Apesar de ser lindo, a verdade é que nosso país está longe de ser um dos mais pacíficos do mundo. Uma prova disso é um estudo, nada animador, que revelou as cidades mais violentas do Brasil em 2016, com o você vai ter a oportunidade de conferir neste post.
O estudo, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), aponta que o número de homicídios por arma de fogo passou de 6.104, na década de 1980; para 42.291, em 2014. Dá para imaginar isso?
E, como se a notícia não fosse ruim o suficiente, a pesquisa aponta ainda que o piores números de homicídios estão concentrados na região Nordeste. Isso porque os dados relacionados às mortes violentas cresceram não somente em 2016, mas aumentaram também todos os anos durante a década de 2004 a 2014. Neste período, a taxa média de mortes foi de 32,8, também com armas de fogo, por 100 mil habitantes.
Agora, se você pensa que as cidades mais violentas do Brasil são as maiores, como São Paulo, fique sabendo que a metrópole nem foi mencionada no estudo. Conforme os dados levantados, os municípios onde existem mais mortes por armas de fogo são bem pequenos, com população não muito superior a 40 mil habitantes. Tenso, não?
Conheça as 10 cidades mais violentas do Brasil em 2016:
10. Lauro de Freitas (BA)
A 15 quilômetros de Salvador, a cidade conta com 85,9 homicídios por arma de fogo por habitante.
9. Pojuca (BA)
A cidade, que faz parte do interior baiano, está em nono lugar com 87,3 homicídios por arma de fogo por habitante.
8. Simões Filho (BA)
A 21 quilômetro de Salvador, a cidade conta com 91,4 homicídios por arma de fogo por habitante.
7. Ananindeua (PA)
Localizada na região Norte, a cidade registrou 91,6 homicídios por arma de fogo por habitante.
6. Pilar (AL)
Não é à toa que Pilar está no sexto lugar no ranking. Ao todo, são 92,5 homicídios por arma de fogo por habitante.
5. Eusébio (CE)
A 24 quilômetros de Fortaleza, a cidade conta com 93,4 homicídios por arma de fogo por habitante.
4. Conde (PB)
Com 94,4 homicídios por arma de fogo por habitante, a cidade que fica a 37 quilômetros da capital João Pessoa, e não é à toa que está em quarto lugar entre as cidades mais violentas do Brasil.
3. Satuba (AL)
Em terceiro lugar, o município de Satuba conta com 95,5 homicídios por arma fogo por habitante.
2. Murici (AL)
A 44 quilômetros de Maceió, a capital do Estado, a segunda cidade mais violenta do Brasil conta com nada menos que 100,7 homicídios por arma de foto por habitante.
1. Mata de São João (BA)
E, o que esperar da cidade mais violenta do Brasil? O total de 102,9 homicídios por arma de fogo por habitante. O município fica a 60 quilômetros de Salvador e tem uma população de, aproximadamente, 44 mil habitantes.
E, falando em violência, você vai ficar chocado com essa outra matéria: 20 coisas que mais causaram mortes no Brasil nos últimos anos.
Fonte: Veja