Ciência & Tecnologia

O que a cor da sua língua revela sobre sua saúde?

A cor da nossa língua não indica apenas como está nossa saúde bucal, ela também pode ser indicativo de condições graves. Confira quais são!

A cor da língua é um indicativo muito importante que ultrapassa o que diz respeito à saúde bucal. Esse aspecto pode sinalizar outras condições do organismo, por exemplo, se o indivíduo apresenta a língua com uma coloração azulada ou arroxeada pode sugerir doenças que alteram o fluxo de oxigenação do sangue.

Além dessas questões mais graves, a coloração da língua também mostra como está a situação da higiene bucal. É muito importante manter não só os dentes, como também a língua devidamente limpos para garantir uma melhor saúde. Qualquer tipo de alteração no aspecto de sua língua deve ser investigado por um dentista ou mesmo por um clínico geral, a depender de cada caso.

Na lista abaixo, você vai ver que a cor da língua está entre os principais sinais de alerta para problemas em nossos órgãos internos. Até mesmo a famosa saburra, que é aquela capa grossa e esbranquiçada que muita gente tem na língua quer dizer alguma coisa.

O que a cor da língua revela?

Língua cor-de-rosa

Essa é a cor que indica que sua língua está saudável, sobretudo, se essa coloração estiver em toda a superfície da língua sem nenhuma mancha, pontos ou cores diferentes.

Continua após a publicidade

Cor da língua

Vermelha

Quando a sua língua apresenta uma cor vermelha ou mesmo pontos vermelhos, isso é indicativo de processos infecciosos ou inflamatórios, por exemplo, síndromes febris, escarlatina e doença de Kawasaki.

Continua após a publicidade

Além disso, essas características na língua também podem sugerir deficiência nutricionais, sobretudo, de anemias ou carência de vitaminas B6 ou B12.

Cor da língua

Continua após a publicidade

Vermelho intenso

As línguas que apresentam uma cor vermelha mais intensa podem estar indicando doenças cardíacas ou no sangue. Por isso, é recomendado procurar ajuda profissional.

Cor da língua

Língua de cor amarela

Se juntamente à língua amarela você estiver com a pele e o olho com essa coloração, muito provavelmente, você está com um quadro de icterícia, que pode indicar doenças no fígado ou nas vias biliares.

Continua após a publicidade

Violeta

Quando a língua adquire uma cor violeta ou azulada, ela está indicando algumas condições que alteram o fluxo de oxigenação do sangue, por exemplo, doenças cardíacas congênitas, doenças pulmonares ou hematológicas.

Além disso, quadros de intoxicação por cianeto, por inseticidas ou mesmo longa exposição a fumaça de incêndios também podem deixar a língua com essa cor.

Cor da língua

Língua de cor pálida

A palidez na língua indica normalmente anemia por falta de ferro, alimentação inadequada e/ou consequência de cirurgia bariátrica.

Continua após a publicidade

Além disso, a língua pálida também pode aparecer em pacientes de doenças, como lúpus, anemia falciforme, insuficiência renal e câncer. Mulheres que têm miomas uterinos também podem apresentar a língua com essa coloração, sobretudo, quando eles acarretam sangramentos intensos.

Por fim, a ausência de oxigenação local também pode provocar essa palidez na língua.

Língua de cor branca

A língua quando fica com uma aparência esbranquiçada pode indicar uma higiene inadequada, como a falta de escovação, no entanto, também pode indicar quadros infecciosos e cancerígenos.

Continua após a publicidade

Em casos de saburra lingual, isso sugere doenças fúngicas, como a candidíase oral e pode provocar mau hálito.

Manchas amarronzadas

Essas manchas podem ser provocadas por tabagismo ou consumo excessivo de bebidas que possuem cafeína, por exemplo, chás, café e refrigerantes, associado à higiene inadequada. No entanto, também é indicativo de algumas condições mais graves, como a leucoplasia pilosa, polipose intestinal familiar ou doença de Addison.

Continua após a publicidade

Como identificar uma língua saudável?

Basicamente, a língua saudável vai apresentar a cor rosada e as papilas, que têm o formado de pequenos nódulos. Caso haja alguma mudança notável do aspecto da sua língua é indispensável buscar um dentista ou um clínico geral para avaliar sua condição.

Além disso, é de suma importância, para manter sua língua saudável, fazer a escovação adequada sempre que estiver escovando os dentes. Assim, você pode deixar sua boca inteira bem mais saudável.

Leia mais:

Fontes: Incrível, Colgate, Viva Bem.

Continua após a publicidade

Bibliografia:

AMORIM, Joaquina Araújo de et al. Análise da relação entre a ocorrência da halitose e a presença de saburra lingual. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia (Online), v. 59, n. 1, p. 7-13, 2011. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-86372011000100001>

FOUGERONT, H. Gil N.. Tongue dysfunction screening: assessment protocol for prescribers. J Dentofacial Anom Orthod. Vol.408. 18.ed; 2015.

NATIONAL HEALTH PORTAL. TONGUE DIAGNOSIS. 2015. Disponível em: <https://www.nhp.gov.in/UploadFiles/microsite/635846561062513669_1.pdf>.

RAMOS, Ruth Tramontani et al. Leucoplasia Oral: conceitos e repercussões clínicas. Revista Brasileira de Odontologia, v. 74, n. 1, p. 51, 2017. Disponível em: <http://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/895>.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você