já sofre muita pressão. Além disso, ficam prejudicados o funcionamento normal dos pulmões e de outros órgãos diretamente interligados.

Com o pescoço dobrado em 60º ou mais, você já está debruçado sobre o celular. Isso, obviamente, causa dores mais severas e prejudica de forma incomparável a coluna, fazendo com que cada dia mais jovens procurem especialistas com complicações na espinha dorsal.

Mas, conforme estudos recentes, os problemas físicos não são as únicas consequências negativas da má postura ao usar o celular. Isso porque uma postura como esta, em que o pescoço enverga pelo menos 60º, pode também afetar o estado emocional das pessoas.

Especialistas explicam que pacientes que sofrem de depressão clínica adoram uma postura bem parecida com esta, com o pescoço esticado para frente, ombros inclinados para baixo e braços juntos ao corpo. E, como uma coisa pode levar a outra, o simples fato de você estar sobre o aparelho celular, como na foto, tende a deixar você uma pessoa mais triste.

Por outros lado, quando as pessoas adotam uma postura correta, a disposição e a eficiência no trabalho tendem a aumentar, assim como a resistência ao estresse. Interessante, não?

Como reduzir riscos de problemas na coluna

E, se você quer se ver livre de vez de problemas na coluna por causa do uso do celular, a melhor coisa a se fazer é aprender como se manter na postura correta. Isso vai ajudar a reduzir ou até eliminar as dores no pescoço e na coluna, bem como diminuir os riscos do surgimento de problemas mais sérios nessa região tão importante de nosso corpo.

1. Olhe o celular sem dobrar o pescoço. Para isso, levante a tela do aparelho até o nível dos olhos;

2. Alongue, ocasionalmente, o pescoço, movendo a cabeça, sem pressa, de um lado para o outro, esticando os músculos. A intenção é fazer com que a musculatura atue em outras direções, não apenas para baixo;

3. Massageie, sempre que possível, os ombros, os músculos laterais do pescoço e a área entre as omoplatas, nas costas. Isso relaxa a musculatura e faz com que a pessoa adote uma postura melhor;

4. Apoie as costas em uma porta, parede ou no encosto de uma cadeira para longar os braços. Isso deve ser ser feito erguendo os braços para cima e para os lados, arqueando o peito na mesma direção. Este alongamento ajuda a relaxar os músculos que permaneceram em posição contraída enquanto você usava o celular;

5. Se usar o celular por mais de 10 minutos, ao terminar, junte as omoplatas e grude o queixo no pescoço. Isso também é um alongamento e deve ser repetido várias vezes, adotando a posição descrita por 10 segundos.

6. Evite à tentação de ficar em uma postura incorreta, especialmente durante o uso do celular. Isso evita dores e muitos problemas de saúde futuros.

E aí, aprendeu como fazer? Como você fazia para olhar a tela do celular?

Agora, falando em má postura e dores na coluna, não deixe de conferir ainda: Como aliviar a dor nas costas em 5 minutos, sem remédios.

Fonte: Incrível, Change Health