Curiosidades

60 curiosidades incríveis sobre a China que você precisa saber

A China é um país enorme com uma história fascinante, além de ser repleta de beleza, e tradição. Confira curiosidades incríveis sobre este lugar!

A China é o terceiro maior país do mundo por território e tem a maior população. Em suma, é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, com uma cultura única e sofisticada.

Desenvolveu-se em velocidade recorde para se tornar a segunda maior economia do mundo e possui inúmeras atrações para os turistas explorarem. Abaixo você pode ler sobre as principais curiosidades que você deve saber sobre este país fascinante.

60 curiosidades incríveis sobre a China que você precisa saber

Curiosidades gerais sobre a China

1. A China é comumente conhecida como a República Popular da China.

2. A origem da palavra “China” deriva da dinastia Qin. O primeiro imperador da dinastia Qin foi Qin Shi Huang (260-210 aC).

3. Ao longo do século, o nome da capital da China mudou. Tem sido conhecido como Dadu, Yanjing e Beiping. Aliás, Pequim significa “Capital do Norte”.

Continua após a publicidade

4. A China é a civilização mais antiga, com alguns historiadores marcando 6000 a.C. como o início da civilização chinesa. Além disso, tem a linguagem escrita mais usada do mundo.

5. A China tem a maior população do mundo, com mais de 1,4121 bilhão de pessoas em 2020.

6. A República Popular da China é o terceiro maior país em área com 9.706.961 quilômetros quadrados.

7. A China pertence ao continente da Ásia. Os países limítrofes são Afeganistão, Butão, Birmânia, Índia, bem como Cazaquistão, Coreia do Norte, Quirguistão, Laos, Mongólia, Nepal, Paquistão, Rússia, Tajiquistão e Vietnã.

8. A China também possui nome de Reino Florido, e muitas das flores e frutas do país, como a orquídea e a laranja, estão sendo cultivadas em todo o mundo.

9. Uma em cada cinco pessoas no mundo é chinesa. A população da China é quatro vezes maior que a dos EUA.

Continua após a publicidade

10. A montanha mais alta do mundo, com 29.028 pés de altura, recebeu o nome do primeiro agrimensor da Índia, Sir George Everest. O povo chinês chama o Monte Everest de Qomolangma , que significa “Deusa Mãe da Terra”.

Curiosidades sobre a história da China

60 curiosidades incríveis sobre a China que você precisa saber

11. Kong Qui (nascido em 551 a.C.), mais conhecido como Confúcio, produziu ensinamentos com foco na criação de modelos éticos de interação familiar e pública e no estabelecimento de padrões educacionais. Com efeito, o confucionismo tornou-se a filosofia imperial oficial da China.

12. A história da China pode ser classificada em termos de dinastias. A tradição chinesa afirma que a primeira dinastia foi a Xia (por volta de 2100 a.C.). A dinastia era considerada mítica até as escavações serem encontradas em 1959. No entanto, é possível que esses sítios sejam de outra cultura do mesmo período. A dinastia Shang sucessora é a mais antiga a ser confirmada por registros históricos.

13. Em 1271, Kublai Khan fundou a Dinastia Yuan. A dinastia Ming foi a próxima dinastia governante da China por 276 anos após o colapso da dinastia Yuan liderada pelos mongóis.

14. A dinastia Qing foi a última dinastia imperial da China, governando de 1644 a 1912. A República da China substituiu esta última dinastia em 1912 e governou o continente chinês até 1949.

Continua após a publicidade

15. A Guerra Civil Chinesa começou em 1927 e terminou quando grandes batalhas ativas cessaram em 1950. O governo perdeu e se mudou para Taiwan e manteve o controle apenas sobre algumas ilhas. O Partido Comunista da China foi deixado no controle da China continental. Em 1 de outubro de 1949, Mao Zedong proclamou a República Popular da China.

Curiosidades sobre a economia e geografia da China

16. A China tem o segundo maior orçamento de defesa do mundo e é um estado de armas nucleares reconhecido. Ele também tem o maior exército do mundo.

17. Desde as reformas econômicas em 1978, a China se tornou a segunda maior economia do mundo em PIB nominal total. A China também é o maior exportador mundial e o segundo maior importador de mercadorias.

18. A China tem aproximadamente o mesmo tamanho que os Estados Unidos.

19. Apesar do país ser tão grande, ele usa apenas um fuso horário.

Continua após a publicidade

20. A China está dividida em 34 unidades: 24 províncias, 4 municípios (Pequim, Tianjin, Xangai, Chongqing), 5 regiões autónomas (Guangxi, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia, Xinjiang) e 2 regiões administrativas especiais (Hong Kong, Macau) .

21. As regiões autônomas da China são áreas onde a população étnica minoritária é maior do que em outras áreas. As 5 regiões autônomas têm os seus próprios governos locais, como as províncias, mas também têm maior poder legislativo.

Curiosidades sobre a cultura da China

60 curiosidades incríveis sobre a China que você precisa saber

22. A luta de grilos é uma forma popular de entretenimento na China, e muitos chineses mantêm grilos como animais de estimação.

23. Muitos historiadores pensam que o futebol começou na China por volta de 1000 a.C.

24. O pingue-pongue não foi inventado na China, embora seja um dos jogos mais populares da China. Começou na Grã-Bretanha, onde é chamado de tênis de mesa.

Continua após a publicidade

25. Colecionar selos é o hobby número um na China.

26. A China tem um parque temático anão conhecido como Kingdom of the Little People.

27. Na China antiga, as cócegas eram uma forma de tortura realizada na nobreza porque a recuperação era rápida e não havia marcas.

