MENU
O que a cor da sua língua revela sobre sua saúde?
A cor da nossa língua não indica apenas como está nossa saúde bucal, ela também pode ser indicativo de condições graves. Confira quais são!
A cor da língua é um indicativo muito importante que ultrapassa o que diz respeito à saúde bucal. Esse aspecto pode sinalizar outras condições do organismo, por exemplo, se o indivíduo apresenta a língua com uma coloração azulada ou arroxeada pode sugerir doenças que alteram o fluxo de oxigenação do sangue.
Além dessas questões mais graves, a coloração da língua também mostra como está a situação da higiene bucal. É muito importante manter não só os dentes, como também a língua devidamente limpos para garantir uma melhor saúde. Qualquer tipo de alteração no aspecto de sua língua deve ser investigado por um dentista ou mesmo por um clínico geral, a depender de cada caso.
Na lista abaixo, você vai ver que a cor da língua está entre os principais sinais de alerta para problemas em nossos órgãos internos. Até mesmo a famosa saburra, que é aquela capa grossa e esbranquiçada que muita gente tem na língua quer dizer alguma coisa.
O que a cor da língua revela?
Língua cor-de-rosa
Essa é a cor que indica que sua língua está saudável, sobretudo, se essa coloração estiver em toda a superfície da língua sem nenhuma mancha, pontos ou cores diferentes.
Vermelha
Quando a sua língua apresenta uma cor vermelha ou mesmo pontos vermelhos, isso é indicativo de processos infecciosos ou inflamatórios, por exemplo, síndromes febris, escarlatina e doença de Kawasaki.
Além disso, essas características na língua também podem sugerir deficiência nutricionais, sobretudo, de anemias ou carência de vitaminas B6 ou B12.
Vermelho intenso
As línguas que apresentam uma cor vermelha mais intensa podem estar indicando doenças cardíacas ou no sangue. Por isso, é recomendado procurar ajuda profissional.
Língua de cor amarela
Se juntamente à língua amarela você estiver com a pele e o olho com essa coloração, muito provavelmente, você está com um quadro de icterícia, que pode indicar doenças no fígado ou nas vias biliares.
Violeta
Quando a língua adquire uma cor violeta ou azulada, ela está indicando algumas condições que alteram o fluxo de oxigenação do sangue, por exemplo, doenças cardíacas congênitas, doenças pulmonares ou hematológicas.
Além disso, quadros de intoxicação por cianeto, por inseticidas ou mesmo longa exposição a fumaça de incêndios também podem deixar a língua com essa cor.
Língua de cor pálida
A palidez na língua indica normalmente anemia por falta de ferro, alimentação inadequada e/ou consequência de cirurgia bariátrica.
Além disso, a língua pálida também pode aparecer em pacientes de doenças, como lúpus, anemia falciforme, insuficiência renal e câncer. Mulheres que têm miomas uterinos também podem apresentar a língua com essa coloração, sobretudo, quando eles acarretam sangramentos intensos.
Por fim, a ausência de oxigenação local também pode provocar essa palidez na língua.
Língua de cor branca
A língua quando fica com uma aparência esbranquiçada pode indicar uma higiene inadequada, como a falta de escovação, no entanto, também pode indicar quadros infecciosos e cancerígenos.
Em casos de saburra lingual, isso sugere doenças fúngicas, como a candidíase oral e pode provocar mau hálito.
Manchas amarronzadas
Essas manchas podem ser provocadas por tabagismo ou consumo excessivo de bebidas que possuem cafeína, por exemplo, chás, café e refrigerantes, associado à higiene inadequada. No entanto, também é indicativo de algumas condições mais graves, como a leucoplasia pilosa, polipose intestinal familiar ou doença de Addison.
Como identificar uma língua saudável?
Basicamente, a língua saudável vai apresentar a cor rosada e as papilas, que têm o formado de pequenos nódulos. Caso haja alguma mudança notável do aspecto da sua língua é indispensável buscar um dentista ou um clínico geral para avaliar sua condição.
Além disso, é de suma importância, para manter sua língua saudável, fazer a escovação adequada sempre que estiver escovando os dentes. Assim, você pode deixar sua boca inteira bem mais saudável.
Leia mais:
- Língua Presa: o que é, sintomas, causas e tratamentos
- Quem criou e o que é o mapa de sabores na língua?
- Língua geográfica, o que é? Sintomas e como tratá-la
- Piercing na língua causa problemas? Como evitar complicações
- Umami: o que é, como sentir e quais alimentos possuem esse sabor?
- Respirar pela boca – Quais são os problemas que a prática pode causar?
Fontes: Incrível, Colgate, Viva Bem.
Bibliografia:
AMORIM, Joaquina Araújo de et al. Análise da relação entre a ocorrência da halitose e a presença de saburra lingual. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia (Online), v. 59, n. 1, p. 7-13, 2011. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-86372011000100001>
FOUGERONT, H. Gil N.. Tongue dysfunction screening: assessment protocol for prescribers. J Dentofacial Anom Orthod. Vol.408. 18.ed; 2015.
NATIONAL HEALTH PORTAL. TONGUE DIAGNOSIS. 2015. Disponível em: <https://www.nhp.gov.in/UploadFiles/microsite/635846561062513669_1.pdf>.
RAMOS, Ruth Tramontani et al. Leucoplasia Oral: conceitos e repercussões clínicas. Revista Brasileira de Odontologia, v. 74, n. 1, p. 51, 2017. Disponível em: <http://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/895>.