Mundo Animal

Crianças criadas por animais – 11 casos históricos ao redor do mundo

Ainda que pareçam saídas da ficção, as histórias de crianças criadas por animais são reais e dão origem à verdadeiras crianças selvagens.

Atualizado em 13/10/2020

Personagens como Mogli e Tarzan estão entre nomes de destaque na literatura internacional, e até mesmo em outras mídias. No entanto, histórias parecidas de crianças criadas por animais também existem no mundo real, como verdadeiras crianças selvagens.

Durante a Idade Média, histórias fantásticas de crianças criadas por animais selvagens eram comuns entre os povos. Ainda hoje, séculos depois, ainda conhecemos casos de crianças selvagens descobertas em situações.

Assim como os personagens da ficção, essas crianças acabaram criadas por animais como um dos seus. Entretanto, os motivos por trás de cada uma das histórias podem variar.

12 crianças criadas por animais

Oxana Malaya

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
R7

Oxana nasceu em 1983, numa família com pais alcoólatras, na Ucrânia. Por causa disso, até cerca de 8 anos de idade ela não recebia atenção dos pais e acabou indo viver com cães, no quintal de casa. Foi assim então, que ela criou um vínculo extremamente forte com os animais. Ele era tão forte que quando Oxana foi encontrada por autoridades, em 1991, não pode ser resgatada, já que os cães expulsaram as pessoas.

Já que vivia com os cães, a menina também agia como eles. Ou seja, Oxana rosnava, latia e cheirava a comida antes de comer, como esperado de crianças criadas por animais. Além disso, ela também apresentava audição, olfato e visão mais aguçados do que o normal.

Desde 2010, ela mora em lar para deficientes mentais e ajuda a cuidar de vacas no local. Oxana, porém, diz ser mais feliz quando está com cães.

Sasha T.

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
Extra

Assistentes sociais russos encontraram o garoto Sasha T. em 2012, aos 2 anos de idade. Na época, Sasha vivia trancado num quarto fechado, sujo e frio, ao lado de cabras. Por causa disso, ele estava em desnutrição extrema, pesando cerca de dois terços do esperado para sua idade. A mãe do garoto não foi encontrada e ele foi levado para um abrigo.

A princípio, Sasha se recusava a dormir no berço e carregava muitos sinais comuns em crianças criadas por animais. Além disso, o garoto não sabia conversar ou brincar e tinha medo de adultos.

John Ssebunya

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
Tree Hugger

Aos 4 anos, John Ssebunya viu sua mãe ser assassinada pelo seu pai e fugiu para uma floresta. Em 1991, uma integrante de uma tribo local avistou o garoto em uma árvore e buscou ajuda para resgatá-lo. O menino, no entanto, resistiu e teve a proteção de sua nova família, formada de macacos. Eventualmente ele foi capturado, como o corpo repleto de feridas e intestino tomado por vermes.

Apesar de ser uma das crianças criadas por animais, Ssebunya conseguiu aprender a se comunicar, chegou a integrar o coral infantil Pearl of Africa e ganhou um documentário produzido pela BBC, em 1999.

Natasha de Zabaykalsky Kray

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
Daily Mail

Natasha de Zabaykalsky Kray vivia com sua família humana até que assistentes sociais resgataram-na, na Sibéria, em 2009. Apesar disso, aos 5 anos ela agia como cachorro e latia e rosnava para estranhos. De acordo com policiais que atuaram no resgate, seus familiares tratavam-na como um dos animais da casa, num ambiente parecido com um lixão.

Madina

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
Telegraph

Assim como Oxana, Madina também foi abandonada por uma família alcoólatra. Dessa maneira, até cerca de 3 anos de vida vivia com cães. As únicas palavras que Madina conseguia pronunciar eram sim e não, mas se comunicava com os cães com facilidade. Como ainda era jovem, estava com a saúde física e mental preservadas, com boas chances de reintegração social, sem sequelas graves e típicas de crianças selvagens.