28. Pandas gigantes datam de alguns milhões de anos. Eles foram considerados como símbolos de poder e bravura.

29. Em vez de preto, o branco é a cor chinesa para luto e funerais.

30. O costume de amarrar os pés, também chamados de lírios dourados, que eram vistos como algo muito sexual, começou entre as performers femininas e membros da corte chinesa durante a dinastia Song.

Continua após a publicidade

Fatos sobre o Ano Novo Chinês

31. A celebração do Ano Novo Chinês dura 15 dias.

32. Cada ano na China é representado por um animal – o rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, ovelha, macaco, galo, cachorro e porco. Isso é conhecido como o Zodíaco Chinês, e os animais giram com base em um ciclo de 12 anos.

33. Como esses 12 animais se tornaram os signos do Zodíaco? O boi, cavalo, cabra, galo, porco e cachorro são os principais animais domésticos criados pelo povo chinês. O rato, tigre, coelho, dragão, cobra e macaco são todos amados pelo povo chinês.

34. Os animais são organizados em sua ordem recorrente com base no princípio chinês de Yin e Yang.

35. Acredita-se que as pessoas nascidas em um determinado ano animal tenham atributos desse animal, e isso é frequentemente usado para determinar a compatibilidade romântica.

Continua após a publicidade

36. O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante na China e dura aproximadamente 15 dias; desde a lua nova que ocorre entre o final de janeiro e o final de fevereiro até a chegada da próxima lua cheia.

37. Para os chineses, o vermelho simboliza a felicidade e é usado em festivais chineses e muitas outras celebrações, como aniversários e casamentos.

38. Na China antiga, o lótus era considerado um símbolo de pureza. A peônia, ou rei das flores, simbolizava a primavera; acreditava-se que o narciso trazia boa sorte; e o crisântemo simboliza vida longa.

39. O morcego é um símbolo tradicional de boa sorte e é frequentemente retratado em designs de tecidos, porcelanas e outras obras de arte.

40. A carpa é um símbolo de perseverança e lembra um dragão, o maior símbolo de poder na China.

Curiosidades sobre as invenções e descobertas chinesas

60 curiosidades incríveis sobre a China que você precisa saber

Continua após a publicidade

41. Os chineses inventaram o papel higiênico, aliás, antigamente apenas os imperadores podiam usá-lo.

42. Os chineses inventaram as pipas há cerca de 3.000 anos. Eles foram usados ​​para assustar os inimigos na batalha. Pensava-se que trariam má sorte se fossem propositadamente soltos.

43. Em 130 d.C., Zhang Heng inventou o primeiro instrumento para monitorar terremotos, capaz de detectar e indicar a direção do terremoto.

44. A China inventou o sorvete. Isso ocorreu quando os chineses embalaram uma mistura de leite e arroz na neve.

45. Um funcionário público, Su Song, construiu o primeiro relógio mecânico entre 1088 e 1092 d.C.

46. A bicicleta chegou na China através de dois viajantes americanos, Allen e Sachtleben, e agora é o principal meio de transporte para milhões de chineses. Além disso, a China é o principal produtor de bicicletas.

Continua após a publicidade

47. Os chineses foram os primeiros a inventar a roda d’água para aproveitar a água.

48. A China foi o primeiro país do mundo a usar um arado de ferro.

49. Os chineses foram os primeiros a descobrir que o sangue circula por todo o corpo e que o coração bombeia o sangue.

50. Os chineses usavam o sistema decimal cerca de dois mil anos antes do primeiro uso conhecido na matemática européia. Além disso, os chineses foram os primeiros a usar um lugar para zero.

Últimas curiosidades sobre a China

51. À medida que a população chinesa crescia, as pessoas tinham que preservar o combustível para cozinhar cortando os alimentos em pedaços pequenos para que cozinhassem mais rápido. Isso eliminou a necessidade de facas; então, os pauzinhos foram inventados.

Continua após a publicidade

52. Os chineses inventaram e usaram pela primeira vez a besta.

53. Os chineses foram os primeiros no mundo a usar armas químicas e de gás, dois mil anos antes da Europa.

54. O chá foi descoberto pelo imperador chinês Shennong quando uma folha de chá caiu em sua água fervente.

55. As artes marciais na China surgiram a partir de antigos métodos de agricultura e caça.

56. Biscoitos da sorte não fazem parte da cultura chinesa. Eles foram inventados em 1920 nos EUA.

57. A comida chinesa tem a maior variedade de sabores. De acordo com a medicina tradicional chinesa, os sabores doce, azedo, salgado, amargo e picante devem ser equilibrados.

Continua após a publicidade

58. Ao contrário de outras cozinhas do mundo, a sopa faz parte do último prato na China. Pensa-se que ajuda com uma melhor digestão.

59. Se você viajar para comer, vá para a província chinesa de Fujian. Em suma, a cozinha Fujian ou cozinha Min é uma das cozinhas chinesas nativas e é altamente famosa por seus pratos.

60. Por fim, se você precisar parar de comer, não coloque o pauzinho na tigela verticalmente. Isso se assemelha ao tributo funerário tradicional chinês, que envolve colocar um pauzinho dentro de uma tigela de arroz verticalmente.

Então, achou interessante saber estas curiosidades fascinantes sobre a China? Pois, confira a seguir: Grande Muralha da China – História e curiosidades sobre a construção

Próxima página »

Escolhidas para você