Em primeiro lugar, as curiosidades sobre Júlio César dizem respeito ao patrício, líder militar e político romano. Nesse sentido, ele desempenhou um papel fundamental na transformação da República Romana no Império Romano. Além disso, considera-se um dos maiores comandantes militares da história por parte dos pesquisadores.
A princípio, o ex-ditador romano nasceu em uma família patrícia de pequena influência. Porém, Júlio César passou a ganhar espaço na vida pública por meio de uma aliança política. Posteriormente, utilizou de diversas táticas populistas para manter-se no poder, apesar da resistência das classes aristocráticas conservadores.
Sendo assim, César conquistou uma reputação notável no cenário militar e enriqueceu através das Guerras Gálicas. Mais ainda, neste período também atuou na expansão dos domínios romanos. Curiosamente, tornou-se ainda o primeiro general romano a lançar uma incursão militar na Britânia.
No geral, as suas conquistas lhe deram um enorme poder militar e respeito na sociedade. Contudo, sua ascensão ameaçou a posição de companheiros e aliados que acabaram tornando-se inimigos e rivais do general. Apesar disso, Júlio César é uma figura histórica famosa, mas poucos conhecem sobre sua vida para além dos livros de história. Por fim, confira algumas curiosidades a seguir:
Curiosidades sobre Júlio César
1) Filho com Cleópatra
A princípío, o último soberano da dinastia Ptolomaica no Egito chamou-se Ptolomeu XV Philopator Philometor César. Contudo, conhecia-o como Cesarião. Em resumo, foi filho de Cleópatra VII, com quem co-governou durante anos.
Ademais, seu pai era César, porém ambos nunca se conheceram pessoalmente. Basicamente, Cesarião nasceu em 47 antes de Cristo e sua mãe insistiu por anos que ele era filho biológico do general romano. Acima de tudo, tratava-se de uma estratégia política, porque Otaviano, seu sobrinho, havia sido adotado como herdeiro.
2) O caso do sequestro
Em resumo, quando tinha por volta de 20 anos, Júlio César viajou para a ilha do Egeu de Rodes a fim de estudar com o matemático e astrônomo grego Apolônio. Contudo, sofreu um sequestro por parte de piratas na costa sudoeste da Ásia Menor no caminho. Apesar disso, conseguiu-se negociar um valor para sua libertação, mas o general vingou-se de todos por meio do assassinato da tripulação.
3) O nascimento de Júlio César
Curiosamente, existem alguns mitos referente ao nascimento de Júlio César. Mais ainda, acredita-se que a cesariana surgiu a partir do seu parto, mas na época em que viveu essa técnica era extremamente rara. Sobretudo, os riscos da aplicação evitavam a execução, de modo que o general romano tenha nascido por meio de um parto normal, mais comum na época.
4) Júlio César e o ano bissexto
A princípio, antes de Júlio César, o sistema de calendário romano baseava-se quase inteiramente no ciclo lunar. Porém, havia uma discordância com o ciclo solar, porque era mais longo e acabava adicionando dias extras ao calendário.
5) Vida amorosa
Primeiramente, Júlio César casou-se muito cedo com sua primeira esposa Cornélia. Contudo, a relação da família de sua esposa com a República Romana era complicada. Sendo assim, o romano teve que se tornar um fugitivo ao recusar o divórcio. Logo em seguida, sua esposa morre e ele casa-se pela segunda vez com Pompéia.
6) Vida pessoal
Antes de mais nada, Caiu Julius Caesar ou Caio Júlio César é o nome original de Júlio César. Ademais, nasceu em Roma no ano 100 e morreu na mesma cidade, am 44 antes de Cristo. Nesse sentido, o clã Júlia ao qual pertencia era descendente direto da deusa Vênus, ou Afrodite na mitologia grega.
7) Até tu, Brutus?
A princípio, acredita-se que a frase “Até tu, Brutus?” foi dita por César no momento em que ele percebeu que seu filho adotivo, Marcus Brutus, estava no grupo de conspiradores que queriam assassiná-lo. Contudo, a frase ficou famosa somente após William Shakespeare inserí-la na peça sobre o imperador romano. Desse modo, alguns historiadores supõem que a frase original foi algo como “Você também, moleque?”. Ademais, a linguagem original utilizada foi o grego, e não o latim.
8) Expedições militares de Júlio César
Curiosamente, o imperador romano concedeu cidadania romana a quase todos os povos conquistados porque acreditava que essa ação uniria o Império. Além disso, escreveu o livro A Guerra das Gálias, com relatos de suas campanhas contra as tribos gaulesas. Ademais, essa obra ainda contém os costumes das tribos conquistadas.
9) Sacerdócio
Basicamente, antes de iniciar a carreira militar, Júlio César dedicava-se ao culto do déus Júpiter. Desse modo, quase tornou-se um sacertode nos templos romanos. Porém, na época, estima-se que os homens dedicados à vida religiosa não poderiam tocar nos cavalos, que eram símbolos divinos. Sendo assim, ele desistiu dessa jornada porque queria juntar-se às forças militares.
10) Problemas de saúde
No geral, Júlio César entrou para a história como um grande conquistador. Porém, relatos de sua vida constam com diversos problemas de saúde em suas empreitadas. Contudo, a falta de registro oficial dificulta a identificação precisa de quais seriam esses problemas. Apesar disso, estima-se que ele lidou com enxaquecas, epilepsia, teníase e até malária.
11) Calendário juliano
Entretanto, o general romano implementou o calendário juliano, sincronizado com o ciclo do Sol após uma consulta com astrônomos. Ademais, estima-se que o mês de julho recebe este nome por conta dele. Em contrapartida, o mês de agosto refere-se ao seu sobrinho Otávio Augusto.
12) Expedições de Júlio César à Britania
Mais ainda, estima-se que ele tenha feito o mesmo nas invasões e expedições à Britania. Sendo assim, ainda que não tenham tido sucesso, os seus documentos e relatos serviram para as aquisições romanas de sucesso em 43 depois de Cristo, quando Júlio César estava morto.
13) A última esposa de Júlio Cesar
Em resumo, sua segunda esposa tinha um admirador que permanecia a cortejando mesmo depois do casamento, o que ameaçava a honra de Júlio César. Portanto, ele também divorciou-se ela e finalmente casou-se com Calpurnia, sua esposa até a morte. Apesar disso, a história mostra que o imperador romano manteve diversos casos extraconjugais.
14) Deificação
Basicamente, Júlio César foi o primeiro político a se tornar um deus. Sendo assim, também recebeu o título de “Divino Júlio” e “Deificado Júlio” por decreto do senado romano.
15) Cesarismo
Por fim, Júlio César é visto como o principal representante do Cesarismo, uma forma política de governo que utiliza de um líder carismático e forte. Além disso, há a inspiração das ações governamentais em sua personalidade. Desse modo, se atua a partir da força, de uma violenta ordem social e um regime de proeminência militar no governo. Mais ainda, como exemplo desse modelo político pode-se citar Napoleão Bonaparte.
E aí, aprendeu algumas curiosidades sobre Júlio César? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
Fontes: Fatos Desconhecidos | InfoEscola | Aventuras na História | Wiki | Saber
Imagens: Aventuras na História