Curiosidades

Crianças Lobo – Informações e curiosidades sobre o filme animado

Crianças Lobo, 2012, foi dirigido pelo aclamado diretor Mamoru Hosda e conta a história de Hana e seus filhos, Ame e Yuki

Por P.H Mota

Crianças Lobo é o terceiro filme original produzido pelo diretor japonês Mamoru Hosoda. Além das três histórias, também há outros dois filmes baseados em roteiros adaptados.

Lançado em 2012, o filme ganhou o Prêmio da Academia Japonesa (Japan Academy Prize) de melhor animação. Foi a terceira vez que o diretor conquistou o prêmio, reforçando mais uma vez o sucesso de sua carreira de produção de animes.

Crianças Lobo foi resultado de uma coprodução de dois estúdios, Madhouse e Chizu. Este último, inclusive, foi fundado pelo próprio Mamoru Hosoda para poder realizar seus filmes autorais.

Crianças Lobo

Crianças Lobo - informações e curiosidades sobre o filme animado
Teahub

A história de Crianças Lobo gira em torno de Hana, uma estudante universitária que se apaixona por um homem misterioso de sua turma. O homem, no entanto, é uma criatura mágica, um ôkami. Segundo a mitologia japonesa, a criatura é como um lobisomem.

Apesar disso, Hana decide continuar a relação com o homem, com quem tem dois filhos: Ame (do japonês chuva, pois nasceu num dia chuvoso) e Yuki (do japonês para neve). Por causa dos poderes do pai, as crianças também nascem com a habilidade de transformação em lobos.

No entanto, a morte do homem-lobo acaba devastando a vida e os sentimentos de Hana, fazendo com que ela precise criar a família sozinha. A partir daí, o estresse de precisar criar crianças lobo com habilidades selvagens, ao mesmo tempo que mantém a identidade secreta da família, gera um contexto bem singular.

Continua após a publicidade

Hana e a jornada do herói

Crianças Lobo - informações e curiosidades sobre o filme animado
A-Film-ation

Crianças Lobo utiliza o protagonismo de Hana para mesclar problemas reais dentro de uma narrativa fantástica. Dessa maneira, consegue trazer metáforas sobre a maternidade e a criação dos filhos selvagens, com paralelos com essa criação no mundo real.

Dessa maneira, é o contraste entre suas forças e fragilidades que promove identificação com a personagem. Uma vez que ela se mantém dedicada a criar suas crianças lobo, em meio a vários desafios, garante sua força narrativa.

Isso tudo ganha ainda mais destaque porque Hana é a única da família sem poderes animais. Ou seja, mesmo sem poderes selvagens, ela precisa se colocar diante de situações que precisam de um esforço instintivo e praticamente animal.

Numa das principais cenas do filme, por exemplo, a personagem busca uma de suas crianças lobo perdidas na floresta e se vê diante de um confronto com uma ursa que também está exercendo a maternidade por meio da proteção de suas crias.

Ame e Yuki: as crianças lobo

Crianças Lobo - informações e curiosidades sobre o filme animado
IMDb

Naturalmente, as crianças que dão nome ao filme também recebem muito destaque. Pelo lado delas, a jornada de crescimento a partir da infância é que marca a história.

De um lado, temos Yuki, uma menina com muita energia que se sente confortável com o ambiente natural em que cresce. No entanto, durante a adolescência começa a mergulhar cada vez mais por dilemas da natureza humana, criando outro tipo de conflito de fácil identificação pelo público.

Continua após a publicidade

Por outro lado, Ame é um garoto muito mais tímido e reservado. Diferente da irmã, seu primeiro contato com a natureza é de intimidação e medo de seu lado lobo. Entretanto, sua jornada passa pela exploração do seu seu animal interior, especialmente com a ajuda de uma mestre raposa que encontra nas montanhas.

Curiosidades

Crianças Lobo - informações e curiosidades sobre o filme animado
Discover Diary
  • Mamoru Hosoda diz que a inspiração para fazer Crianças Lobo veio de um conhecido que respondeu que criar um filho era como “ter um monstro ou um animal selvagem em casa”;
  • Além de terem nomes que significam chuva e neve, Ame e Yuki têm suas principais cenas de revelação exatamente durante esses climas;
  • O nome da mãe das crianças, Hana, significa flor, em japonês;
  • O Estúdio Chizu, responsável pela produção do filme, foi criado especialmente para o desenvolvimento de Crianças Lobo;
  • Apesar do filme não dizer onde Hana e os filhos mora, a região da animação lembra as casas de Kamiichi, na região de Toyama, Japão.

Fontes: IMDB, Delirium Nerd, E Agora Cast, Medium, Animystic

Imagens: IMDb, A-Film-ation, Discover Diary, Teahub

Próxima página »

Escolhidas para você