Curiosidades

Coringa, 5 referências de filmes e quadrinhos presentes no trailer do filme

Coringa, o maior vilão da DC Comics, irá ganhar um filme e o primeiro trailer foi lançado. Descubra as primeiras referências do longa.

Na última quarta-feira, 3, a Warner Bros. lançou o primeiro trailer de Coringa. O filme será estrelado por Joaquim Phoenix (Her) e dirigido por Todd Philipps (trilogia Se Beber Não Case).

O longa, que estréia dia 3 de outubro, contará a história de ninguém menos que Coringa. Mas, a história do arqui-inimigo de Batman vai ser contada de uma maneira diferente. O longa mostrará a transformação de um jovem comediante, com muitos problemas na vida, em um dos maiores vilões da cultura pop.

A obra faz parte de uma nova postura da DC Comics no cinema, que tenta focar mais em filmes individuais de sua galeria de personagens ao invés de montar um universo compartilhado de heróis coeso e grandioso. Ele vem posteriormente a filmes solo de sucesso, como Aquaman (2018) e Shazam! (2019)

Faltando alguns meses para o filme, o primeiro trailer já nos traz bastante informação sobre a trama. Já assistiu? Antes de continuarmos, dá uma conferida:

O teaser já deixa claro muitas das inspirações para o longa, que vão desde o clássico do cinema Táxi Driver até a reconhecida HQ do Alan Moore, A Piada Mortal. O Segredos do Mundo trouxe até você cinco referências que o longa trará, a partir do que vimos no trailer.

Continua após a publicidade

Confira 5 referências de filmes e quadrinhos presentes no trailer de Coringa

1 – O Rei da Comédia

5 referências de filmes e quadrinhos presentes no trailer de Coringa

Todd Philipps, que dirigi a obra, já revelou que uma das maiores inspirações é O Rei da Comédia (1982), filme de Martin Scorsese. A história é focada no personagem de Robert De Niro, o comediante fracassado Rupert Pupkin.

Basicamente, ele é um homem que decide sequestrar o apresentador de talk show mais popular dos EUA para se apresentar em seu programa. A mistura ente comédia e drama mostra um homem capaz de tudo para alcançar a fama.

Já nos mostrando essa inspiração, o trailer mostra o Coringa se preparando para entrar em um programa, apresentado por Robert De Niro. a palheta de cores dessas cenas é muito semelhante a de O Rei da Comédia.

2 – Táxi Driver

5 referências de filmes e quadrinhos presentes no trailer de Coringa

Táxi Driver (1976) é um dos maiores clássicos do cinema, assim como também um dos maiores (se não, o maior) longa do diretor Martin Scorsese. Sim, o diretor novamente é inspiração para o longa, assim como também é produtor do filme.

Continua após a publicidade

O longa ganhou reconhecimento dos cinéfilos ao mostrar um lado mais sombrio de Nova York, assim como Coringa deve mostrar um lado de Gotham que foi pouco explorado no cinema.

Em Táxi Driver o personagem principal vivido por Robert De Niro é um psicopata que tenta se encaixar na sociedade. Assim como sabemos, o  Coringa deve passar pelo mesmo drama.

3 – A Piada Mortal

5 referências de filmes e quadrinhos presentes no trailer de Coringa

A Piada Mortal (1988), HQ de Alan Moore, é a história mais aclamada do Coringa junto ao Batman. A trama, que acompanha um plano maligno do Coringa para enlouquecer o comissário Jim Gordon, nos mostra em pequenos flashbacks um pouco da origem do vilão.

Essa história nos mostra que antes de ser mal, ele era um comediante fracassado que só conseguia fazer sua esposa rir.

O filme, como uma história original, deve tomar algumas liberdades em relação a origem. Mas, muito de A Piada Mortal estará presente no longa. Prova disso é que dá para ver o personagem escrevendo possíveis piadas em um caderno e se apresentando em um palco.

Continua após a publicidade

4 – Charles Chaplin

5 referências de filmes e quadrinhos presentes no trailer de Coringa

Por essa ninguém esperava, porém, Charles Chaplin parece ser uma das referências para o longa. No trailer podemos ver um pôster de Tempos Modernos (1936) e, ao longo do clipe, toca a trilha sonora de Luzes da Ribalta.

Na cena em que Coringa se maquia, pode se notar uma referência ao clássico, que fala sobre um palhaço que, depois de anos de sucesso, cai no fundo do poço.

5 – O Operário

5 referências de filmes e quadrinhos presentes no trailer de Coringa

Para encerrar as principais referencias do longa, Coringa se inspira em um dos filmes que Christian Bale fez pouco antes de filmar Batman Begins (2005), O Operário (2005). O longa mostra um homem que sofre de insônia e isso prejudica seu peso e aos pouco começa a deixa-lo insano.

Coringa parece fazer uma referência a esse longa por conta do físico absurdamente magro do protagonista e a queda para insanidade do personagem principal.

Continua após a publicidade

E então, ansioso para o filme? Nós também. Agora, aproveitando o papo sobre personagens dos quadrinhos, esse outro post tem tudo a ver com o assunto: Arlequina, segredos sobre a história da vilão mais sexy dos HQs.

Fonte: Omelete

Imagem: DC Comics

Próxima página »

Escolhidas para você