A cor da sua língua pode revelar sérios problemas de saúde

Quase ninguém presta atenção, mas nossa língua pode dizer muito sobre como anda nossa saúde, especialmente quando às partes do corpo que a gente não vê. A coloração desse músculo em específico, bem como seu tamanho, espessura também podem revelar bastante sobre nosso estado físico.

Na lista abaixo, como você vai ver, a cor da língua está entre os principais sinais de alerta para problemas em nossos órgãos internos. Até mesmo a famosa saburra, que é aquela capa grossa e esbranquiçada que muita gente tem na língua quer dizer alguma coisa (e não só que a tal pessoa tem mau hálito, como você já viu aqui).

Como observar o aspecto de sua língua

Agora, se você ficou curioso para descobrir se sua própria língua está mostrando se algo vai mal, fique sabendo que não basta colocá-la para fora, em frente ao espelho. Tenha em mente que bebidas e comidas, assim como remédios e cigarro podem alterar a coloração da língua.

Portanto, para uma análise mais precisa, verifique a cor da língua uma hora depois de comer ou beber qualquer coisa. Aliás, o melhor horário para observar isso é pela manhã, antes de escovar os dentes, sob a luz natural.

O que a cor da língua revela:

. Rosa claro: língua saudável

. Vermelha: Infecções e processos inflamatórios

. Vermelho intenso: Doenças cardíacas ou no sangue

. Amarela: Problemas no estômago ou no fígado

. Violeta: Doenças pulmonares

. Azul: Doenças nos rins

. Pálida: Anemia ou deficiência de vitaminas

. Branca: Desidratação, infecção por fungos ou gripe

. Cinza: Doenças no sistema digestivo

O que a cor da placa na língua revela:

OBS: uma fina camada branca sobre a língua é algo normal, especialmente se você consegue removê-la ao escovar os dentes. No entanto, placas grossas indicam problema de saúde e a espessura está diretamente ligada ao nível da complicação.

. Placa branca grossa: Intoxicação ou infecções

 

. Placa cor de café: Problemas pulmonares

. Placa amarela: Alteração no funcionamento dos órgãos do sistema digestivo

. Placa cinza: Gastrite ou úlceras gástricas

E então, de que cor está sua? Mas, lembre-se, antes de acha que está morrendo, fique sabendo que só um dentista pode diagnosticar se você está mesmo doente. Sua língua pode estar com uma coloração estranha sem que você esteja realmente com problemas de saúde, devido a uma irritação ou infecção temporária. Então, vá a um especialista.

Agora, sobre esse assunto, ela não é o único termômetro da sua saúde no corpo, sabia? Na matéria a seguir você vai entender o porquê: 8 fatos desconhecidos que os olhos revelam sobre a saúde.

Fonte: Incrível