Marina Chapman

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
ZME Science

Marina Chapman tinha apenas 4 anos de idade em 1954, quando foi sequestrada na Colômbia. No entanto, depois de receber o resgate, os sequestradores abandonaram a garota na floresta. Dessa maneira, ela encontrou refúgio num grupo de macacos-prego e aprendeu a viver com eles.

Durante um episódio em que passou mal após comer um fruto, Marina recebeu a ajuda de um macaco mais velho. Chamado de vovô, ele empurrou a criança até um riacho e pressionou sua cabeça até que ela bebesse muita água. Mais tarde, Marina contou que não sabia se o macaco queria salvá-la ou afogá-la, mas ela começou a vomitar o fruto e sobreviveu.

Marina viveu com os macacos por cinco anos como uma das crianças animais, até que foi encontrada e vendida para um bordel. No entanto, a menina conseguiu escapar e foi viver nas ruas. Sua história está registrada no livro “The Girl With No Name”, autobiográfico.

Vanya Yudin

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
Mundo Inverso

Vanya Yudin tinha 7 anos de idade quando assistentes sociais o encontraram vivendo como um pássaro, em 2008, na Rússia. A mãe da criança cuidava bem dele, mas não conversava e o tratava como um de seus animais. Sendo assim, Vanya se tornou mais uma das crianças criadas por animais, já que aprendeu a se comunicar com eles. Ao invés de conversar, por exemplo, Vanya piava quando queria dizer algo. Por outro lado, quando não conseguia atenção, abanava os braços como se fossem asas.

Rochom Pn’gieng

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
Tree Hugger

Rochom Pn’gieng, ou garota da selva, é o nome da menina do Camboja que se perdeu na floresta aos 8 anos. A garota pastoreava búfalos com sua irmã mais nova (também desaparecida) e acabou perdida por 19 anos. Rochom conseguiu se aproximar de sua vila, mas apenas porque procurava alimentos. Na ocasião, seu pai a reconheceu com a ajuda de uma cicatriz nas costas.

Apesar de estar de volta à família, Rochom não se adaptou ao novo estilo de vida, assim como outras crianças animais. A mulher sempre tentava tirar suas roupas e fugir de volta para a floresta. Eventualmente, após três anos do seu retorno, conseguiu fugir e nunca mais retornou.

8 gatos e um bebê

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
Cat Defender

Em 2008, na Argentina, a policial Alicia Lorena avistou um grupo de gatos agrupados e estranhou o comportamento dos animais. Ao investigar, ela percebeu que eles estavam sobre um menino. Os gatos lambiam o garoto, muito sujo, empilhavam comida para ele e o aqueciam nas noites frias. Apesar de viver numa situação semelhante a de outras crianças criadas por animais, o garoto era filho de um sem-teto, que confessou ter perdido o filho enquanto catava objetos.

Axel Rivas

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
Mundo Inverso

Aos 10 anos de idade, Axel Rivas viva em uma caverna ao lado de um grupo de cães. O garoto era sobrevivente de um abandono na infância e uma fuga de um orfanato. Sendo assim, seu caminho foi se tornar uma das crianças selvagens, ao lado dos cães. Eles o ajudavam a encontrar comida e uma das fêmeas chegou a amamentar o menino.

Kamala e Amala

Crianças criadas por animais - 11 casos históricos ao redor do mundo
NIT

Kamala e Amala tinham três e sete anos quando o reverendo dono de um orfanato as encontrou. Ainda hoje, esse é um dos casos mais bem documentados de crianças criadas por animais. Logo após encontrar as garotas, que não se sabe se eram irmãs, o reverendo tentou ensiná-las costumes humanos. Elas chegaram a fazer alguns progressos, mas acabaram morrendo. Por causa disso, o reverendo viveu se perguntando se teria feito o correto, ao retirá-las do grupo de lobos.

Fontes: Hypeness, Aventuras na História, Mega Curioso

Imagens: ZME Science, Cat Defender, R7, Tree Hugger, Extra, Daily Mail, Telegraph, Mundo Inverso, NIT,